AVAL: Avaliação Pedagógica, Resultados Escolares e Literacia de Leitura
Foi um dos quatro projetos semente de I&D recentemente premiado no âmbito de um concurso competitivo a desenvolver por investigadores integrados do CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento), e por alunos de doutoramento, financiados exclusivamente por fundos internos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, contribuindo para a realização dos objetivos gerais de desenvolvimento estratégico da unidade de investigação.
O projeto AVAL visa analisar o papel que a avaliação “da”, “para” e “enquanto” aprendizagem desempenha em relação à avaliação externa do desempenho escolar dos(as) estudantes e, em particular, compreender como uma avaliação externa, internacional, estandardizada e de larga escala, como o PISA, contribuiu para promover, entre os(as) professores(as) portugueses(as) e brasileiros(as), práticas e estratégias internas de avaliação da literacia de leitura dos(as) estudantes. Partindo da avaliação como elemento central de análise, o projeto de investigação tem como objetivo problematizar, de forma integrada, a construção dos resultados escolares em Portugal e no Brasil, tomando como ponto de partida a literacia de leitura em língua portuguesa.
O AVAL prevê uma parceria com os Grupos Lusófona e Ensinus e com a colaboração do Departamento de Cinema e Arte dos Media, Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação, ULHT. Prevê também uma articulação com duas ReLeCo (Comunidades de Aprendizagem e de Investigação): Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa (NELP) e Educação Desportiva, Corpo e Ética (EDCE). O projeto terá a duração de um ano e é constituído por uma equipe de investigadores com experiência na temática em apreço:
- Vítor Rosa, PhD, Investigador Integrado do CeiED/ULHT (Coordenador)
- Lucimar Dantas, PhD, Investigadora Integrada do CeiED/ULHT (Coordenadora)
- Teresa Teixeira Lopo, MsC, CeiED/ULHT (Membro da Equipa de Investigação, Bolseira de Investigação do Projeto Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015) financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia)
- Maria Clara Leal, MsC Student, Universidade de Lisboa (Membro da Equipa de Investigação)
- Everaldo Almeida, PhD Student, Doutoramento em Educação, ULHT (Membro da Equipa de Investigação)
- Elsa Estrela, PhD, Investigadora Integrada do CeiED/ULHT (Consultora do projeto)
- Maria Manuel Calvet Ricardo, PhD, Investigadora Integrada do CeiED/ULHT (Consultora do projeto)
Tags: 2020