Bolsa de Investigação para Mestre CeiED (Ref.ª 2022.04615.PTDC)
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para Mestre, financiada por fundos nacionais através da FCT, I.P., no âmbito do projeto de I&D Arte Contemporânea – Um caminho para uma museologia inclusiva (CARIM), a ser desenvolvido no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e desenvolvimento – CeiED (Ref.ª 2022.04615.PTDC), nas seguintes condições:
Área Científica: Museologia; Arte Contemporânea; Estudos de Património; Historia da Arte Moderna e Contemporânea
Requisitos de admissão:
Os candidatos deverão possuir como requisitos obrigatórios:
- Habilitação académica necessária: Grau de Mestrado e estar matriculado/a no curso do doutoramento em Museologia, Arte Contemporânea, Estudos de Património. Historia da Arte Moderna e Contemporânea
- Experiência em atividades de investigação científica preferencialmente na área de Museologia, Arte Contemporanea, Estudos de Patrimonio. Historia e Teoria da Arte Moderna e Contemporânea.
Bem como, considerar-se-á como requisitos preferenciais:
- Domínio proficiente da língua portuguesa;
- Domínio (escrito e oral) da língua inglesa;
- Experiência em gestão de projetos, coordenação de processos de publicação, correspondência institucional, escrita acadêmica, transcrição de entrevistas.
- Valorizar-se-á experiência em atividades de web design e design gráfico.
Plano de trabalhos:
- Levantamento bibliográfico e criação de base de dados sobre linguagem e aprendizagem;
- Transcrição, codificação e análise de entrevistas;
- Colaboração no desenvolvimento de materiais para divulgação e publicação
- Manutenção e atualização de conteúdos de site dedicado ao projeto;
- Participação na elaboração de guiões, relatórios, publicações e de outros materiais pertinentes para o projeto.
- Participação na comunicação com várias instituições.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) – https://former.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro ; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (em vigor) https://former.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt republicado em anexo ao Regulamento nº 950/2019, no Diário da República , 2ª série, nº 241, de 16 de Dezembro de 2019, com a redação atual).
Local de exercício da atividade: As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona, em Lisboa, sob a orientação científica da Doutora Marta Jecu (Coordenadora Científica do Projeto de I&D).
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses com início previsto em 10 de julho de 2023. O contrato de bolsa poderá ser renovado por iguais ou diferentes períodos de acordo com as disponibilidades financeiras e as necessidades científicas do projeto.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1199,64€ euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/wp-content/uploads/2023/02/Tabela-de-Valores-SMM_2023.pdf). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.
A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária.
O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.
Métodos de seleção:
A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pela Doutora Marta Jecu A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pela Doutora Marta Jecu (Coordenadora Científica do Projeto I&D), Doutora Margarida Brito Alves (membro da equipa de investigadores do projeto) e Doutora Judite Primo (membro da equipa de investigadores do projeto).
A seleção dos candidatos far-se-á pela aplicação dos métodos da avaliação curricular e da carta de motivação. A avaliação curricular valerá 75% da nota final e a carta de motivação 25%. Caso o júri opte por entrevistar os candidatos, a avaliação curricular corresponderá a 50%, a carta de motivação 25% e a entrevista 25% no total da avaliação dos candidatos.
Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de projeto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e publicitada na página eletrónica do CeiED.
Os candidatos podem reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da afixação/publicitação da lista de classificação final.
O/a candidato/a aprovado/a será notificado/a através de correio eletrónico.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 25/05/2023 a 07/06/2023.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, acompanhadas do envio dos seguintes documentos:
- Curriculum Vitae;
- Cópia de certificado de habilitações académicas;
- Carta de motivação;
- Comprovativo de inscrição em curso conferente ou não conferente de grau académico nas áreas indicadas nos requisitos de admissão;
- Outros documentos que os candidato(a) considerem relevantes;
As candidaturas deverão ser remetidas por correio electrónico, com a indicação no assunto do e-mail da referência do concurso (Ref.ª BI_Mestre_2022.04615.PTDC _CARIM), para o endereço: maria.leal@ulusofona.pt