Lopo, T. T. (2021). The political decision on Portugal’s entry into PISA: A research note. Policy Futures in Education, 19(6), 723–729. https://doi.org/10.1177/1478210320971537
Teodoro, A., & Lopo, T. T. (2021). The OECD again: Legitimization of a new vocationalism in the educational policies in Portugal (1979–1993). Paedagogica Historica.Available here.
Lopo, T. T. (2016). A constituição da esfera especializada das ciências da educação na democracia portuguesa. História da Educação, 20(50), 347-365. Available here.
Lopo, T. T. (2016). Apelo ao consenso e impossibilidades da retórica. Pro-Posições, 27(2), 203-220. Available here.
Lopo, T. T. (2016). Valores da educação e crenças no discurso pedagógico oficial de governos portugueses. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 17(1), 175-193. Available here.
Lopo, T. T. (2016). Entre dois regimes jurídicos, o que mudou no currículo da formação inicial de professores em Portugal? Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 24(7), 1-20. Available here.
Articles in national journals
Nascimento, V., Cardoso, O., Lopo, T. T., Fernandes, J., & Mendo, G. (2018). Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança. Convergências – Revista de Investigação e Ensino das Artes, 21.
Books
Rosa, V., Dantas, L., Lopo, T. T., Leal, M., & Almeida, E. (2021). AVAL: Avaliação pedagógica, resultados escolares e literacia de leitura. Edições Universitárias Lusófonas.
Bettencourt, P., Fernandes, P. A., Abrantes, C., Lopo, T. T., & Fernandes, J. (2010). Impacto da discriminação com base na deficiência nas mulheres. Instituto Nacional para a Reabilitação. Available here here.
Fernandes, P. A., Santana, D., Lopo, T. T. … Gorjão, P. (2006). Competências críticas para a competitividade: Identificação e potencial transferibilidade. Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos.
Book chapters
Carita, A., Lopo, T. T., & Teodoro, V. D. (2022). PISA in the media discourse: Prominence, tone, voices and meanings. In A. Teodoro (Ed.), Critical perspectives on PISA as a means of global governance (pp. 142-168). Routledge.
Lopo, T. T. (2020). Think tanks portugueses e a sua influência na decisão política sobre educação. In M. Gonzáles-Delgado, M. F. Lorenzo, & C. Machado-Trujillo (Eds.), Transferencia, transnacionalización y transformación de las politicas educativas, 1945-2018 (pp. 307-314). FahrenHouse.
Lopo, T. T. (2019). Interacionismo sociodiscursivo e possibilidades de análise do discurso pedagógico oficial: O caso do II Governo Constitucional português. In A. P. Costa, S. O. Sá, P. Castro, & D. N. Souza (Eds.), Investigação Qualitativa na Educação (pp. 887-896). Ludomedia.
Almeida, S., & Lopo, T.T. (2015). Parte II. Tendências da organização curricular da formação inicial de professores dos 1.o e 2.o ciclos do ensino básico. In D. Justino, M. Miguéns, M. C. Gregório, & S. Ferreira (Eds.), Formação inicial de professores (pp. 85-138). Conselho Nacional de Educação. Available here here.
Lopo, T.T. (2014). Apelo ao consenso: O modelo de análise aplicado ao discurso pedagógico oficial do XIII Governo Constitucional. In M.G. Alves, & M.C.V. Silva, (Eds.), Investigação em educação: Pesquisas em desenvolvimento no programa doutoral em associação entre ISPA e UNL (pp. 153-165). Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento.
Lopo, T.T., & Almeida, S. (2013). Approaches to curriculum in Portugal: New or old directions? In J.C. Morgado, M.P. Alves, I. Viana, C. Ferreira, F. Seabra, N. Hattum-Janssen, & J.A. Pacheco (Eds.), Proceedings of the European conference on curriculum studies. Future directions: Uncertainty and possibility (pp.831-835). Institute of Education, University of Minho. Available here here.
Communications at international events
Lopo, T. T. (2022, 8 abril). PISA et “PISA pour le développement”: deux programmes, un même discours? Comunicação apresentada no Seminário L’évaluation PISA: questions, enjeux et débats internationaux. Universidade de Lille, Lille.
Lopo, T. T., & Rosa, V. (2021, 15-17 setembro). O PISA: Discursos e práticas dos diretores, coordenadores e alunos de escolas portuguesas. Comunicação apresentada no XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro e 3.º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa (online).
Teodoro, A., Lopo, T. T., Teodoro, V., Carita, A., & Estrela, E. (2021, 30 agosto – 2 setembro). A Success story? The PISA impacts on media discourse and public policies in Portugal (2000-2018). Comunicação apresentada no Invited Symposium What contribution can PISA 2025 make to improving science education? na ESERA Conference 2021 Fostering Scientific Citizenship in an Uncertain World (online).
Lopo, T. T. (2021, 2-3 setembro). The role of Portuguese think tanks in shaping education policy. Comunicação apresentada na ECER 2021 – Emerging Researchers’ Conference (online).
Rosa, V., Dantas, L., Lopo, T.T., Leal, M.C., & Almeida, E. (2021, julho). Reading literacy assessment in Portugal and Brazil: Analysis of PISA’s assessment frameworks and national curricula. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Literacias no Século XXI, Portalegre.
Lopo, T. T. (2021, julho). Deliberation on educational policies in the Portuguese parliament: The enhanced role of subcommittees and working groups. Comunicação apresentada na 6th Conference of the European Consortium of Political Research Standing Group on Parliaments.
Rosa, V., & Lopo, T. T. (2021, maio). The Portuguese participation in the international PISA survey: Discourses and practices of principals, coordinators and students. Comunicação apresentada na International Conference Sociology of Education in Southern Europe: A Step Forward (SESE Conference).
Lopo, T. T., & Rosa, V. (2021, fevereiro). PISA as Big Science. Comunicação apresentada no IV ISA Forum of Sociology, Challenges of the 21st Century: Democracy, Environment, Inequalities, Intersectionality.
Dantas, L., Rosa, V., Lopo, T.T., Leal, M. C., & Almeida, E. (2020, novembro). A literacia de leitura: Análise dos referenciais de avaliação do PISA e dos currículos nacionais de Portugal e do Brasil. Comunicação apresentada no 3rd WCCES- Symposium Teachers, Teaching Profession, and Comparative Education: Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom amidst Emerging Issues related to COVID-19
Estrela, E., Lopo, T. T., & Teodoro, A. (2019, junho). O movimento da evidence-based education policy e as políticas curriculares em Portugal. Comunicação apresentada no II Seminário Internacional CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas, Porto, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto,
Lopo, T. T. (2019, julho). Interacionismo sociodiscursivo e possibilidades de análise do discurso pedagógico oficial: O caso do II Governo Constitucional português. Comunicação apresentada no VIII CIAIQ – Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, ESEL – Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Lisboa.
Lopo, T.T. (2019, junho). Os estudos de avaliação comparada sobre a educação cívica e a sua influência na decisão sobre políticas educativas. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global, Lisboa, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Lopo, T.T. (2018, maio). Documentary research, oral history and discourse analysis: A methodological approach to the study of school objects. Comunicação apresentada no International Multidisciplinary Congress – Web of Knowledge: A look into the Past, embracing the Future, Évora, Universidade de Évora.
Lopo, T.T (2016, janeiro). Os relatórios internacionais, a investigação nacional e o novo regime jurídico da formação inicial de professores. Comunicação apresentada na I Conferência internacional SPCE- SEC A Educação Comparadapara além dos números: Contextos locais, realidades nacionais e processostransnacionais, Lisboa, Centro Cultural de Belém e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Lopo, T.T (2015, fevereiro). Quo vadis, formação inicial de professores? Comunicação apresentada no I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
Lopo, T.T. (2014, dezembro). Ler, escrever e contar nos quatro bairros de Lisboa: A experiência descentralizadora de 1913-1918. Comunicação apresentada no Encontro Internacional Os Municípios na Modernização Educacional e Cultural, Lisboa, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
Lopo, T.T., & Almeida, S. (2013, outubro). Approaches to curriculum in Portugal: New or old directions? Comunicação apresentada na European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility, Braga, Universidade do Minho.
Lopo, T.T. (2013, maio). A lei de instrução do povo de Alexandre Herculano. Comunicação apresentada no Seminário Internacional História das Disciplinas Escolares, Lisboa, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Communications at national events
Lopo, T. T. (2021, 29-31 março). A favor e contra: Uma genealogia da decisão política sobre a entrada de Portugal no PISA (1995-2001). Comunicação apresentada no XI Congresso Português de Sociologia – Identidades ao Rubro: Diferenças, Pertenças e Populismos num Mundo Efervescente.
Rosa, V., & Lopo, T. T. (2021, 29-31 março). Os discursos e as práticas dos diretores, coordenadores e alunos das escolas portuguesas no âmbito da participação no inquérito internacional PISA. Comunicação apresentada no XI Congresso Português de Sociologia – Identidades ao Rubro: Diferenças, Pertenças e Populismos num Mundo Efervescente..
Rosa, V., & Lopo, T. T. (2020, 10-12 setembro). PISA, Big Science e o trabalho científico sobre educação em Portugal. Comunicação apresentada no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação.
Lopo, T. T. (2020, setembro). Think tanks portugueses e a sua influência na decisão política sobre educação. Comunicação apresentada no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Liberdade, Equidade e Emancipação, Porto.
Nacimento, V., Cardoso, O., Lopo, T.T., Fernandes, J., & Mendo, G. (2018, fevereiro). Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança. Comunicação apresentada no 6.o EIMAD – Encontro de Investigação em Música, Artes e Design, Castelo Branco, Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Other publications
Rosa, V., & Lopo, T.T. (2021). A OCDE e a educação. O PISA e a sua transformação num projeto de “big science”. In L. G. Correia, & T. Neves (Eds.), Liberdade, equidade e emancipação. Atas do XV congresso da SPCE (pp. 464-472). SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Available here em: https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2020_V2.pdf.
Lopo, T. T. (2020, abril). Aguentem-se. A culpa foi vossa, que não lavaram as mãos. Público. Available here.
Lopo, T. T. (2020, março). Quando o mundo sente esse “enjoo perante o futuro que se chama inquietação”. Público. Available here.
Lopo, T. T. (2020, janeiro). Esclerose lateral amiotrófica: morrer devagar cada dia, sem direito a escolher uma boa morte. Público. Available here.
Lopo, T. T. (2019, setembro). Os partidos políticos querem ou não aproximar os mais jovens da política? Público. Available here.
Lopo, T. T. (2019, agosto). O futuro do capitalismo e o Homo benignus de Bernard Maris. Público. Available here.
Lopo, T. T., & Rosa, V. (2019, agosto). O Pisa e a industrialização da educação. Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Plataforma Barómetro Social.