
3º Simpósio WCCES (Virtualmente através do Zoom)
WCCES | 25 de Novembro | António Nóvoa
WCCES | 26 de novembro | Mariano Fernandez Enguita
WCCES | 27 de novembro | Malak Zaalouk
Professores, Profissão Docente e Educação Comparada: Promover a Educação para os Valores e Fomentar a Liberdade Académica no contexto das Questões Emergentes relacionadas com a COVID-19
Conferências associadas
1ª Conferência Internacional da Associação Mundial para a Paz pela Educação Comparada
6ª Conferência Internacional da Sociedade de Educação Comparada do Oceano Índico
3ª Conferência do Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Secção de Educação Comparada
Data
25 a 27 de novembro, 2020
INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Link: https://bit.ly/398brRr
Senha: 245241
É imprescindível que todos os participantes tenham uma conta básica na plataforma Zoom (gratuita), para que tenham um melhor acesso a todas as sessões paralelas.
Tema do Simpósio
O advento da Wikipedia, do Google e de várias instituições de ensino online estão a desafiar o papel convencional do professor, que até então atuava como “sábio no palco”. A informação está literalmente nas mãos de quem aprende, porém, o desafio de converter tais informações em conhecimento ainda permanece. Até mesmo os sistemas de inteligência artificial de hoje não estão desenvolvidos o suficiente para substituir os professores humanos. É provável que várias componentes de ensino possam ser assumidas pela tecnologia nos próximos tempos. Contudo, o papel do professor humano como mentor, guia e investigador é difícil de substituir.
Na atual crise global da pandemia Covid-19, os professores dos vários níveis do sistema de ensino em todo o mundo enfrentam grandes desafios, tais como, continuar ou não na profissão, a necessidade de ajudar as futuras gerações de cidadãos a desenvolver valores humanos, lidando com as rápidas mudanças na tecnologia que afetam o seu papel, identidade e trabalho, libertando-se a si e aos seus alunos do controlo do consumismo alimentado pelos mercados mundiais. No âmbito da educação comparada, este simpósio visa atrair pontos de vista, experiências e perceções de investigação sobre a profissão docente em diferentes partes do mundo, olhando para estes desafios. As diferentes perspetivas culturais, linguísticas, políticas e geográficas ajudam a entender o papel multifacetado do professor de hoje e de amanhã (durante e depois da pandemia Covd-19).
Questões temáticas
Algumas questões, incluindo as seguintes, foram levantadas como guias de orientação para este simpósio:
- Como é que a profissão docente pode responder ao apelo dos ODS na promoção de ideias e de requisitos que sustentem a partilha de valores que cuidem dos nossos ambientes locais, globais, sociais e físicos no reconhecimento comum da humanidade?
- Como é que a profissão docente e os professores podem, no âmbito da educação comparada, promover e defender valores comuns reconhecendo a nossa dependência mútua?
- Que processos estão a ser desenvolvidos e/ou que podem ser propostos para impulsionar o impacto construtivo dos sistemas educacionais em diferentes partes do mundo durante e após a pandemia Covid-19?
- Como é que a tecnologia pode ser concebida como uma ferramenta eficaz para ajudar a alcançar os valores e objetivos humanistas?
- Qual o papel que a educação comparada/educadores/investigadores pode ter na proteção e promoção da liberdade dos professores quando esta está ameaçada?
- Como é que o pensamento autónomo e critico pode ser aplicado no ensino e na investigação para promover e assegurar a liberdade académica?
- Que comparações transnacionais da educação para os valores são realizadas nos níveis mais baixos e superiores do sistema de ensino?
- Quais são as implicações para a equidade de género e para a educação de valores, na estrutura da profissão de docente, que em muitos contextos nacionais é caracterizada por uma feminização dos níveis inferiores do sistema de ensino, enquanto os níveis superiores, em especial nas universidades, são dominados por professores e investigadores do sexo masculino?
Datas Importantes
- Submissão de propostas –
31 de outubro 202010 de novembro - Notificação de aceitação – 15 de novembro 2020
- Inscrições – até 20 de novembro 2020
- 3º Simpósio WCCES – 25-27 de novembro 2020
- Envio de texto completo – 31 de março 2021
Submissão de Propostas de Comunicação
O resumo da comunicação a submeter deverá ter até 300 palavras e deve estar enquadrado na temática do 3º Simpósio WCCES. As propostas podem ser submetidas numa das seguintes línguas de trabalho: português, inglês, espanhol e francês.
A submissão de propostas faz-se através da plataforma Easy Chair.
Se ainda não está inscrito nesta plataforma, deve começar por fazer o registo. Só depois poderá enviar o resumo com a sua proposta de comunicação.
Os autores podem ainda submeter os textos completos com a possibilidade de serem publicados numa de três revistas de Educação Comparada:
- Artigos de 6.000 palavras no Global Comparative Education: Journal of the WCCES;
- Artigos pequenos de 3.000 palavras no World Voices Nexus: The WCCES Chronicles;
- Artigos de pelo menos 6.000 palavras com capítulos em um ou mais volumes editados no WCCES Brill-Sense book series.
A publicação dos textos completos depende de um processo rigoroso de revisão por pares. Os textos devem ser enviados para revisão até dia 31 de março de 2021 para o seguinte e-mail: publications@wccesonline.org.
NOTA: Cada participante poderá apenas ser autor/coautor no máximo de duas propostas aceites.
Inscrição
A inscrição é gratuita, mas obrigatória, para os estudantes e participantes oriundos de países de baixo-rendimento e médio-baixo rendimento.
Para os restantes participantes (países de médio-elevado rendimento e elevado-rendimento) a inscrição terá um valor simbólico de 40 EUR (Lista do Banco Mundial, junho 2020).
Inscrição no Congresso Aqui
Estudantes | Gratuito |
---|---|
Participantes oriundos de países de baixo rendimento e de médio-baixo rendimento | Gratuito |
Participantes oriundos de países de médio-elevado rendimento e de elevado rendimento | 40 EUR |
Para mais informação: f6190@ulusofona.pt
Tags: 2020