Publications

Articles in international journals

  • Brás, J. & Gonçalves, N. (2019). Para uma política educativa que seja capaz de se pensar e renovar: os maiores de 23.  Revista @mbienteeducação, 3 (12), 170-193.
  • Matos, F. B. Gonçalves, M. N & Brás, J. V. (2019). Education in Human Rights: Conceptions and Educational Practices. Education Journal. (VIII), 1, 1-10. http://www.educationjournal.net/article/196/10.11648.j.edu.20190801.11
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N y Robert, A. (2018). The Jesuits in Portugal: the Communicion of Science and Religion, Social and Education History, Vol. 7, nº 4. DOI: 10.17583/hse.
  • Carvalho, M. J., Brás, J,. V. & Gonçalves. M.N. (2018). Para uma metacrítica da organização escolar, LAPLAGE, Brasil, Vol.4, nº 1, 202-214. DOI: doi.org.
  • Gonçalves, M.N., Brás, J. V. & Edilson, E. (2018). Higher education: linguistic competence under discussion, Journal of Education & Social Policy, 1 (V), 186-197. ISSN 2375-0782 (Print) 2375 0790 (Online).
  • Quinta, J. Brás, J. V.& Gonçalves, M. N. (2017). O Umbundo no poliedro linguístico angolano: a Língua Portuguesa no entrelaçamento do colonialismo e pós-colonialismo. Revista Lusófona de Educação, 35, 137-154. doi: 10.24140/issn.1645-7250.rle35.08. Disponível aqui.
  • Marinalva, S., Gonçalves, M. N. & Brás, J. (2017). Topografia dos direitos humanos: indicadores da escola brasileira, Eccos, Brasil. Nº 44. 71-288, Disponível aqui. – Doi. 10.5585/ECCOS.Nº 44.7281
  • Brás, J.V. & Gonçalves; M. N. (2016). Os jesuítas: a ciência, a educação física e o novo conceito de salvação. Gymnasium 1(2). Disponível em Disponível aqui.
  • Carvalho, M. J., Brás, J. V. & Gonçalves, M.N. (2015). Pela organização da escola e do ensino: o self-government de António Sérgio. Revista História da Educação 46 (XIX), 131-144. Disponível aqui.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N (2014). A pedagogia alemã e a imprensa pedagógica portuguesa como vasos comunicantes: o caso da revista Froebel. Educació i Història: Revista d’Història de l’Educació, 24, juliol-desembre 2014: 17-27. Disponível aqui.
  • Brás, J.V. Gonçalves, M.N. & Hernandez Dias, J. M. (2014). From Organic to Functional and Symbolic: Body Building in Civility Course Books in Portugal (1856-1919). American Journal of Educational Research. 3(III): 391-395. Disponível aqui.
  • Brás, J.V. Gonçalves, M.N. & Hernandez Dias, J. M. (2014). Pensar o homem como corpo: a cunhagem Simbólica em Portugal e Espanha (século 19) Thinking man as body: symbolic coinage in Portugal and Spain (19th century). História da Educação, 43 (XVIII): 109-126. Disponível aqui.
  • Brás, J.V..& Gonçalves, M. N. (2014). La Genèse du Mouvement Associatif du Corps Enseignant du lycée au Portugal (début du XXème siècle). Social and Education History 3(2): 112-132. [link] doi:10.4471/hse.2014.08.
  • Brás J. V & Gonçalves, M. N. (2013). Independent teaching work to cooperative teaching: a new paradigm introduced in the Portuguese Educational System (1894-1895). Paedagogica Historica – International Journal of the History of Education, 49(3): 330-344. Disponível aqui.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2012). A Universidade Portuguesa: o abrir do fecho de acesso – o caso dos maiores de 23 anos. Revista Lusófona de Educação, 21: 163-178. Disponível aqui.
  • Brás J. V & Gonçalves, M. N. (2011). O exercício da profissão docente: uma luta entre o centro e a periferia (finais da Monarquia e I República) Cadernos de História da Educação, 10(2): 271-286.
  • Brás, J. V & Gonçalves, M. N. (2011). Do tribalismo disciplinar ao novo paradigma do trabalho docente. História da Educação, 34 (XV): 78-105. Disponível aqui.
  • Brás, J. V & Gonçalves, M. N. (2011). Os mecanismos espaciais do governo no ensino – A centralização-descentralizaçao do ensino (Finais da Monarquia e I República), Revista Educació i Història, 17: 133-155. Disponível aqui.
  • Brás, J. V & Gonçalves, M. N. (2011). Para um novo conteúdo espiritual: dos Manuais de Direitos e Deveres aos manuais de Educação Cívica. PerCursos, 12: 213-228. Disponível aqui.
  • Brás, J.G.V & Gonçalves, M. N. (2010). Os mecanismos espaciais do governo no ensino. A centralização-descentralização do ensino (Finais da Monarquia e I República). Revista Educació i Història, 17, 109-128.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2009). Os saberes e poderes da Reforma de 1905. Revista Lusófona de Educação, 13, 101-121.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N.(2009). As disposições interiorizadas nas Sociedades de Instrução Militar Preparatória. Educació i Història, 13, Jan-Junho, 109-128.
  • Brás, J. & Gonçalves, M. N. (2008). Os saberes e poderes da Reforma de 1905. Revista Lusófona de Educação, 13, 101-121.
  • Brás, J. V. (2008). A higiene e o governo das almas: o despertar de uma nova relação (2008). Revista Lusófona de Educação, 12, 113-138.

Articles in national journals

  • Quinta. J.; Brás, J. & Gonçalves, M. N. (2019). A Formação de Professores em Angola: reflexões pós-coloniais. Revista Transversos 15, 31-46. DOI:10.12957/transversos.2019.41841. Available here.
  • Carvalho, M. J., Brás, J,. V. & Gonçalves. M.N. (2015). Pela organização da escola e do ensino: o self-government de António Sérgio Revista História da Educação, 46. Disponível aqui.
  • Brás, J.V. (2013). O trajar do corpo no seu uso linguístico In Plataforma Barómetro Social. Disponível aqui..
  • Brás, J. Gonçalves, M. N. (2009). A Instrução Militar Preparatória na I República. A ginástica da educação cívica. A educação cívica na ginástica, Vértice, 144, 49-66.
  • Brás, J. & Gonçalves, M. N. (2009). A configuração da Profissão docente na I República: da condição angélica à interferência predatória da descentralização. Ecos, 1, 45-55.
  • Brás, J. (2008). Para uma expansão da consciência académica profissional.Revista Horizonte, 126, (XXI), 3-7.
  • Brás, J. & Gonçalves, M. N. (2008). Os saberes e poderes da Reforma de 1905. Revista Lusófona de Educação, 13, 101-121.
  • Brás, J. (2008). A higiene e o governo das almas: o despertar de uma nova relação. Revista Lusófona de Educação, 12, 113-138.

Books

  • Brás, J.V. & Gonçalves, M.N. (2017). A gravitação dos valores educativos no colonialismo e no pós-colonialismo em Angola. In Hernández Díaz, José María y Eyeang, Eugénie (Coords.). Los valores en la educación de África. (pp. 501-514). Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca. ISBN: 978-84-9012-806-0. Disponível aqui.
  • Brás, J. V., Gonçalves, M. N. (orgs.) (2013). O Corpo – Memória e identidade. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-8512-68-0.
  • Brás J. V. & Gonçalves, M. N. (orgs.) (2011). O Imperativo republicano em debate. Lisboa. Edições Universitárias Lusófonas.

Book chapters

  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N (2019). A influência educativa belga como potência transformadora da realidade portuguesa In José María H.D. (Coord.). Influencias Belgas en la Educacion Española e Iberoamericana. (pp. 631-642). Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca.
  • Brás, J. & Gonçalves, N. (2019). Escola nova como um novo jogo de relações de saber-poder. In Ernesto Martins (Org.). António S. Faria de Vasconcelos nos meandros do movimento da escola nova: pioneiro da educação do futuro (pp.359-373). Castelo Branco: Edição da Camara Municipal de Castelo Branco.
  • Brás. J. V. & Gonçalves, M.N. (2018).   O Imaginário educacional no Jornal Academia Portuguesa (1932-1933). In José María Hernández Díaz (ed.).  (pp-153-168). Prensa Pedagógica, Mujeres, Niños, Sectores populares y otros fines educativos. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca. 
  • Brás, J,. V. & Gonçalves. M.N. (2018). Da tradição à inovação curricular da Escola Nova. In Carla Galego, Maria Manuel Ricardo, & A.Teodoro (Orgs). A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais. (pp.103-109). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Brás, J.V. & Gonçalves, M.N. (2017). A gravitação dos valores educativos no colonialismo e no pós-colonialismo em Angola. In Hernández Díaz, José María y Eyeang, Eugénie (Coords.). Los valores en la educación de África. (pp. 501-514). Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca. ISBN: 978-84-9012-806-0.
  • Brás, J,. V. & Gonçalves. M.N. (2017). A luz e a sombra na história das práticas de ensino: os jesuítas e as relações de saber-poder. In Pinhal, J., Costa, F. & Faria, R., (Orgs.). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. (pp. 1181-1193). Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Brás, J.V. & Gonçalves, M.N. (2017). A gravitação dos valores educativos no colonialismo e no pós-colonialismo em Angola. In Hernández Díaz, José María y Eyeang, Eugénie (Coords.). Los valores en la educación de África. (pp. 501-514). Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca. ISBN: 978-84-9012-806-0.
  • Brás, J.V. & Gonçalves, M.N. (2017). Os Jesuítas: do catecismo à divulgação da ciência. In Ernesto Martins (coord). A acção socioeducativa dos Jesuítas e o Colégio de São Fiel (memorando histórico) (pp.36-47). Lisboa: Editorial Caritas.
  • Brás, J,. V. & Gonçalves. M.N. (2017). Filosofia do medo: corpo e saúde. In Pinto, P.M., et al. (orgs). História, Memórias, Narrativas – Ruturas, Violências, Fundamentalismos e Revoluções (pp.4-25). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-757-033-9 (Lisboa, 2017).
  • Brás, J,. V. & Gonçalves. M.N. (2017). O efeito da contaminação pedagógica: Froëbel em Portugal. In Pinhal, J., Costa, F. & Faria, R., (Orgs.) (2017). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Brás, J,. V., & Gonçalves. M.N. (2016). A ciência no imaginário dos jesuítas em Portugal ( séculos XIX – XX). In Gomes, C. A., Figueiredo, M., Ramalho, H., & Rocha, J. (Coords.). (2016). XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação. Viseu: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação.ISBN: 978-989-96261-6-4
  • Brás, J,. V., Gonçalves. M.N. (2016). Do biopoder à psicopolítica do corpo educativo (1910-1926).In Luis Alberto Alves, et al XI COLUBHE Investigar, Intervir e Preservar. Porto: CITCEM, ISBN. 978-989-8351-50-2.
  • Brás, J. & Gonçalves, M-N. (2016). A política do ser republicano: a educação como obreira da cidadania. In Gaspar, Diogo (dir.). Outras Vozes na República 1910-1926. Atas do Congresso Nacional de História e Ciência Política. Lisboa: Museu da Presidência da República. ISBN 978-972-8971-67-0
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M.N. (2015). A Bíblia e o Esculpir do Corpo. In Pinto, P.M., Cavalcanti, C. A. Junqueira, S. & Figueira, E. (orgs). Anais do I Congresso Lusófono de Ciência das Religiões – Religiões e Espiritualidades – Culturas e Identidades. Vol. XX (pp.4-25). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-757-033-9
  • Brás, J,. V., Gonçalves. M.N. & Robert, A.  (2015). O domínio do risco: a produção da verdade republicana. In Silva, I. C, Pignatelli, M. & Viegas. S. M  (coods). Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa  (pp. 10605-10613). Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.ISBN:978-989-99357-0-9 . Disponível aqui.
  • Brás, J,. V., Gonçalves. M.N. (2015). A medicalização do currículo: reflexos na construção de um corpo saudável. Livro de Actas do Encontro de Investigadores Educação, espaço e tempo. Investigação Conhecimento e intervenção social.
  • Brás, J,. V., Gonçalves. M.N. (2015). Avaliando a política da vida: implicações no sistema educativo português (séc. XIX-XX). In Estrela, T. M.; Cavaco, C.; Cardona, M.J.; Pinto, P. R.; Cabrito, B.; Costa, F. A.; Pinhal, J.; Ferreira, J.; Rodrigues, P.; Figueiredo, P. (2015). Atas do XXII Colóquio da AFIRSE (pp.935-947). Portugal. Lisboa: EDUCA/AFIRSE. ISBN: 9789898272256 
  • Brás, J,. V., Gonçalves. M.N. (2015). A medicalização do currículo: reflexos na construção de um corpo saudável. Ebook Edição CeiED. Disponível em: http://www.ceied.ulusofona.pt/pt/eventos/2014-eventos.
  • Brás, J. V., Gonçalves. M.N. (2015). O corpo: um texto socialmente escrito nas circunstâncias da I república portuguesa. In Corporeidade, educação e tecnologias: experiências, possibilidades e desafios. (pp. 120- 144). Jundiaí: Paco Editorial. ISBN: 978-85-8148-856-1
  • Carvalho, M. J., Gonçalves, M. N & Brás, J. V. (2014). O risco e a incerteza: componentes inelutáveis da tomada de decisão no projeto da modernidade. The risk and uncertainty: compelling components of decision making in the project of modernity. in 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia, Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia. ISBN: 978-989-97981-2-0. Disponível aqui. Acesso, 2-12-2016.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M.N. (2014).Oportunidades Perdidas, Oportunidades Renovadas. Formação de Adultos em debate. In N. Alves, C. Cavaco, P. Guimarães & M. Marques (Eds.), Atas do VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais – das políticas às lógicas de ação (pp.8-16). Lisboa: IE-UL. ISBN: 978-989-98314-4-5.
  • Brás, J.V. & Gonçalves, M.N. (2014). A «Iluminação» italiana na «escuridão» da educação portuguesa. In Jose María Hernández Díaz (coord.). Influencias Italianas  en la educación española e iberoamericana. (pp.541-552). Salamanca: FahrenHouse. ISBN:978-84-942675-1-2
  • Brás, J. V & Gonçalves, M. N. (2013). Biopolítica e direitos do homem. In Bento D. S.et al (orgs). Livro de Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 923-937). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd) / Instituto de Educação-Universidade Minho. CD- ISBN 978-989-8525-22-2.
  • Brás, J. V. (2013). Um novo firmamento ético para o homem. O Olimpismo como insaciável realização humana. In Pinto, P.M. (coord). Olímpico. Os jogos num percurso de valores e de significado. (pp.71-90). Porto: Edições Afrontamento.
  • Brás, J. V., Gonçalves, M. N. & Hernandez Dias, J.M (2013). Do orgânico ao funcional e simbólico: a construção do corpo nos manuais de civilidade em Portugal e Espanha. In J. V. Brás & M.N. Gonçalves (orgs.). O Corpo – Memória e identidade. (pp.16-36). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-8512-68-0.
  • Brás, J. V., Gonçalves, M. N. & Jezine, E. (2013). Acesso ao ensino superior em Portugal: novos públicos e novas expectativas. In Jezine, E. (Org.). Políticas da educação superior no Brasil: expansão, acesso e igualdade social? (pp.132-148). João Pessoa: Editora UFPB.
  • Brás, J. V., Gonçalves, M. N. (2013). A descentralização do ensino no jogo de poderes e saberes do ideário republicano. In Luis Manuel Bernardo, Leonor S. B. & Luís Andrade. Representações da República. (pp. 442-458). V. N. Famalicão: Edições Húmus. ISBN 978-989-755-006-5
  • Brás, J. V., Gonçalves, M. N. (2013). A escrita do corpo nos séculos XVII e XVIII em Portugal. In Ortega, J. E. (ed.). Marcas del cuerpo en educació. Imaginários simbólicos y materiales. (pp.39-58). Valladolid: Universidad Europea Miguel de Cervantes.
  • Brás, J. V., Gonçalves, M. N. (2013). A valorização da profissão docente no imaginário da I República. In Luís Manuel Bernardo, Leonor S. B. & Luís Andrade. Representações da República. (pp. 497-510). V. N. Famalicão: Edições Húmus. ISBN 978-989-755-006-5
  • Brás, J.V. & Gonçalves, M.N. (2013). O jornal da Associação dos Professores: o espalhar dos discursos dos docentes na imprensa (1856-1862). In J. M. Hernández Díaz, (ed.). Prensa Pedagógica y patrimonio histórico educativo (pp.413- 425). Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca
  • Cavadas, B. (2013). O Corpo Negro vs O Corpo Branco: Estereótipos Raciais nos Manuais Escolares de Zoologia. In J. V. Brás & M. N. Gonçalves (orgs.). O Corpo – Memória e identidade (pp.77-87). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-8512-68-0.
  • Coimbra, M. N. (2013). A imagética Feminina e a Crítica social n’Os Maias. In J. V. Brás & M. N. Gonçalves (orgs.). O Corpo – Memória e identidade (pp.141-150). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-8512-68-0.
  • Martins, A.M. de O. (2013). O corpo feminino na Idade Média: um lugar de tentações. In Brás, J. V., Gonçalves, M. N. (Orgs.). O Corpo – Memória e identidade. (pp. 103-127). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-8512-68-0
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2012). A emergência de um novo corpo: o contributo da educação física e desporto. Livro de Actas do VII Congresso Português de Sociologia. (ST6- PAP 1195, pp.1-10).Porto: Universidade do Porto – Faculdade de Letras e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
  • Brás, J. V. Gonçalves, M. N. (2012). A Invenção da Profissão Docente: uma vontade colectiva. In Rosso, S.D (org.). Anais do III Seminário da rede de pesquisadores sobre associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação (pp.345-361). S. Paulo. Redes de Pesquisadores CD-ISBN é 978-85-86315-74-9.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2012). A universidade portuguesa: o abrir do fecho de acesso – o caso dos maiores de 23 ano. Políticas de Educação Superior no Brasil: expansão, acesso e igualdade social. Paraíba: Universidade Federal da Paraíba. ISSN:2176-6746.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2012). O poder do saber da educação física na arena parlamentar da I República. Le pouvoir du savoir de l’éducation physique dans l’arène parlementaire de la Première République. Livro de Actas do XIXº Colóquio Internacional da AFIRSE 2012. Lisboa: Editora Afirse ISBN: 978-989-8272-14-0.
  • Proença, J. & Brás, J. V. (2012). A condição ética das instituições de formação. Actas do XVIII Colóquio da Afirse Deontologia, Ética e Valores na Educação. Lisboa: Editora Afirse. CD ISBN:978-989-8272-11-9
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2011). Discursos de profesores: la ciudadanía y la ética republicanas en la gestión del alma pública. In Rivas, L.E. Primero & Dávila, F. M. (coord.) Hermenéutica y Pedagogía para la formación humana en una época incierta. (pp. 91-103). México: Editorial Torres Asociados. Secretaría de Desarrollo Rural Y Equidad para las Comunidades.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2011). En busca de una identida: el papel de la asociación docente en Portugal (1813-1926). In Rivas, L.E. Primero & Dávila, F. M. (coord.) Hermenéutica y Pedagogía para la formación humana en una época incierta. (pp. 71-82). México: Editorial Torres Asociados. Secretaría de Desarrollo Rural Y Equidad para las Comunidades.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2011). Fenomenologia das representações: a Universidade de Coimbra nos alvores do século XX, IN Beltran, J.; Ramalho, B. L.; Carvalho, M. E. P. de; Diniz, A. V. S. (Org.). Reformas Educativas, Educación Superior y Globalización en Brasil, Portugal y España. (pp 273-303). Valencia: Editorial Germania, S.L., 2011. 318 .Colección Polis Paideia, 22. Dirigida por José Beltrán. ISBN: 978-84-92587-69-8
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2011). Os professores como obreiros da razão pública. In Perandones Celada, Pablo (ed.). Arte Y Oficio de Enseñar (pp.541-550). Burgo de Osma: Centro Internacional de la Cultura Escolar.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2011). O Fazer Ver Inglês no Olhar Português. In Hernández Díaz, José Maria (coord.) Influencias alemanas en la Educación Española e Iberoamericana (1809-2009). (pp. 589-596). Salamanca: Globalia Ediciones Anthema.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2011). O Governo da alma Pública: finais da Monarquia e 1ª República. In Brás J.V & Gonçalves, M.N. O Imperativo Republicano em Debate (pp-21-44). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2011). Para uma nova governação cívica: dos manuais de direitos e deveres aos manuais de educação cívica. In Duarte, J. org. (2011). Manuais Escolares e Dinâmica da Aprendizagem. (pp. 41-55). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2011). O Esculpir da Ética Republicana na relação pendular entre qualidades e defeitos. In Peixinho. A. T & Santos, C: A. (2012). Actas do Congresso internacional 1910-2010. Comunicação e educação republicanas (pp. 96-116). Coimbra: Imprensa da Universidade
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2011). O nascimento da razão cívica: desafios ético-formativos. Actas do XVIII Colóquio da Afirse. (pp. 1342-1348). Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. CD ISBN:978-989-8272-06-5.
  • Cavadas, B. (2011). O ensino liceal da higiene na 1.ª República através dos manuais escolares de Zoologia. In J. V. Brás & M. N. Gonçalves (Orgs.), O imperativo republicano em debate (pp. 143-167). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Martins., E. C. (2011). ‘P.e António d’ Oliveira: Mentor da Lei de Proteção da Infância e da pedagogia da reeducação institucional’. In: José V. Brás & M.ª Neves Gonçalves (org.), O Imperativo Republicano (p. 87-112). Lisboa: Publ. CeiEf/Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Mimoso, A. (2011). O Ideário Republicano Educativo da 1ª série da Revistas A Águia. In Brás, J. B. & Gonçalves, M.N. (org.). O Imperativo Republicano em Debate. (pp. 101-107).Lisboa: Ed. Universitárias Lusófonas.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2010). O Governo Cívico: O Novo Génesis Social. Actas del Seminário internacional de políticas educativas iberoamericanas, (pp. 727-745). CD: ISBN:978-84-693-2163-8.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N., et al (2010). Em busca de uma identidade: associativismo docente em Portugal (1813-1973). Actas do VIII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação (1-12). CD: ISBN: 978-85-7862-138-4.
  • Brás, J.V., Gonçalves, M.N., et al (2010). A gestão da alma pública. Actas do VIII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação (1-18). CD: ISBN: 978-85-7862-139-1.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2009). A construção da Profissão Docente na I República. Actas do XVII Colóquio da Afirse. Lisboa: Editora Afirse. CD ISBN:978-989-8272-06-5.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2009). A moralização da voz docente (finais da monarquia e I República). Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, (pp.726-739). Braga: CIEd-Universidade do Minho. ISBN:978-972-8746-71-1.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2009). O Fazer ver o Ensino em Portugal com o Olhar Alemão In Hernández Díaz, José Maria (coord.) Influencias alemanas en la Educación Española e Iberoamericana (1809-2009). (pp. 485-501). Salamanca: Globalia Ediciones Anthema.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2009). A disciplina do Corpo nas Sociedades de Instrução Militar Preparatória. In A. S. António, E, Estrela, C. Galego & A. Teodoro (Orgs.). Educando o Cidadão Global: Globalização, Educação e Novos Modos de Governação (pp.464-487). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Brás, J. V. (2009). Dramatização da «Ciência» e ataraxia profissional. In R. Petrucci, et al. 20 anos CNAPE (pp.121-124 ). Lisboa: Câmara Municipal.
  • Brás, J.V. (2008). Formar com memória e inovação. In Jorge Proença. Formação Inicial de Professores de Educação Física. Testemunho e Compromissos.Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2008). A educação como uma Obra Mundial: O Modelo de Referência Francês. O Caso Português. In Hernández Díaz, José Maria (coord.). Influencias Francesas en la Educación Española e Iberoamericana (1808-2008). (pp. 621-639). Salamanca: Globalia Ediciones Anthema.
  • Brás, J.V. & Gonçalves, M.N. (2008). A Instrução Militar Preparatória na I República – A Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica. Livro de Actas do VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Cultura Escolar Migrações e Cidadania. (pp. 1-12) Porto: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. CD: ISBN 9789728614133.

Communications at international events

  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N & Quinta, J. (2020). O corpo como ordem temporal na cidade panteísta. Comunicação apresentada no III Congresso Internacional  Lusófono de Ciência das Religiões  “Religião, Ecologia e Natureza” Lisboa: ULHT.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2020). O Liberalismo e a Educação como construtora de uma Cidadania promotora da Saúde. Comunicação apresentada no XXVIII Colóquio da Afirse “Educação e Bem -estar”. Lisboa: Instituto de Educação.
  • Brás, J. V. (2018). O formigamento do Movimento Associativo e construção do ser Professor. Conferência a apresentar no II Congresso Internacional de Educação Comparada, Madeira (Funchal, janeiro 2018).
  • Brás, J. V. (2018). O valor da alteridade na filosofia Ubuntu. Comunicação apresentada no XIV Congresso de Ciências da Educação (Coimbra, Out. 2018)
  • Brás, J, V. & Gonçalves. M.N. (2018). O imaginário educacional no jornal Academia Portuguesa (1932-1933). Comunicação apresentada no Congreso Internacional sobre “La prensa pedagógica de los profesores” (Salamanca, Out 2018).
  • Brás, J, V. & Gonçalves. M.N. (2018). O paradoxo da obra jesuítica: da condenação à exortação.
  • Comunicação apresentada no XIV Congresso de Ciências da Educação (Coimbra, Out. 2018)
  • Brás, J,. V. & Gonçalves. M.N. (2017). Filosofia do medo: corpo e saúde. Comunicação apresentada no II Congresso Lusófono de Ciência das Religiões – História, Memórias, Narrativas – Ruturas, Violências, Fundamentalismos e Revoluções (Lisboa, 2017).Brás, J,. V. & Gonçalves. M.N. (2017). A luz e a sombra na história das práticas de ensino: os jesuítas e as relações de saber-poder. Comunicação apresentada no XX Colóquio Internacional da AFIRSE (Lisboa, 2017).
  • Gonçalves. M.N. & Brás, J. V (2017). Gerontological Education: challenges for the 21st century social educator. VI International Staff Training Week (Vigo, 2017)
  • Brás, J, V. & Gonçalves. M.N. (2017). Coordenador do Simpósio Temático – (13) Metanarrativa Fundamentalista Religiosa: Violência Moral, Corpo e Saúde no II Congresso Lusófono de Ciência das Religiões – História, Memórias, Narrativas – Ruturas, Violências, Fundamentalismos e Revoluções (ULHT).
  • Brás, J,. V. & Gonçalves. M.N. (2016). O efeito da contaminação pedagógica: Froëbel em Portugal. Comunicação apresentada no XX Colóquio Internacional da AFIRSE (FPCE -UL, Jan).
  • Brás, J,. V. & Gonçalves. M.N. (2016). O Nascimento do Purgatório do Corpo em Gil Vicente. Comunicação apresentada na conferência Internacional Educação Comparada para além dos números (CCB- ULHT, Jan)
  • Brás, J,. V. & Gonçalves. M.N. (2016). Da tradição à inovação curricular da Escola Nova Comunicação apresentada na conferência Internacional Educação Comparada para além dos números (CCB- ULHT, Jan).
  • Gonçalves. M.N & Brás, J,. V. (2016).Vivência interlinguística do Português: memória lexical. Comunicação apresentada na conferência Internacional Educação Comparada para além dos números (CCB- ULHT, Jan).Brás, J,. V., Gonçalves. M.N. & Robert, A.  (2015). A Bíblia e o Esculpir do Corpo. Comunicação apresentada no I Congresso Lusófono Religiões e Espiritualidades – culturas e identidades.
  • Brás, J,. V., Gonçalves. M.N. (2015). Os jesuítas: a ciência, a educação física e o novo conceito de salvação. Comunicação apresentada no 1º Congresso Iberoamericano “Desporto, Educação, Atividade Física e Saúde” (ULHT, Out)
  • Brás, J,. V., Gonçalves. M.N. (2015). A educação física na propaganda republicana. Comunicação apresentada no 1º Congresso Iberoamericano “Desporto, Educação, Atividade Física e Saúde” (ULHT, Out)
  • Brás, J,. V., Gonçalves. M.N. & Robert, A.  (2015). A Bíblia e o Esculpir do Corpo. Comunicação apresentada no I Congresso Lusófono Religiões e Espiritualidades – culturas e identidades.
  • Brás, J,. V., Gonçalves. M.N. & Robert, A.  (2015). O domínio do risco: a produção da verdade republicana. In Silva, I. C, Pignatelli, M. & Viegas. S. M (coods). Comunicação apresentada no 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa  (pp. 10605-10613). Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.ISBN:978-989-99357-0-9. Disponível aqui.
  •  Brás, J,. V., Gonçalves. M.N. (2015). Avaliando a política da vida: implicações no sistema educativo português (séc. XIX-XX). Comunicação apresentada no XXI Colóquio Internacional da AFIRSE 2015. Lisboa: Editora Afirse
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. & Carvalho, M. J. (2014). As “gerações de 70” e a geração do desporto em Portugal. Comunicação apresentada no VIII Congresso Português de Sociologia. 40 anos de democracia(s) Conference proceedings (Universidade de Évora, 14-16 de abril de 2014).
  • Brás, J.V. & Gonçalves, M.N. (2014). A «Iluminação» italiana na «escuridão» da educação portuguesa. Comunicação apresentada nas VI Conversaciones Pedagógicas de Salamanca Influencias Italianas en la educación española e iberoamericana (Universidade de Salamanca, 5-7 Junho de 2014).
  • Brás, J.V. & Gonçalves, M.N. (2014). Cidadania e poder do corpo: a erosão dos direitos. Comunicação apresentada no XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Conference proceedings (Universidade de Vila Real, 11-13 Setembro de 2014).
  • Carvalho, M. J., Gonçalves, M. N & Brás, J. V. (2014). O risco e a incerteza: componentes inelutáveis da tomada de decisão no projeto da modernidade. The risk and uncertainty: compelling components of decision making in the project of modernity. Comunicação apresentada no VIII Congresso Português de Sociologia. 40 anos de democracia(s) Conference proceedings (Universidade de Évora, 14-16 de abril de 2014).
  • Gonçalves, M. N. & Brás, J. V. (2014). Educar o sentir e os sentidos do desenvolvimento. Educate the feel and the directions of development. Comunicação apresentada no XXI COLÓQUIO DA AFIRSE. Conference proceedings. (Faculdade de Psicologia na Universidade de Lisboa, 31 de Janeiro, 1 e 2 de Fevereiro 2014).
  • Gonçalves, M.N. & Brás, J.V. & (2014). A escola pública e a construção de uma nova “alma nacional”: os republicanos nos alvores de Novecentos. Comunicação apresentada no XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Conference proceedings (Universidade de Vila Real, 11-13 Setembro de 2014).
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2013). Biopolítica e direitos do homem. Comunicação apresentada no XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Set-2013, Universidade do Minho (Portugal).
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2013). O jornal da Associação dos Professores: o espalhar dos discursos dos docentes na imprensa. Comunicação apresentada na Prensa Pedagógica y património histórico-educativo. Out-2013, Universidade de Salamanca (Espanha)
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2013). Os discursos dos professores: como a classe docente se pensou em finais da Monarquia. Comunicação apresentada no XXº Colóquio da AFIRSE 2013 Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas. Jan-Fev 2013, Faculdade de Psicologia na Universidade de Lisboa (Portugal).
  • Brás, J. V. (2013). Filosofia da Bios: a medicalização da sociedade, da escola e da educação…física como estratégia biopolítica. Comunicação apresentada no Seminário Internacional História das Disciplinas Escolares (ULHT, Maio, 2013).
  • Brás, J. V., Gonçalves, M. N. (2013). A Medicalização Política da Vida em Portugal (a partir do séc. XVIII). Comunicação apresentada no V Colóquio Internacional E Interdisciplinar A Imagética da Felicidade para uma reflexão histórica e interdisciplinar sobre a valorização do humano (FLUL, 11 e 12 Novembro de 2013).
  • Brás, J. V., Gonçalves, M. N. (2013).Oportunidades perdidas, oportunidades renovadas: formação de adultos em debate. Comunicação apresentada no VI Seminário Luso-Brasileiro – Educação Trabalho e Movimentos Sociais (IE-UL, Set. 2013).
  • Brás, J. V., Gonçalves, M. N. (2013).Os poderes e saberes da língua portuguesa veiculados na imprensa pedagógica. Comunicação apresentada no III Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa (ESE de Santarém, Março 2013).

Communications at national events

  • Gonçalves, M. N. (2020). A emergência da cidadania no mar revoltoso do Liberalismo. Comunicação apresentada no XV Congresso da SPCE- Sociedade Portuguesa de Ciências da “Educação Liberdade, Equidade e Emancipação”. Porto: FCED. ( on line) 
  • Brás, J. V. (2018). Comunicação apresentada na II Conferência Internacional de Educação Comparada, integrada no Painel 4: Cidadania cosmopolita, Sindicalismo e Trabalho docente. (Funchal, 2018). https://ciec2018.site123.me/paineis-tem%C3%81ticos
  • Brás, J. V. (2018). A Educação Social como Ética da Hospitalidade. Comunicação apresentada no Seminário Educação Social e Intervenção Comunitária (Lisboa, ULHT)
  • Brás, J. V. (2018). O formigamento do Movimento Associativo e construção do ser Professor. Conferência a apresentar no II Congresso Internacional de Educação Comparada, Madeira (Funchal, janeiro 2018).
  • Brás, J. V. (2017). Seminário Ética na Formação de Treinadores, promovido pela Federação Portuguesa de Badminton (Caldas da Rainha, 2017).
  • Brás, J. V. (2017). Seminário Ética na Formação de Jovens Atletas promovido pela Federação Portuguesa de Badminton (Caldas da Rainha, 2017).
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2016).A Construção do Homem Novo na forja do desejo da Escola Nova. Comunicação apresentada no 7º Encontro de Investigadores – a Lusofonia: da dominação colonial à cooperação – CEIED (ULHT, Julho de 2016).
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2016).A Escola Nova como um novo jogo de relações de Saber-Poder. Comunicação apresentada no Centenário de Faria de Vasconcelos. (IPCB, Junho 2016)
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2016). A ciência do biopoder: para uma nova economia dos vivos. Colóquio Michel Foucault – Universidade Nova (Lisboa, Nov. 2016)
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2015). Educar a educação: o saber-poder e o novo cuidar da criança-aluno. Comunicação apresentada no 6º Encontro de Investigadores – Educação, Espaço e Tempo: Investigação, Conhecimento e Intervenção Social – CEIED (ULHT, 10 de Julho de 2015).
  • Brás, J,. V., Gonçalves. M.N. (2015). A escrita Científica. Seminário internacional do doutoramento de Urbanismo e Museologia. ULHT
  • Brás, J,. V., Gonçalves. M.N. (2015). A medicalização do currículo: reflexos na construção de um corpo saudável. Comunicação apresentada no Encontro de Investigadores Educação, espaço e tempo. Investigação Conhecimento e intervenção social. (Julho, 2015).
  • Brás, J. & Gonçalves, M. N. (2015). Educar a educação: o saber-poder e o novo cuidar da criança-aluno. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social (Lisboa, ULHT, Julho).
  • Quintas, J. & Brás, J. (2015). História da Formação de Professores de Língua Portuguesa em Angola. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social (Lisboa, ULHT, Julho).
  • Silva, A. & Brás, J. (2015). Educação Ambiental numa escola pública estadual de Pernambuco. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social (Lisboa, ULHT, Julho).
  • Brás, J. V., Gonçalves. M.N. (2015). Cidadania e Poder do Corpo: A Ilusão dos Direitos. Comunicação apresentada no Congresso da SPCE. Set. Bragança: SPCE.
  • Gonçalves, M.N. & Brás, J. V. (2015). A escola pública e a construção de uma nova alma nacional: os republicanos nos alvores de Novecentos. Comunicação apresentada no Congresso da SPCE. Set, Bragança: SPCE.
  • Brás, J. V (2014). Linguagem e História: Educação Física e Desporto, Comunicação apresentada no Seminário História(s)…Estória(s) da Educação Física e Desporto (ULHT, 9 Maio de 2014.
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2014). A Medicalização Política da Vida em Portugal (a partir do séc. XVIII). Conferência apresentada no Seminário A Medicalização Política da Vida em Portugal (a partir do séc. XVIII). (ULHT, 9 Maio de 2014).
  • Brás, J. V. & Gonçalves, M. N. (2014). O Sentir Histórico do Medo: Risco, Incerteza e Mudança Social na primeira metade do Século XX. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).
  • Brás, J. V. (2014).”A filosofia dos Jogos Juvenis do Barreiro”. Conferência integrada no Ciclo de Conferências do “50 anos dos Jogos Juvenis do Barreiro – 1964 – 2014. (Cooperativa Cultural Popular Barreirense 29 de Abril de 2014).
  • Gonçalves, M. N. & Brás, J. V. (2014). A Fisiologia Histórica do Sentir. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho).
  • Sena, M. H. F. & Brás, J.V. (2014). Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho)
  • Silva, L. G. & Brás, J.V. (2014). A indisciplina e a inclusão: Estudo realizado com alunos do 3°ao 5° ano do Ensino Fundamental. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. (Lisboa: ULHT 4 de Julho)