
CALL FOR PAPERS – CONGRESSO INTERNACIONAL PISA
14 e 15 maio, 2020
Auditório Professor José Araújo | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa – Portugal
Uma história de sucesso? PISA, avaliação em larga escala e mudança educativa
Nos dias 14 e 15 de maio de 2020, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, acolhe o Congresso Internacional Uma história de sucesso? PISA, avaliação em larga escala e mudança educativa. O evento, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), enquadra-se nas atividades do projeto de investigação financiado pela FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CED-EDG/30084/2017), Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015).
Convida-se toda a comunidade académica, educativa e potenciais interessados a submeter trabalhos num dos quatro eixos temáticos do Congresso, lembrando que a data limite para submissão de proposta de comunicação e póster termina em 31 de março.
TEMA DO CONGRESSO
Grandes estudos internacionais, como o PISA (Programme for International Student Assessment), o TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study), o PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study) ou o TALIS (Teaching and Learning International Survey), ainda que recentes na sua implementação, tornaram-se uma das principais tecnologias de governação nos campos da educação e formação, influenciando decisores políticos, gestores escolares e os media. Em linha com o aumento dos países participantes nesses inquéritos, também o número de organizações responsáveis pela sua operacionalização, gestão e realização tem vindo a crescer e inclui, atualmente, uma extensa rede de atores públicos e privados, entre os quais, se incluem a OCDE, a IEA, a SACMEQ, a Unesco e o Banco Mundial. Essa dimensão de governação global, no seu papel formador de políticas educativas e de mediador internacional do conhecimento e articulada ao exercício de um tipo particular de regulação tem, não obstante, sido questionada por uma vasta literatura crítica internacional. Neste enquadramento geral, o Congresso propõe a análise e discussão do tema das avaliações internacionais em larga escala na sua relação com a mudança educativa.
EIXOS TEMÁTICOS DO CONGRESSO
As propostas de participação no Congresso devem estar enquadradas num dos seguintes eixos temáticos:
- Big Science, Big Data e os Inquéritos Internacionais na Educação
- A influência dos Inquéritos (PISA, TIMSS e PIRLS) na formação de professores, nos exames e nas práticas escolares
- Literacia, o PISA e a Regulação das Políticas de Educação
- Agenda mediática e o discurso dos stakeholders sobre o PISA
PROGRAMA
O programa do Congresso pode ser consultado brevemente.
DATAS IMPORTANTES
- Até 31 março
- Submissão Comunicação/Póster
- Até 15 abril
- Notificação Comunicação/Póster*
- Até 30 abril
- Inscrições primeira fase
- Até 13 maio
- Inscrições segunda fase
- 14-15 maio
- Inscrições terceira fase**
- 14-15 maio
- Congresso
- até 31 maio
- Envio de texto completo***
* Os autores que tenham propostas de trabalho aceites pela Comissão Científica devem efetuar a inscrição e o pagamento no Congresso até dia 30 de abril.
** Necessária a apresentação do comprovativo de pagamento da inscrição no Congresso, no local de credenciação do evento.
*** O envio do texto completo é facultativo e deverá ser enviado depois da notificação de aceitação da proposta de comunicação. O texto a submeter deve estar de acordo com o modelo disponível. A Comissão Organizadora do evento reserva o direito de não publicar textos que não estejam de acordo com a norma e o formato definidos.
MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO
Existem duas modalidades de participação no Congresso: Comunicação e Póster. A submissão de propostas, em qualquer uma das modalidades, deverá estar enquadrada num dos eixos temáticos do Congresso. As propostas podem ser submetidas numa das seguintes línguas de trabalho: português, inglês e espanhol.
Comunicação
O resumo da comunicação deverá ter até 2000 caracteres (sem espaços incluídos). Devem ser indicadas até 5 palavras-chave.
O envio do texto completo para integrar o livro de Atas do Congresso, em formato digital, é facultativo.
O texto completo só deverá ser enviado para a Comissão Organizadora depois de o resumo da comunicação ter sido aprovado pela Comissão Científica do Congresso.
O texto completo deve ser enviado num ficheiro doc do Microsoft Word, utilizando o modelo disponível AQUI.
Os textos podem ser escritos numa das três línguas do Congresso: português, inglês e espanhol.
Póster
O resumo da comunicação em póster deverá ter até 2000 caracteres (sem espaços incluídos). Deverá apresentar a descrição concisa do trabalho; os objetivos, a metodologia, análise e descrição de resultados; e reflexão final.
O póster a apresentar no Congresso deverá ter as dimensões de 100x90cm. Pode conter fotos, gráficos e texto, desde que a visualização não seja prejudicada. O póster deve ainda obedecer às seguintes normas:
- Título em letras maiúsculas visível a 2 metros de distância;
- Nome e instituição dos/as autores/as, também em destaque e logo abaixo do título;
- Descrição concisa do trabalho, sempre com letras, figuras, tabelas, suficientemente grandes para a leitura a uma distância de pelo menos 1 metro;
- Objetivo(s) do trabalho;
- Metodologia, análise e descrição dos resultados;
- Reflexão final/conclusão;
- Referências bibliográficas.
O póster deve ser entregue no local de receção e credenciação dos participantes, o mais tardar até ao primeiro dia do evento: 14 de maio.
SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE PARTICIPAÇÃO NO CONGRESSO
A submissão de propostas, nas duas modalidades de participação no Congresso, faz-se através da plataforma EasyChair.
Se ainda não está inscrito nesta plataforma, deve começar por fazer o registo. Só depois poderá enviar o resumo com a sua proposta de comunicação.
NOTA: Cada participante poderá apenas ser autor/a ou /coautor/a no máximo de duas propostas aceites.
VALORES DA INSCRIÇÃO
Participação sem comunicação |
Até 30 abril |
Até 13 maio |
14-15 maio |
Professores/as, investigadores/as e profissionais |
70€ |
80€ |
100€ |
Estudantes* |
20€ |
30€ |
40€ |
Participação com comunicação |
|||
Professores/as, investigadores/ase profissionais |
80€ |
100€ |
120€ |
Estudantes* |
30€ |
40€ |
50€ |
*Mediante envio do comprovativo institucional desse estatuto ou fotocópia do cartão de estudante atualizado. Os pós-doutorados não se incluem neste grupo.
INSCRIÇÃO
A inscrição e pagamento no Congresso deve ser feito brevemente aqui.
JANTAR SOCIAL
O jantar social terá lugar no dia 14 de maio e tem um custo adicional de 35€ por pessoa.
O registo e o pagamento do jantar social deverão ser realizados no ato da inscrição.
COMISSÃO CIENTÍFICA
- Ana Benavente, Universidade Lusófona, Portugal
- Ana Carita, Universidade Lusófona, Portugal
- Ana Sofia António, Universidade Lusófona, Portugal
- António Teodoro, Universidade Lusófona, Portugal
- Carla Galego, Universidade Lusófona, Portugal
- Daniela Mascarenhas, Instituto Politécnico do Porto
- Elsa Estrela, Universidade Lusófona, Portugal
- Glória Ramalho, Universidade Lusófona, Portugal
- João Sampaio Maia, Universidade Lusófona, Portugal
- João Horta Neto, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasil
- Maria Manuel Calvet Ricardo, Universidade Lusófona, Portugal
- Rosa Serradas Duarte, Universidade Lusófona, Portugal
- Vitor Duarte Teodoro, Universidade Lusófona, Portugal
- Vitor Rosa, Universidade Lusófona, Portugal
COMISSÃO ORGANIZADORA
- Carla Galego, Universidade Lusófona, Portugal (coord.)
- Ana Lourdes, Universidade Lusófona, Portugal
- Elsa Estrela, Universidade Lusófona, Portugal
- Filipa Lourenço, Universidade Lusófona, Portugal
- Lucas Pena, Universidade Lusófona, Portugal
- Maria Manuel Ricardo Calvet, Universidade Lusófona, Portugal
- Teresa Teixeira Lopo, Universidade Lusófona, Portugal
- Vitor Rosa, Universidade Lusófona, Portugal
SECRETARIADO
secretariado.ceied@ulusofona.pt
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