CALL FOR PAPERS – CONGRESSO INTERNACIONAL PISA

CANCELADO

14 e 15 maio, 2020

Auditório Professor José Araújo | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa – Portugal

Uma história de sucesso? PISA, avaliação em larga escala e mudança educativa

Nos dias 14 e 15 de maio de 2020, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, acolhe o Congresso Internacional Uma história de sucesso? PISA, avaliação em larga escala e mudança educativa. O evento, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), enquadra-se nas atividades do projeto de investigação financiado pela FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CED-EDG/30084/2017), Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015).

Convida-se toda a comunidade académica, educativa e potenciais interessados a submeter trabalhos num dos quatro eixos temáticos do Congresso, lembrando que a data limite para submissão de proposta de comunicação e póster termina em 31 de março.

TEMA DO CONGRESSO

Grandes estudos internacionais, como o PISA (Programme for International Student Assessment), o TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study), o PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study) ou o TALIS (Teaching and Learning International Survey), ainda que recentes na sua implementação, tornaram-se uma das principais tecnologias de governação nos campos da educação e formação, influenciando decisores políticos, gestores escolares e os media. Em linha com o aumento dos países participantes nesses inquéritos, também o número de organizações responsáveis pela sua operacionalização, gestão e realização tem vindo a crescer e inclui, atualmente, uma extensa rede de atores públicos e privados, entre os quais, se incluem a OCDE, a IEA, a SACMEQ, a Unesco e o Banco Mundial. Essa dimensão de governação global, no seu papel formador de políticas educativas e de mediador internacional do conhecimento e articulada ao exercício de um tipo particular de regulação tem, não obstante, sido questionada por uma vasta literatura crítica internacional. Neste enquadramento geral, o Congresso propõe a análise e discussão do tema das avaliações internacionais em larga escala na sua relação com a mudança educativa.

EIXOS TEMÁTICOS DO CONGRESSO

As propostas de participação no Congresso devem estar enquadradas num dos seguintes eixos temáticos:

  • Big Science, Big Data e os Inquéritos Internacionais na Educação
  • A influência dos Inquéritos (PISA, TIMSS e PIRLS) na formação de professores, nos exames e nas práticas escolares
  • Literacia, o PISA e a Regulação das Políticas de Educação
  • Agenda mediática e o discurso dos stakeholders sobre o PISA

PROGRAMA

O programa do Congresso pode ser consultado brevemente.

DATAS IMPORTANTES

Até 31 março
Submissão Comunicação/Póster
Até 15 abril
Notificação Comunicação/Póster*
Até 30 abril
Inscrições primeira fase
Até 13 maio
Inscrições segunda fase
14-15 maio
Inscrições terceira fase**
14-15 maio
Congresso
até 31 maio
Envio de texto completo***

* Os autores que tenham propostas de trabalho aceites pela Comissão Científica devem efetuar a inscrição e o pagamento no Congresso até dia 30 de abril.

** Necessária a apresentação do comprovativo de pagamento da inscrição no Congresso, no local de credenciação do evento.

*** O envio do texto completo é facultativo e deverá ser enviado depois da notificação de aceitação da proposta de comunicação. O texto a submeter deve estar de acordo com o modelo disponível. A Comissão Organizadora do evento reserva o direito de não publicar textos que não estejam de acordo com a norma e o formato definidos.

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

Existem duas modalidades de participação no Congresso: Comunicação e Póster. A submissão de propostas, em qualquer uma das modalidades, deverá estar enquadrada num dos eixos temáticos do Congresso. As propostas podem ser submetidas numa das seguintes línguas de trabalho: português, inglês e espanhol.

Comunicação

O resumo da comunicação deverá ter até 2000 caracteres (sem espaços incluídos). Devem ser indicadas até 5 palavras-chave.

O envio do texto completo para integrar o livro de Atas do Congresso, em formato digital, é facultativo.

O texto completo só deverá ser enviado para a Comissão Organizadora depois de o resumo da comunicação ter sido aprovado pela Comissão Científica do Congresso.

O texto completo deve ser enviado num ficheiro doc do Microsoft Word, utilizando o modelo disponível AQUI.

Os textos podem ser escritos numa das três línguas do Congresso: português, inglês e espanhol.

Póster

O resumo da comunicação em póster deverá ter até 2000 caracteres (sem espaços incluídos). Deverá apresentar a descrição concisa do trabalho; os objetivos, a metodologia, análise e descrição de resultados; e reflexão final.

O póster a apresentar no Congresso deverá ter as dimensões de 100x90cm. Pode conter fotos, gráficos e texto, desde que a visualização não seja prejudicada. O póster deve ainda obedecer às seguintes normas:

  • Título em letras maiúsculas visível a 2 metros de distância;
  • Nome e instituição dos/as autores/as, também em destaque e logo abaixo do título;
  • Descrição concisa do trabalho, sempre com letras, figuras, tabelas, suficientemente grandes para a leitura a uma distância de pelo menos 1 metro;
  • Objetivo(s) do trabalho;
  • Metodologia, análise e descrição dos resultados;
  • Reflexão final/conclusão;
  • Referências bibliográficas.

O póster deve ser entregue no local de receção e credenciação dos participantes, o mais tardar até ao primeiro dia do evento: 14 de maio.

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE PARTICIPAÇÃO NO CONGRESSO

A submissão de propostas, nas duas modalidades de participação no Congresso, faz-se através da plataforma EasyChair.

Se ainda não está inscrito nesta plataforma, deve começar por fazer o registo. Só depois poderá enviar o resumo com a sua proposta de comunicação.

NOTA: Cada participante poderá apenas ser autor/a ou /coautor/a no máximo de duas propostas aceites.

VALORES DA INSCRIÇÃO

Participação sem comunicação

Até 30 abril

Até 13 maio

14-15 maio

Professores/as, investigadores/as e profissionais

70€

80€

100€

Estudantes*

20€

30€

40€

Participação com comunicação

Professores/as, investigadores/ase profissionais

80€

100€

120€

Estudantes*

30€

40€

50€

*Mediante envio do comprovativo institucional desse estatuto ou fotocópia do cartão de estudante atualizado. Os pós-doutorados não se incluem neste grupo.

INSCRIÇÃO

A inscrição e pagamento no Congresso deve ser feito brevemente aqui.

JANTAR SOCIAL

O jantar social terá lugar no dia 14 de maio e tem um custo adicional de 35€ por pessoa.

O registo e o pagamento do jantar social deverão ser realizados no ato da inscrição.

COMISSÃO CIENTÍFICA

  • Ana Benavente, Universidade Lusófona, Portugal
  • Ana Carita, Universidade Lusófona, Portugal
  • Ana Sofia António, Universidade Lusófona, Portugal
  • António Teodoro, Universidade Lusófona, Portugal
  • Carla Galego, Universidade Lusófona, Portugal
  • Daniela Mascarenhas, Instituto Politécnico do Porto
  • Elsa Estrela, Universidade Lusófona, Portugal
  • Glória Ramalho, Universidade Lusófona, Portugal
  • João Sampaio Maia, Universidade Lusófona, Portugal
  • João Horta Neto, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasil
  • Maria Manuel Calvet Ricardo, Universidade Lusófona, Portugal
  • Rosa Serradas Duarte, Universidade Lusófona, Portugal
  • Vitor Duarte Teodoro, Universidade Lusófona, Portugal
  • Vitor Rosa, Universidade Lusófona, Portugal

COMISSÃO ORGANIZADORA

  • Carla Galego, Universidade Lusófona, Portugal (coord.)
  • Ana Lourdes, Universidade Lusófona, Portugal
  • Elsa Estrela, Universidade Lusófona, Portugal
  • Filipa Lourenço, Universidade Lusófona, Portugal
  • Lucas Pena, Universidade Lusófona, Portugal
  • Maria Manuel Ricardo Calvet, Universidade Lusófona, Portugal
  • Teresa Teixeira Lopo, Universidade Lusófona, Portugal
  • Vitor Rosa, Universidade Lusófona, Portugal

SECRETARIADO

secretariado.ceied@ulusofona.pt

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