Publications

Articles in international journals

  • Mariano, E., Silva, F., Souza, S., Rizzo, D., Rosa, V., & Monteiro, L. (2021). Elas podem se machucar: as Lutas no combate ao preconceito de gênero na Educação Física Escolar. Research, Society and Development, 10(3), 1-16.
  • Rosa, V., Sampaio Maia, J., Mascarenhas, D., & Teodoro, A. (2020). PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: análise comparativa. Revista Portuguesa de Educação, 33(1), 94-120. URL: Disponível aqui..
  • Rosa, V. (2019, outubro). Sociological analysis of three dual combat practices in Portugal: the case study of aikido, judo and wrestling. Comunicação apresentada no 8th IMACSSS Conference 2019, scientific congress on martial arts and combat sports, Instituto Politécnico de Viseu, 10-12 de outubro.
  • Rosa, V. (2019). The sports practice of karate in Portugal: Sociological analysis of the identities, ideologies, communities and cultures of the Portuguese karateka’s (brown and black belts), S1762-S1764. Proceedings of the International Seminar of Physical Education, Leisure and Health; Castelo Branco, Portugal (2019). Journal of Human Sport and Exercise, 14(4proc), S1169-S1823. doi.org
  • Rosa, V. (2019). As técnicas de corpo em Marcel Mauss e o campo desportivo. Revista Estudos de Sociologia, 4(47), 341-350. Disponível aqui.
  • Rosa, V. (2016). “Perspetivas e entendimentos dos praticantes portugueses de karaté sobre o conceito de Budô”, in Revista de Artes Marciales Asiáticas, Universidad de Léon (Espanha), vol. 10(2), pp. 124-134. URL: Disponível aqui.
  • Rosa, V. (2015). “Os menores isolados estrangeiros ou não acompanhados em França e Portugal: a ‘batata quente’”, in Revista de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pp. 171-198. URL: Disponível aqui.
  • Rosa, V. (2013). “Turismo e desporto: o turismo desportivo como fator de desenvolvimento da região do Alentejo”, in Revista Turismo e Desenvolvimento/Journal of Tourism and Development, n.º 19, Universidade de Aveiro, pp. 149-176.

Articles in national journals

  • Rosa, V., & Ferraz, R. (2022). A Comissão Diretiva das Artes Marciais (CDAM): o controle e a fiscalização das artes marciais e desportos de combate em Portugal. Journal of Sport Pedagogy and Research, 8(1), 42-53, https://doi.org/ 10.47863/KNEJ5150.
  • Rosa, V., Maia, J. S., & Mascarenhas, D. (2022). O PISA 2015 e Resolução Colaborativa de Problemas: os resultados dos alunos portugueses. EduSer – Revista de Educação, 14(1), 1-11. https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.177
  • Rosa, V. (2021). A OCDE e a política global de educação: o PISA como “big science”. EDUSER: revista de educação, 13(2), 84-98.
  • Rosa, V. (2021). O TIMSS e a participação de Portugal. Mediações – Revista OnLine da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 9(2), 21-35.
  • Rosa, V. (2021). O PISA e a literacia financeira: os resultados de Portugal. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, 21, 1-20. 2021.9726″ target=”_blank” rel=”noopener”>https://doi.org/.
  • Rosa, V. (2021). Avaliação internacional em larga escala: a participação de Portugal no TIMSS, PIRLS e ICILS. EDUSER: revista de educação, 13(1), 23-40. http://dx.doi.org
  • Rosa, V., Maia, J., & Mascarenhas, D. (2021). A participação de Portugal no inquérito internacional PIRLS (2011-2016). Revista Indagatio Didactica, 13(3), 37-56. https://doi.org
  • Rosa, V. (2020). A participação de Portugal no estudo ICILS. EDUSER: revista de educação, 12(2), 1-16. Available here.
  • Rosa, V. (2020). Análise sociológica de práticas de combate dual em Portugal: estudo de caso dos praticantes avançados do judo e do aikido. Journal of Sport Pedagogy and Research, 6(3), 68-79. https://doi.org/10.47863/MWJL5268
  • Rosa, V. (2020). Análise sociológica do karaté em Portugal. Journal of Sport Pedagogy & Research, 6(1), 26-35.
  • Rosa, V. (2006). R&D e Inovação: Um Trunfo Estratégico. EPISTEME – Revista Multidisciplinar da Universidade Técnica de Lisboa/Instituto Superior de Economia e Gestão, Ano VI, n.º 15-16-17, Edição Atrium Global, Lisboa, 117-135.
  • Rosa, V. (2004). Pactos Territoriais para o Emprego: Aspectos da Acção-Piloto do Norte Alentejano (1997-2001). EPISTEME – Revista Multidisciplinar da Universidade Técnica de Lisboa/Instituto Superior de Economia e Gestão, Ano V, n.º 13-14, Edição Atrium Global, Lisboa, 189-206.
  • Rosa, V. (2001). O Envelhecimento Demográfico da População da Região do Alentejo. EPISTEME – Revista Multidisciplinar da Universidade Técnica de Lisboa/Instituto Superior de Economia e Gestão, Ano III, n.º 7-8-9 (Primavera/Outono), Edição VEGA, Lisboa, 297-317.

Books

  • Sampaio Maia, J., Mascarenhas, D., & Rosa, V. (2022). TALIS 2018: a comparison between seven European Mediterranean Countries. In Mário Cruz, Ângela Couto & Fátima Lambert (Eds.). Issues’22 – Issues in Education (pp. 7-27). Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação.
  • Maia, J. S., Mascarenhas, D., & Rosa, V. (2022, 26-29 abril). TALIS 2018: uma análise comparativa entre países europeus mediterrâneos. In Mário Cruz e Ângela Couto (Org.). Book of Abstracts of INW22 – Conference – Intercultural Week (pp. 15-16). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e Centro de Investigação & Inovação em Educação (InED).
  • Rosa, V., & Lopo, T. (2021). A OCDE e educação. O PISA e a sua transformação num projeto de “Big Science”. In: Luís Grosso Correia e Tiago Neves (Coord.). Liberdade, Equidade e Emancipação. Atas do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação (pp. 464-472). SPCE.
  • Rosa, V. (2022). Saberes em educação física e desporto. Edição de Autor. https://doi.org/10.5281/zenodo.5775273
  • Rosa, V. (2021). A participação de Portugal no International Computer and Information Literacy Study (ICILS). In XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação – Revolução, Modernidade e Memória: Caminhos da História da Educação, CIHELA 2021 (pp. 2623-2636). HISTEDUP – Associação de História da Educação de Portugal.
  • Rosa, V., Dantas, L., Lopo, T. T., Leal, M., & Almeida, E. (2021). AVAL: Avaliação Pedagógica, Resultados Escolares e Literacia de Leitura. Edições Universitárias Lusófonas.
  • Rosa, V. (2021). Análise sociológica de três práticas de combate dual em Portugal: o estudo de caso do Aikido, Judo e Lutas Amadoras. In: Pinhal, J., Cavaco, C., Cardona, Mª. J., Costa, F., Marques, J., & Faria, R. (Orgs.) (2021). Educação e Bem-Estar. Atas do XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 481-488). Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Rosa, V. (2021). Desporto e lazer: uma realidade incontornável. Lisboa: Edição de Autor.
  • Rosa, V. & Dantas, L. (Eds.) (2020). A ciência em tempos de turbulência: cidade, memória, educação: atas do 10.º Encontro de Investigadores do CeiED. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Rosa, V. (2020). Análise sociológica de três artes marciais e desportos de combate em Portugal. In João Serrano, João Petrica, Márcio Kerskoski & Beatriz Pereira (Eds.). Atividade física, lazer e saúde: perspetivas e desafios de investigação (pp. 65-77). Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco.
  • Rosa, V. (2020). PISA, big data e industrialização da educação. In González-Delgado, M., Ferraz Lorenzo, M., & Machado-Trujillo, C. (Coords.) (2020), Transferencia, transnacionalización y transformación de las políticas educativas (1945-2018) (pp. 299-305). Salamanca: FahrenHouse. URL: Disponível aqui.
  • Rosa, V. (2020). O desporto em análise. Lisboa: Edição de Autor. doi: 10.5281/zenodo.3598429. URL: Disponível aqui.
  • Rosa, V. (2020). Análise sociológica de três práticas de combate dual em Portugal: o estudo de caso do Aikido, Judo e Lutas Amadoras (pp. 55-64). In: Jacinto Serrão & Sónia Vladimira Correia (Eds.). Ebook do I Congresso Internacional 2019, Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global. Lisboa: CeiED/ULHT.
  • Rosa, V. (2018). Desporto e sociedade. Madrid: Bubok.
  • Rosa, V. (2017). Olhares sociológicos. Madrid: Bubok.
  • Rosa, V. (2016). Desporto: mitos e realidades. Madrid: Bubok.
  • Rosa, V. (2016). Artes marciais e desportos de combate em Portugal. Alemanha: Novas Edições Acadêmicas.

Book chapters

  • Rosa, V. (2022). Large-scale international assessment: Portugal’s participation in TIMSS, PIRLS and ICILS. In: António Teodoro (Ed.), Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance. Risks, Limitations, and Humanistics Alternatives (pp. 126-141). Routledge.
  • Teodoro, V., Rosa, V., Sampaio Maia, J., & Mascarenhas, D. (2022). Testing PISA tests: a study about how secondary and college students answer PISA items in mathematics and science. In: António Teodoro (Ed.), Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance. Risks, Limitations, and Humanistics Alternatives (pp. 104-125). Routledge.
  • Rosa, V., & Araújo, A. (2022). OECD and Education: How PISA is becoming a ‘Big Science’ project. In António Teodoro (Ed.), António Teodoro (Ed.), Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance. Risks, Limitations, and Humanistics Alternatives (pp. 170-179). Routledge.
  • Rosa, V. (2021). A participação portuguesa no inquérito internacional PIRLS (2011-2016). In Martínez, T., García, S., Almenara, M., & Campos, J. (2021). Estudios sobre innovación e investigación educativa (pp. 55-67). Editorial Dykinson

Communications at international events

  • Rosa, V. (2022, 9-11 fevereiro). International Computer and Information Literacy Study (ICILS): avaliação do conhecimento de tecnologia da informação e comunicação de alunos e professores. Comunicação apresentada no XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal – A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Rosa, V., & Mariano, E. (2021, 17-19 novembro). Artes marciais e desportos de combate no âmbito escolar: o preconceito de gênero em questão. Comunicação apresentada no VII Jornada Brasileira de Sociologia. Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil.
  • Rosa, V. (2021, 11-13 novembro). A dopagem no desporto: entre a culpabilidade individual e a responsabilidade coletiva. Comunicação apresentada no XVI SIEFLAS 2021: Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde – Compreender, Intervir, Transformar, Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira.
  • Rosa, V. (2021, 28-29 outubro). O PISA e a literacia financeira: os resultados de Portugal. Comunicação apresentada no II Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania, Universidade Lusófona de Lisboa.
  • Júnior, A., Mariano, E., Silva, F., Oliveira, A., Silva, S., Souza, S., Rosa, V., & Monteiro, L. (2021, 28-29 outubro). O conteúdo lutas no ensino médio: a percepção discente sobre o impacto de práticas pedagógicas no componente físico-motor. Comunicação apresentada no II Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania, Universidade Lusófona de Lisboa.
  • Mariano, E., Oliveira, A., Júnior, A., Silva, F., Souza, S., Rosa, V., & Monteiro, L. (2021, 28-29 outubro). Festival de artes marciais e esportes de combate na escola: competição versus educação. Comunicação apresentada no II Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania, Universidade Lusófona de Lisboa.
  • Mariano, E., Rosa, V., Rizzo, D., & Monteiro, L. (2021, 14-16 outubro). Elas podem se machucar: as lutas no combate ao preconceito de gênero na educação física escolar. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Movimentos Docentes, IV SEPAD (Estágios, Práticas e Aprendizagem em Docência) e II PRATI (Práticas Docentes Compartilhadas), Brasil.
  • Rosa, V. (2021, 4-5 outubro). A criação do mundo segundo o Tratado sobre a Reintegração dos Seres. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional de Literatura e Religiosidade. Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.
  • Rosa, V. (2021, 14-16 setembro). As artes marciais e os desportos de combate em Portugal: antes e depois do 25 de abril de 1974. Comunicação apresentada no 24th Congress of the European Committee for Sports History, do Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
  • Lopo, T., & Rosa, V. (2021, 15-17 de setembro). “O PISA: discursos e práticas dos diretores, coordenadores e alunos de escolas portuguesas”. Comunicação apresentada no CONLAB 2020 – XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro e 3.º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa, Coimbra)
  • Rosa, V. (2021, 03 June). PISA, big data e industrialização da educação. Comunicação apresentada na International Conference on Politics and History of Education: Transfer, Transnationalization and Transformation of Education Policies (1945-2018), University of La Laguna, Tenerife.
  • Rosa, V., & Lopo, T. T. (2021, 25-27 maio). The Portuguese participation in the international PISA survey: Discourses and practices of principals, coordinators and students. Comunicação apresentada na International Conference Sociology of Education in Southern Europe: A Step Forward (SESE Conference), Università Cattolica del Sacro Cuore, Milão.
  • Rosa, V. (2021, 23 abril). Sport in Portugal and the social impacts. Comunicação apresentada na 2nd International Conference Sport4Impact – SPORT AS A VEHICLE FOR SOCIAL IMPACT, Milão.
  • Rosa, V., & Lopo, T. (2021, 29 março). Os discursos e as práticas dos diretores, coordenadores e alunos das escolas portuguesas no âmbito da participação no inquérito internacional PISA. Comunicação apresentada no XI Congresso Português de Sociologia, 29-31 de março.
  • Rosa, V. (2021, 31 março). Análise sociológica das Artes Marciais e Desportos de Combate em Portugal: O estudo de caso do aikido, judo e lutas amadoras. Comunicação apresentada no XI Congresso Português de Sociologia, 29-31 de março.
  • Rosa, V. (2021, março). PISA: avaliação em larga escala e mudança educativa. Comunicação apresentada no IV International Conference Learning and Teaching in Higher Education ‘Students and Teachers’, Universidade de Évora, 24 e 25 de março
  • Rosa, V. (2021, fevereiro). A participação portuguesa no International Computer and Information Literacy Study (ICILS). Comunicação apresentada na VII Conferencia Ibérica de Innovación en Educación con TIC (ieTIC2021), Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madrid, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Universidade de Salamanca e Universidade Aberta, 18 e 19 de fevereiro.
  • Lopo, T., & Rosa, V. (2021, fevereiro). PISA as Big Science. Comunicação apresentada no IV ISA Forum of Sociology, Porto Alegre (Brasil), 23-28 february.
  • Rosa, V. (2021, 27 janeiro). A participação de Portugal no PISA: políticas, práticas e problemáticas. Comunicação apresentada no XXVIII Colóquio 2021 da AFIRSE Portugal, Educação e Idades da Vida – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea, 26-29 janeiro.
  • Rosa, V. (2021, 6 janeiro). Os desafios associados à Educação Física e Desporto na atualidade. Comunicação apresentada no âmbito da licenciatura em Desporto, Unidade Curricular Antropologia e História do Desporto, da Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto. URL: Watch video.
  • Rosa, V. (2020, dezembro). A participação do portuguesa no inquérito internacional PIRLS (2011-2016). Comunicação apresentada no XIV Congresso Internacional Educação e Inovação – Rumo a uma Educação Sustentável. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra e Universidade de Granada, 9-11 de dezembro.
  • Dantas, L., Rosa, V., Lopo, T.T., Leal, M., & Almeida, E. (2020, novembro). A literacia de leitura: análise dos referenciais de avaliação do PISA e dos currículos nacionais de Portugal e do Brasil.Comunicação apresentada no 3rdWCCES Symposium, TEACHERS, TEACHING PROFESSION, AND COMPARATIVE EDUCATION: Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom amidst Emerging Issues related to COVID-19.CeiED/ULHT, 25-27 november 2020.
  • Rosa, V., Maia, J. S., & Mascarenhas, D. (2020, novembro). A participação de Portugal no inquérito internacional PIRLS (2011-2016).Comunicação apresentada no 3rdWCCES Symposium, TEACHERS, TEACHING PROFESSION, AND COMPARATIVE EDUCATION: Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom amidst Emerging Issues related to COVID-19. CeiED/ULHT, 25-27 november 2020.
  • Rosa, V. (2020, outubro). Análise sociológica de práticas de combate dual em Portugal: o estudo de caso dos praticantes avançados de judo e aikido. Comunicação apresentada no webinar internacional subordinado ao tema “Diálogos entre a pesquisa e atuação profissional nas LAMEC”, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate (GEPLAMEC) do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, 30 de outubro. Disponível aqui.
  • Rosa, V.; Maia, J. S., & Mascarenhas, D. (2020). O contributo dos inquéritos internacionais na área da educação (PISA, TIMSS e PIRLS) para a formação dos docentes. In: Carla Galego (Eds.). Atas do Congresso Internacional Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de Professores (pp. 102-108). Lisboa: Edições Universitárias Lusófona.
  • Rosa, V. (2020). Análise sociológica de práticas de combate dual em Portugal: estudo de caso dos praticantes avançados do judo e do aikido. Relatório de Estágio Científico Avançado de Pós-Doutoramento em Sociologia. Lisboa: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) – Instituto Universitário de Lisboa. doi.org. Disponível aqui.
  • Rosa, V. (2020, jan.-fev.). As técnicas do corpo em Marcel Mauss e o campo desportivo. Comunicação apresentada no III Congresso Lusófono de Ciência das Religiões, “Religião, Ecologia e Natureza”, ULHT, 31 de janeiro a 05 de fevereiro.
  • Rosa, V.; Maia, J. S., & Mascarenhas, D. (2009, setembro). O contributo dos inquéritos internacionais na área da educação (PISA, TIMSS e PIRLS) para a formação dos docentes. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de Professores, CeiED/ULHT, 23-24 de setembro. doi: 10.5281/zenodo.3459825.
  • Rosa, V. (2018). “O ensino da língua portuguesa em França”, na Académie de Versailles, Versailles (08 e 09 de fevereiro)
  • Rosa, V. (2016). “Arts martiaux et sports de combat au Portugal”, Université Paris-Ouest Nanterre La Défense (6 de junho de 2016).
  • Rosa, V. (2015). “Novos fluxos migratórios”, CCPF, Paris (10 de outubro).
  • Rosa, V. (2015), “A missão da SCMParis”, SCMP, Paris (19 de novembro).

Communications at national events

  • Rosa, V. (2022). A representação do coração e o seu simbolismo esotérico. In: José de Brissos-Lino (Org.). Atas do II Congresso de Cristianismo Contemporâneo: antigas questões, novos desafios (pp. 28-40). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Maia, J. S., Mascarenhas, D., & Rosa, V. (2022, 26-29 abril). TALIS 2018: uma análise comparativa entre países europeus mediterrâneos. Comunicação apresentada no INW22 – Conference – Intercultural Week, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e Centro de Investigação & Inovação em Educação (InED).
  • Rosa, V. (2021, 4 de novembro). Desporto e lazer: em busca da excitação? Comunicação apresentada no V Curso de Preparação para Admissão ao Centro de Estudos Judiciários (CEJ), Centro de Investigação de Direito Privado (CIDP) e Centro de Investigação de Direito Penal e Ciências Criminais (CIDPCC) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
  • Rosa, V. (2021, 20-22 de setembro). O coração e o seu simbolismo esotérico. Comunicação apresentada no II Congresso Internacional de Cristianismo Contemporâneo: antigas questões, novos desafios, Universidade Lusófona de Lisboa.
  • Rosa, V. (2021, 20-23 julho). A participação portuguesa no International Computer and Information Literacy Study (ICILS). Comunicação apresentada no CIHELA 2021 XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação. Revolução, Modernidade e Memória: Caminhos da História da Educação. Associação de História da Educação de Portugal — HISTEDUP.
  • Rosa, V. (2021, 15-16 julho). Reading literacy assessment in Portugal and Brazil. Comunicação apresentada no International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021), Instituto Politécnico de Portalegre.
  • Rosa, V., Sampaio, J., Mascarenhas, D., & Teodoro, A. (2021, fevereiro). PISA, TIMSS e PIRLS: uma análise comparativa em Portugal. Comunicação apresentada no webinar online do CeiED, 10 de fevereiro.
  • Rosa, V. (2020, jan.-fev.). “As técnicas do corpo em Marcel Mauss”. Comunicação aprovada no III Congresso Lusófono de Ciência das Religiões, “Religião, Ecologia e Natureza”, ULHT, 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2020.
  • Rosa, V. (2020, jan.-fev.). “Analyse sociologique sur trois pratiques de combat duel”. Comunicação aprovada no XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal, Educação e Bem-Estar, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2020.
  • Rosa, V. (2020, jan.-fev.). Analyse sociologique de trois pratiques sportives (aïkido, judo, lutte) Portugal. Comunicação apresentada no XXVII colóquio “Educação e Bem-Estar”, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 30, 31 de janeiro e 01 de fevereiro.
  • Mascarenhas, D., Rosa, V., & Maia, J. S. (2019, outubro). O contributo do PISA, do TIMSS e do PIRLS na educação: balanços e perspetivas. Comunicação apresentada no Colóquio CIDInE – Inovação em educação: balanços e perspetivas futuras, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, 25-26 de outubro.
  • Rosa, V. (2019, outubro). Análise sociológica de três desportos de combate dual. Comunicação apresentada no 8.º Congresso Científico de Pedagogia do Desporto, Escola Superior de Educação de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, 25-26 de outubro.
  • Rosa, V. (2014). “Turismo desportivo: uma oportunidade de negócio”, Mesa-Redonda, na ULHT, Lisboa (21-22 de fevereiro).

Other publications

  • Rosa, V. (2022). A representação do coração e o seu simbolismo esotérico. In: José de Brissos-Lino (Org.). Atas do II Congresso de Cristianismo Contemporâneo: antigas questões, novos desafios (pp. 28-40). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Mariano, E., Oliveira, A., Júnior, A., Silva, F., Souza, S., Rosa, V., & Monteiro, L. (2022). Festival de artes marciais e esportes de combate na escola: competição versus educação. In: Serrão, J., Neves, M., Bracons, H., Brás, J., & Cabral, A. (Eds.) Ebook do II Congresso Internacional de Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania (pp. 271-279), Universidade Lusófona de Lisboa.
  • Júnior, A., Silva, F., Souza, S., Rosa, V., & Monteiro, L. (2022). O Conteúdo das Lutas no Ensino Médio: A percepção discente sobre o impacto de práticas pedagógicas nas capacidades físicas. In: Serrão, J., Neves, M., Bracons, H., Brás, J., & Cabral, A. (Eds.). Ebook do II Congresso Internacional de Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania (pp. 334-345), Universidade Lusófona de Lisboa.
  • Rosa, V, & Ferraz, R. (2022). Análise sociológica das artes marciais e desportos de combate em Portugal. In: Atas do XI Congresso Português de Sociologia: Identidades ao rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescentes, Lisboa, 29 a 31 de março de 2021, 1-20.
  • Rosa, V. (2022). O PISA e a Literacia Financeira. In Serrão, J., Neves, M., Bracons, H., Brás, J., & Cabral, A. (Eds.). Ebook do II Congresso Internacional de Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania (pp. 160-170), Edições Universitárias Lusófonas.
  • Rosa, V., & Ferraz, R. (2022). Comissão Diretiva das Artes Marciais: o controle e a fiscalização das artes marciais e desportos de combate em Portugal. Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo.6049183
  • Rosa, V. (2022). A participação de Portugal no PISA: políticas, práticas e problemáticas. In: Cavaco, C., Costa, F., Marques, J., Viana, J., Marreiros, R., Faria, A. R. (2022). Educação e Idades da Vida – Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea. Atas do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 603-612). Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Rosa, V. (2021). A dopagem no desporto em Portugal: entre a culpabilidade individual e a responsabilidade coletiva. In: Hélio Antunes, Ricardo Alves e Hélder Lopes (Eds.). Livro de Resumos do XVI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (pp. 54-55). Universidade da Madeira.
  • Rosa, V. (2021). A participação portuguesa no International Computer and Information Literacy Study (ICILS). In CIHELA 2021 XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação. Revolução, Modernidade e Memória: Caminhos da História da Educação – Livro de Resumos (p. 406). Associação de História da Educação de Portugal — HISTEDUP.