Atividade com o Grupo de Escolas Passos Manuel no Museu de Geologia de Lisboa
No âmbito do projeto de investigação da FCT CARIM, Arte Contemporânea: Um caminho para a Museologia Inclusiva. [FCT 2022.04615.PTDC, P.I. Marta Jecu, investigadora do CeiED], foi organizada uma ação educativa com um grupo de crianças de 8 anos no Museu Geológico de Lisboa, no dia 8 de novembro de 2023.
A ação representa uma colaboração entre o agrupamento de escolas Passos Manuel, o Departamento de Museologia e o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento CeiED – ULHT. A ação foi concebida pelas investigadoras do Ceied Roberta Gonçalves, Margarida Belchior e Marta Jecu.
A ação educativa decorreu em torno da projeção da obra artística (nomeadamente uma animação digital) do artista indígena brasileiro Gustavo Caboco: Kanau’Kyba (2021) a um grupo de crianças. O filme descreve a visão do mundo mineral e natural na perspetiva dos conhecimentos, tradições e cosmogonias indígenas. O objetivo da ação educativa é transmitir este conhecimento às crianças e, neste sentido, alargar a visão que o próprio museu oferece aos visitantes, com uma perspetiva extra-europeia, ampliando as referências em torno do mundo mineral e da produção de conhecimento que a tradição museológica proporciona.
A metodologia de trabalho com as crianças incluiu, para além da projeção da animação do artista Gustavo Caboco, uma imersão colectiva comentada na visão cosmológica indígena (com uma gravação imersiva da voz do artista e outros sons), orientada pela psicanalista Roberta Gonçalves (Univ. Lusofona, Departamento de Museologia), seguida da aplicação de uma metodologia ativa de aprendizagem experimental baseada no sociodrama (orientada pela professora Margarida Belchior (Univ. Lusofona, Ceied), onde foram encenadas noções como ‘museu’, ‘pedra’, ‘terra’, ‘universo’.
Datas: 8 de novembro, das 10h às 12h30.
Local: Museu de Geologia de Lisboa
- Academia das Ciências 19, 2º andar.