
Chamada de Capítulos | Releco CIDATE – 30/07/2020
A apropriação e a transformação do território. Estado da Arte, Abordagens e Perspetivas
Âmbito
Com o intuito de investir na atividade redatorial – conjunta e individual, o núcleo de investigação CIDATE – A Ciência Cidadã na apropriação e compreensão do Território (Citizen science in understanding and transforming the territory) convida os membros do CeiED para submeterem textos que versem sobre as questões territoriais.
A compreensão da dimensão territorial é fundamental para o desenvolvimento sustentável e enriquecimento cultural. A CIDATE define como sua tarefa a melhor compreensão das estratégias de uso e gestão do território, bem como dos processos e mecanismos de construção e produção do espaço urbano, o que implica o estudo de várias temáticas, a adoção de diferentes abordagens e o desenvolvimento de múltiplas atividades. Uma lista de possíveis temáticas está disponível no site da CIDATE e é apresentada sobre os três principais eixos de investigação: conhecimento e capacitação, coesão e equidade e transformação e aproveitamento de recursos.
Esta chamada está dirigida aos alunos, professores e investigadores dos programas de mestrado, doutoramento e doutorados (até 8 anos após a defesa) em Educação, Museologia e Urbanismo e áreas afins sobre as questões do território e espaço – no seu amplo sentido. Para as contribuições da Museologia e Educação o tema “território/espaço” deve ser relevante e o foco da contribuição.
Serão aceitas reflexões individuais ou de grupo de autores, porém apenas de textos originais (que não estejam publicados ou em avaliação).
O livro deverá conter aproximadamente entre 12 e 15 contribuições, será open source, editado pelo CeiED na série Cultura e Território e publicado pelas Edições Universitárias Lusófonas.
Este volume dá continuidade da ideia concebida em 2018 de proporcionar aos doutorandos um amplo fórum para a discussão dos seus projetos de investigação e resultados intermediários. Para tal foi criado a secção “Investigações em curso” no volume preparado sob os auspícios do Projeto Cyberparks (www.cyberparks-project.eu). Ao todo foram recebidas 13 propostas das quais 10 foram selecionadas e intensivamente preparadas para publicação em 2019 (vol. III da série CULTURA & TERRITÓRIO, referência abaixo).
Processo e calendário
Os contributos serão aceitos em português e inglês (de preferência), para os quais a coordenação e os revisores convidados darão todo apoio necessário. O processo é constituído pelos seguintes passos:
# | Tarefa e requisitos | Prazo |
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1. | Sumário (entre 300 e 500 palavras) explicando o trabalho proposto, seus objetivos e metodologia aplicada, incluindo título, autor(es), cinco palavras-chave e até cinco referências. Para referências usar exclusivamente estilo APA | 30 de outubro 2020 |
2. | Avaliação por pares e comunicação aos autores da decisão de aceite (ou não) do contributo | 30 de novembro 2020 |
3. | Entrega do capítulo completo. Os capítulos devem ter entre 4000 (mín.) e 6000 palavras (máx.) e seguir as regras da APA. | 26 de fevereiro 2021 |
4. | Resultado da 2ª revisão por pares e acompanhamento dos contributos até a sua redação final | 30 de abril de 2021 |
5. | Previsão de publicação e disseminação | Setembro de 2021 |
Quando da comunicação do resultado da avaliação por pares (tarefa #2) será disponibilizada aos autores maiores informações para a preparação dos capítulos integrais.
Coordenação e comunicação
Carlos Smaniotto Costa e Nagayamma Aragão
Todo o contato e envio de material deve ser feito através dos e-mails: smaniotto.costa@ulusofona.pt e f6084@ulusofona.pt
Referência do volume publicado em 2019:
Menezes, M. & Smaniotto Costa, C. (Eds.) (2019). Neighbourhood & City – Between digital and analogue perspectives | Bairro & Cidade – Entre perspetivas digitais e analógicas. CyberParks Project. Series Culture and Territory (3). Lisbon: Lusófona University Press. 415 pages. ISBN 978-989-757-077-3. www.ceied.ulusofona.pt/en/serie-culture-and-territory.
Part III New approaches to Urban Spaces – Research in Progress