Oliveira, M., Craveiro, C., & Silva, B. (2017). Formação de Professores: perceção de estudantes sobre a sua formação.Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación,Vol. Extr. 6, 164-168. doi.org.
Craveiro, C. (2016). Formação inicial de educadores de infância, realidade e identidade profissional em análise. RELAdEI, 5(4), 31-42. doi.org.
Silva, B. & Craveiro, C. (2014). O Portefólio como estratégia de avaliação das aprendizagens na educação de infância: considerações sobre a sua prática. Revista Zero-a-seis, 16 (29), 33-53. doi doi.org.
Articles in national journals
Craveiro, C., & Freitas, L. (2018). Documentação e fotografia pedagógica na ação e no desenvolvimento profissional do educador de infância: uma reflexão na senda da supervisão pedagógica. Da Investigação às Práticas, 8(2), 98 – 114. DOI: doi.org.
Craveiro, C. & Ferreira, I. (2007). A educação pré-escolar face aos desafios da sociedade do futuro. Cadernos de Estudo, 6, 15-21.
Craveiro, C. & Lucas, M. (2004) A observação e o registo educacional. Um tópico para formação reflexiva no âmbito da supervisão. Revista Saber e Educar, 9, 47-62.
Craveiro, C. & Formosinho, J. (2002). Orientações curriculares para a educação Pré-escolar e identidade profissional de educadores de infância. Revista Saber e Educar, 7, 9-28.
Craveiro, C., Neves, I & Pequito, P. (1997). O projecto em Jardim de Infância: da construção das ideias à construção do futuro. Revista Saber e Educar, 2, 77-82.
Books
Silva, B., Craveiro, C., Pinheiro, A. & Sousa, J. (Org.) (2019). Juntos pela Criança – Caderno de Orientação Pedagógica. Porto: ESEPF.
De Mãos Dadas (DMD). (2014). Pedagogia da Consideração pela criança – Inovar em Educação de Infância. ISBN 978-989-987033-8. Porto: Impulso Positivo.
Pinheiro, A., Santos, A., Silva, B. & Craveiro, C. (2010). Tecnologia dos mais pequeninos. Porto: Edição de Autor. Available here.
Book chapters
Oliveira, M., Craveiro, C. & Silva, B. (2019). Formação de educadores de infância: perceção de estudantes sobre a sua formação. In Conhecimentos e Saberes da Psicopedagogia Clínica e Institucional, (127-135). Ponta Grossa (PR): Atena Editora. ISBN 978-85-7247-103-9. doi 10.22533/at.ed.039190402. Available here.
Craveiro, C. (2018). Formação inicial de educadores de infância: realidade e identidade profissional em análise. In A. Teodoro (Ed.), O Outro lado do espelho: percursos de investigação (CeiED 2013-2017), (pp. 214-229). Lisboa: Edições Universitárias. Available here.
Craveiro, C., Gonçalves, D. & Gouveia, J. (2014). Formação de professores. A Relação Educativa baseada em Valores, Saberes e Práticas de Referência. In Memórias e Rumos (pp. 99 – 102). Porto: ESEPF.ISBN: 978-989-98940-0-6.
Craveiro, C., Gonçalves, D. & Gouveia, J. (2014). Supervisão Pedagógica. Uma área consolidada na ESEPF. In Memórias e Rumos (pp. 115 – 119). Porto: ESEPF.ISBN 978-989-98940-0-6.
Craveiro, C. (2009). Desenvolvendo a qualidade em parcerias – um Estudo de Caso. In J. Oliveira-Formosinho (Org.), DQP-Desenvolvendo a qualidade em parcerias – Estudos de Caso (pp. 101-122). Lisboa: ME-DGIDC. ISBN 978-972-742-299-9.
Communications at international events
Craveiro, C., Silva, B., Dalila, L., Friães, R., Parente,C. & Vieira, F. (2019). O papel do practicum na formação inicial dos educadores de infância: As perspetivas dos orientadores cooperantes e dos estudantes. Artigo aceite para Atas do XXVI Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE)- Tempos, espaços e artefactos em educação. Lisboa
Craveiro, C., Silva, B, Friães, R., Lino, D.& Parente, C. (2019). The role of practicum for early childhood teacher education: the perspectives of student teachers. In 11th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Proceedings of ICERI 2018 (pp. 3352-3360). doi 10.21125/iceri.2018.1746
Oliveira, M., Craveiro, C. & Silva, B. (2017). Formação de professores: perceção de estudantes sobre a sua formação. In XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga/Campus Gualtar – Universidade do Minho (6,7 e 8 de setembro de 2017).
Craveiro, C. & Silva, B. (2016). A consideração pela opinião da criança em contextos e quotidianos de educação de infância. In F. I Ferreira, C. I. Anjos, A. A. Duarte, E. Fernandes, N. H. Franco & T. Sarmento (Orgs.), Atas II Seminário Luso-Brasileiro de educação de infância – investigação, formação docente e culturas da infância. Santo Tirso: Whitebooks. ISBN 978-989-8765-46-8. Available here.
Gouveia, J., Craveiro, C., Silva, B., Santos, C., Brandão, I. & Martins, M. (2014), Competências transversais de Educadores/as e Professores/as do 1º ciclo do Ensino Básico: o futuro como razão de ser do presente. In Atas do II Encontro Luso-Brasileiro, Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança (pp.2052-2067). Porto: CIIE. ISBN 978-989-8471-13-0. Available here.
Gouveia, J., Craveiro, C., Silva, B., & Martins, M. (2013). Empreendedorismo em Escolas Superiores de Educação: uma reflexão sobre as competências mais valorizadas. Trabalho apresentado em Conference on Enabling Teachers for Entrepreneirship Education – ENTENP 2013. Guarda, Instituto Politécnico de Guarda (7 e 8 de junho de 2013).
Craveiro, C. (2009). Formação contextualizada – um apoio à transformação da Pedagogia em creche. Trabalho apresentado em IX Simpósio Internacional GEDEI (22 e 23 de maio de 2009).
Craveiro, C., Xavier, C., Alves, C., Oliveira, D., Pacheco, D., Oliveira, M., … Cambalacho, P.(2007). Projectos numa Pedagogia da consideração “Eu não sei, mas vou à sala pesquisar e já te digo”. In Actas do 2º Congresso Internacional de Aprendizagem em Educação de Infância – CIANEI (pp. 61-81). Porto: ESEPF/Gailivro. ISBN 978-989-557-488-9.
Craveiro, C. (2001). A formação prática de professores de crianças Trabalho apresentado em II Simpósio Internacional GEDEI (30 e 31 de março de 2001).
Communications at national events
Craveiro, C. (2018). Pedagogia(s) da infância – um olhar sobre a Educação de infância com as lentes das pedagogias. Trabalho apresentado em “Educação Social e Intervenção Comunitária – educação, envelhecimento, eclosão social, espiritualidade”. Auditório Armando Guebuza – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa
Craveiro, C. (2016). Analisar e debater as orientações curriculares para a educação de infância: a experiência do grupo do Porto – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Trabalho apresentado em Encontros Regionais da APEI – Apresentação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Viana do Castelo, Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (26 novembro de 2016).
Craveiro, C. (2016). Creche e docência em análise. In Atas II Seminário Educação da primeira infância: da criança à infância. Fafe, Instituto de Estudos Superiores de Fafe (23 de maio de 2016).
Gouveia, J., Craveiro, C., Martins, M., Silva, B., Santos, C., Brandão, I. … & Santos, A. (2012). Competências Transversais … e daí? Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica – Formação de educadores e de professores do 1º e 2º CEB. Universidade de Aveiro (12 e 13 de outubro de 2012).
Gouveia, J., Craveiro, C., Martins, M., Silva, B., Santos, C., Brandão, I. … & Santos, A. (2014). Competências transversais : a construção do perfil profissional dos docentes de educação básica. In Formação inicial de professores e educadores (pp.301-320). Aveiro : UA Editora. ISBN 978-972-789-428-4. Available here.
Craveiro, C. (2011). Sabemos e fazemos – a utilização das escalas de envolvimento da criança e de empenhamento do adulto em creche. Trabalho apresentado em Encontro Ser Bebé VII. Porto, Fundação Cupertino de Miranda (15 outubro de 2011).
Craveiro, C. (2010). Escutando educadoras de infância de creche. In Atas do Seminário Educação das crianças dos 0 aos 3 anos. Lisboa: CNE. Available here.
Craveiro, C. (2009). Formação contextualizada – um apoio à transformação da Pedagogia em creche. Trabalhoapresentado em Encontro Ser Bebé V. Coimbra, Fundação Bissaya Barreto (7 novembro de 2009).
Craveiro, C. & Serapicos, A. (2009). Apresentação do modelo de iniciação à Prática Profissional da ESEPF. Trabalho apresentado em Encontro de Partilha: olhares sobre os novos desafios da prática profissional Arcozelo, ESE de Jean Piaget (14 junho de 2009).
Craveiro, C. et al. (1999). Formação contínua no âmbito da Reforma Curricular. In Atas doII Colóquio Sobre Questões Curriculares – Reforma curricular: da intenção à realidade (pp.225-232). Braga: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.
Other publications
Craveiro, C. (2009). Comentário ao livro “Podiam chamar-se lenços de amor”. In J. Oliveira-Formosinho (Org.) (2009), Podiam chamar-se lenços de amor (62). Lisboa: ME-DGIDC. ISBN: 978-972-742-301-9.
Craveiro, C. (2008). Prefácio do Projecto Educativo: De Mãos Dadas – Associação de Solidariedade Social. Rio Tinto.