• Início
  • Notícias
  • CANDIDATURAS(s) a Bolsa(s) de Iniciação à Investigação (BII_VeraocomCiencia_2022)

CANDIDATURAS(s) a Bolsa(s) de Iniciação à Investigação (BII_VeraocomCiencia_2022)

No âmbito do concurso em epígrafe, informa-se que, de acordo com o edital em referência, foram rececionadas oito (8) candidaturas, pelo que vimos, por este meio, dar conhecimento da seriação dos/as candidatos/as com base nos critérios estabelecidos, tendo resultado na seguinte ordenação:

CANDIDATOS/AS SELECIONADOS/AS:

  1. Maria João Tomás Rodrigues
  2. Henrique Godoy Alves de Souza
  3. Laura Lisandra Aguiar Sousa
  4. Lisa Nadia Roberta Pigozzi
  5. Marcelle Rossi de Mello Brandão

CANDIDATOS/AS SUPLENTES:

  1. Desirée Nobre Salasar
  2. Faranak Shiran
  3. Iury Mendonça Freire de França

Os/As candidatos/as selecionados/as para bolsa deverão de imediato comunicar a aceitação da mesma e confirmar a disponibilidade para desenvolver as atividades presencialmente no CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, no período de 1 a 30 de setembro de 2022 para o email secretariado.ceied@ulusofona.pt até às 17h do próximo dia 26 de julho. A não confirmação do candidato e/ou a desistência, implica a atribuição de bolsa ao candidato suplente seguinte.

Em caso de reclamação, os/as candidatos/as podem pronunciar-se por escrito no prazo máximo de 10 dias úteis, a contar da data de receção da respetiva comunicação, nos termos dos artigos 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo. Se nenhum dos/as candidatos/as supramencionados/as deduzir qualquer objeção do prazo legal, a deliberação se converterá em definitiva.
O Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) agradece aos(às) candidatos(as) o interesse manifestado e deseja a todos(as) os maiores sucessos académicos e/ou profissionais.

EURAXESS

Encontra-se aberto o concurso para a atribuição de cinco (5) Bolsas de Iniciação Científica para o curso de verão – Escolas de Ciência: Iniciação à investigação científica e experiências digitais para uma ciência de futuro, a decorrer entre os dias 1 e 30 de setembro de 2022. O concurso decorre no âmbito do Programa “Verão Com Ciência”, promovido pela FCT, com o objetivo de estimular a iniciação à atividade científica, estabelecendo as seguintes condições:

Requisitos de admissão:

Os/As estudantes que reúnam as condições para ser bolseiros de iniciação investigação (artº 5º e 6º do Regulamento de bolsas da FCT).

Plano de trabalhos

Assentes nos pilares da inovação, cultura, ensino e investigação as atividades de iniciação à I&D dos estudantes far-se-ão no contexto do projeto ReMASE (Research Methods in Advanced Studies in Education) e no contexto de projetos em cursos em quatro das oito ReLeCo – Research and Learnig Communities e de um Observatório que fazem parte da estrutura de investigação do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento. Essas ReLeCo são o NELP – Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa, a Sociomuseologia, o NEISE – Núcleo de Estudos em Inclusão Social e Educativa e o EDCE – Educação Desportiva, Corpo e Ética. O Observatório é o Op.Edu – Observatório das Políticas de Educação.

Legislação e regulamentação aplicável

Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento n.º 950/2019, de 29 de novembro, publicado em Diário da República n.º 241, 2.ª Série, de 16 de dezembro (https://dre.pt/application/file/a/127230968) (Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P.); Regulamento n.º 643/2021, de 30 de junho, publicado em Diário da República n.º 135, 2.ª Série, de 14 de julho (167281061 (dre.pt)); Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto (Regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras)

Local de exercício da atividade:

As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), sob a orientação científica da Doutora Carla Galego (Investigadora Integrada do CeiED).

Duração da(s) bolsa(s):

A bolsa terá a duração de 1 mês com início previsto a 1 de setembro de 2022.

Valor do subsídio de manutenção mensal

O montante da bolsa corresponde a 486,12 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A bolsa será paga por transferência bancária.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

Métodos de seleção:

A seleção dos/as candidatos/as será efetuada por um júri constituído pelo Doutora Carla Galego (Presidente), Doutora Lucimar Dantas (1º Vogal) e Doutora Maristela Simão (2ªVogal), com base na avaliação curricular, carta de motivação e curriculum vitae que corresponderá respetivamente a 70%, 20% e 10% da avaliação dos/as candidatos/as.

Forma de publicitação/notificação dos resultados

Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de projeto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e publicada na página eletrónica do CeiED.

Os candidatos podem reclamar no prazo de 5 dias úteis contados da afixação/publicitação da lista de classificação final.

O/a candidato/a aprovado/a será notificado/a através de correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto no período de 8/7/2022 a 15/07/2022.

Alargamento do prazo para a submissão de candidaturas até dia 20/7.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, acompanhadas do envio dos seguintes documentos:

  • Certificado de habilitações;
  • Carta de motivação
  • Curriculum Vitae;
  • Outros certificados de formação relevantes (se aplicável);
  • Comprovativo de inscrição num ciclo de estudos.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico, com a indicação no assunto do e-mail da referência do concurso (BII_VeraocomCiencia_2022), para o seguinte endereço: secretariado.ceied@ulusofona.pt