Conversa com o Comandante Carlos Almada Contreiras

Conversa com o Comandante Carlos Almada Contreiras

No dia 26 de setembro, no Auditório José Araújo na Universidade Lusófona, teve lugar a primeira ‘Conversa com’, iniciativa do projeto Utopias de Abril. A Revolução portuguesa e a Educação. O projeto Utopias de Abril propõe-se fazer um balanço crítico sobre as mudanças e o estado da educação em Portugal no período de transição democrática, entre 1974 e 1976.

Esta conversa teve por convidado o Comandante Carlos Almada Contreiras, Capitão-de-Mar-e-Guerra reformado e figura central na Revolução de Abril. O Comandante foi membro da Comissão Coordenadora Política do MFA, tendo participado na redação do Programa do MFA e indicado a canção “Grândola Vila Morena” como senha da operação militar “Fim do Regime”.

A Conversa foi apresentada e moderada por António Teodoro e contou com a presença da Doutora Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Estrutura de Missão para as Comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974. O Comandante Carlos Almada Contreiras apresentou uma comunicação intitulada: “Evolução do Pensamento Político do Movimento dos Capitães – A Operação Viragem Histórica. O Protocolo e o Movimento das Forças Armadas”. A apresentação contextualizou os antecedentes e a Guerra em África no verão de 1973, as fases da evolução do pensamento político do movimento dos capitães, o plano de operações no dia “D” (25 de abril de 1974) e os documentos da revolução, as alterações ao programa introduzidas na Pontinha e as leis constitucionais. A iniciativa terminou com uma curta sessão de perguntas e respostas.

Tags: