• Início
  • Notícias
  • Edital | BOLSA DE INVESTIGAÇÃO: Ref.ª BI_Mestre_ILIND_F+_EI_03_2022

Edital | BOLSA DE INVESTIGAÇÃO: Ref.ª BI_Mestre_ILIND_F+_EI_03_2022

Encontra-se aberto o concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para Mestre, no âmbito do projeto de I&D RePeME – E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal, financiado no âmbito do Concurso Excelência na Investigação do Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação (Ref.ª ILIND_F+_EI_03_2022), nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências da Educação 

Requisitos de admissão:

Os/as candidatos/as deverão possuir como requisitos obrigatórios:

  1. Habilitação académica necessária: Mestrado em Ciências da Educação ou áreas afins das Ciências Sociais que colaborem nas suas fronteiras disciplinares com as Ciências da Educação (e.g., Políticas Públicas, Sociologia, Psicologia).
  2. Inscrição em curso conferente de grau ou em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D.
  3. Domínio proficiente da língua portuguesa;
  4. Formação sólida em métodos quantitativos;
  5. Experiência de análise estatística de dados em software SPSS. 

Fatores preferenciais:

  1. Experiência de investigação adequada ao projeto;
  2. Bons conhecimentos da língua inglesa:
  3. Bons conhecimentos da língua francesa;
  4. Boa capacidade de comunicação, autonomia e sentido de responsabilidade.

Plano de trabalhos:

O/a Bolseiro/a desempenhará atividades no âmbito do apoio à organização e desenvolvimento técnico-científico do projeto, nomeadamente:

  1. Colaboração nas atividades de recolha de dados;
  2. Construção de bases de dados;
  3. Validação, tratamento e análise estatística de dados.

Legislação e regulamentação aplicável:

A bolsa é atribuída ao abrigo da Lei no 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação), na sua redação atual dada pelo DL nº123/2019, Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (Regulamento no 950/2019 de 16 de dezembro) e do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade Lusófona.

Local de exercício da atividade:

As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona, sob a orientação científica da Doutora Teresa Teixeira Lopo (Coordenadora Científica do projeto).

Duração da(s) bolsa(s):

A bolsa terá a duração de 3 meses com início previsto a 15 de outubro de 2023.

Valor do subsídio de manutenção mensal:

O montante da bolsa corresponde a 1199,64 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica. 

Métodos de seleção:

A seleção dos/das candidatos/as será efetuada por um júri constituído pela Doutora Teresa Teixeira Lopo (coordenação científica do projeto), Doutora Maria Neves Gonçalves (representante de instituição parceira do projeto/IPLUSO) e Doutor Paulo Sargento (representante de instituição parceira do projeto/CEAD).

A seleção das candidaturas far-se-á pela aplicação dos métodos da avaliação curricular e da entrevista, considerando:

  1. a) Avaliação curricular, face aos objetivos do projeto e à natureza das atividades a desenvolver e considerando os requisitos de admissão preferenciais, valorada de 1 a 10 pontos (50%);
  2. b) Carta de motivação, valorada de 1 a 10 pontos (20%);
  3. c) Entrevista de seleção, a realizar às três candidaturas com melhor classificação na avaliação curricular, para avaliação de conhecimentos e capacidades, valorada de 1 a 10 pontos (30%)

O júri reserva-se o direito de não atribuir a Bolsa se a qualidade das candidaturas for inferior à pretendida.

Forma de publicitação/notificação dos resultados:

Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de projeto de lista ordenada, afixada em local visível e público do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e publicitada na sua página eletrónica.

Os/as candidatos/as podem reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da afixação/publicitação da lista de classificação final.

O/a candidato/a aprovado/a será notificado/a através de correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 1 de Agosto a 4 de Setembro (17:00h GMT)

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, acompanhadas do envio dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae;
  • Cópia de certificados de habilitações académicas;
  • Carta de motivação;
  • Certificados de formação relevantes;
  • Comprovativo de inscrição em curso de Doutoramento;
  • Outros documentos que o/a candidato/a considere relevantes para a avaliação da sua candidatura.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico, com a indicação no assunto do e-mail da referência do concurso (BI_Mestre_ILIND_F+_EI_03_2022) para o seguinte endereço: maria.leal@ulusofona.pt