• Início
  • Notícias
  • Edital | BOLSA DE INVESTIGAÇÃO – Ref.ª BI_Mestre_COFAC/ILIND/CeiED/1/2022

Edital | BOLSA DE INVESTIGAÇÃO – Ref.ª BI_Mestre_COFAC/ILIND/CeiED/1/2022

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para mestre, no âmbito do projeto “Participação das Crianças na Preservação do Rio: Cidades mais Inclusivas e Resilientes” (riverChild), financiado pela 3ª edição do Concurso Seed Funding ILIND, a ser desenvolvido no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e desenvolvimento – CeiED (Ref.ª BI_Mestre_COFAC/ILIND/CeiED/1/2022), nas seguintes condições:

Área Científica: Urbanismo


Requisitos de admissão:

Os candidatos deverão possuir como requisitos obrigatórios:

  1. Habilitação académica necessária: Licenciatura na área de Geografia e Desenvolvimento Urbano, Mestrado na de área Geografia e Desenvolvimento Urbano, frequência no Doutoramento de Urbanismo (fator preferencial);
  2. Domínio proficiente da língua portuguesa;
  3. Domínio (escrito e oral) da língua inglesa;
  4. Domínio teórico-empírico sobre a área científica requerida (privilegia-se anteriores experiências de trabalho de investigação em projetos na mesma área); (fator preferencial);
  5. Capacidade de utilização de software de sistemas de informação geográfica, nomeadamente ArcGis (fator preferencial);
  6. Experiência em métodos de investigação qualitativos;
  7. Experiência em recolha e tratamento de informação com vista à construção de conteúdos para plataformas digitais (bases de dados, websites e/ou redes sociais).

Plano de trabalhos:

  1. Localização e levantamento de textos primários, bem como recolha e tratamento de informação de natureza diversa para inserção na base de dados;
  2. Leitura, tratamento e discussão de informação documental sobre processos participativos, envolvimento de crianças e diversos aspetos relatos;
  3. Realização de inquéritos e entrevistas com diferente stakeholders;
  4. Tratamento e análise dados multivariados através de software estatístico, nomeadamente SPSS;
  5. Desenvolvimento de exercícios de modelação espacial (ArcGIS);
  6. Desenvolvimento e organização do trabalho de campo (análise qualitativa espacial);
  7. Gestão de suportes de comunicação e edição dos mesmos em articulação com a estratégia de comunicação e disseminação do Projeto riverChild. 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) – http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro ; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (em vigor) http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt republicado em anexo ao Regulamento nº 950/2019,  no Diário da República , 2ª série, nº 241, de 16 de Dezembro de 2019, com a redação atual), e do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade Lusófona.

Local de exercício da atividade: As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona, sob a orientação científica do Doutor Carlos Smaniotto Costa (Coordenador do Projeto).

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses com início previsto em 15 de fevereiro de 2023. O contrato de bolsa poderá ser renovado por iguais ou diferentes períodos de acordo com as disponibilidades financeiras e as necessidades científicas do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1144,64 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

Métodos de seleção:

A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pelo Doutor Carlos Smaniotto Costa (Coordenador do Projeto), Doutor Diogo Mateus (Diretor da Formação em Urbanismo) e Doutor Mohammed Bazine Boubezari (Coordenador Pedagógico do Urbanismo) com base na avaliação curricular, eventualmente complementada por entrevista. A avaliação curricular valerá 75% da nota final e a entrevista 25%. Caso o júri opte por não entrevistar os candidatos, a avaliação curricular corresponderá a 100% da avaliação dos candidatos.

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de projeto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e publicitada na página eletrónica do CeiED.

Os candidatos podem reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da afixação/publicitação da lista de classificação final.

O/a candidato/a aprovado/a será notificado/a através de correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 07/02/2023 a 13/02/2023

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, acompanhadas do envio dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae;
  • Cópia de certificados de habilitações académicas;
  • Certificados de formação
  • Comprovativo de inscrição num ciclo de estudos.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio electrónico, com a indicação no assunto do e-mail da referência do concurso (Ref.ª BI_Mestre_COFAC/ILIND/CeiED/1/2022), para o seguinte endereço: maria.leal@ulusofona.pt