Edital | BOLSA DE INVESTIGAÇÃO – Ref.ª BI_Mestre_EDULOG/PA/2022
Encontra-se aberto processo de recrutamento e seleção para contratação de um/a Assistente de Investigação no âmbito do projeto As mudanças nas políticas de acesso ao ensino superior durante a COVID-19: impacto na equidade, em desenvolvimento no Centro de Estudos interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). O projeto é financiado pela EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo (BI_Mestre_EDULOG/PA/2022), nos termos a seguir:
Área Científica: Ciência da educação
Requisitos de admissão:
- Os/as candidatos/as deverão possuir como habilitação académica mínima o grau de Mestre numa das seguintes áreas: Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, outras Ciências Sociais ou Ciências afins;
- Os/as candidatos/as deverão ter boa formação técnico-metodológica, em particular na recolha e no tratamento de informação qualitativa. Privilegia-se a experiência anterior de investigação na área das ciências sociais e na utilização de softwares de análise de dados qualitativos (ex: MaxQDA, NVivo);
- Os/as candidatos/as devem, ainda, ter um bom domínio do inglês (leitura e escrita);
- Excelente capacidade de escrita e de produção de relatórios de investigação;
- Valoriza-se, ainda, a experiência prévia em atividades de investigação e gestão de ciência e tecnologia em centros de investigação, observatórios ou projetos de investigação e a capacidade de organização e autonomia.
Plano de trabalhos:
O trabalho a realizar pelo/a Assistente de Investigação consistirá na participação nas várias atividades do projeto de investigação, designadamente na análise e sistematização da literatura; na realização de entrevistas com estudantes das universidades portuguesas, posterior transcrição, análise e seu tratamento qualitativo; no apoio a atividades administrativas, de gestão e de reporte periódico da execução do projeto; e na participação em atividades de disseminação de resultados da investigação junto de diferentes atores relevantes.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei No. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) – http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (em vigor) http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt, republicado em anexo ao Regulamento no 950/2019, no Diário da República , 2a série, no 241, de 16 de Dezembro de 2019, com a redação atual), e do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade Lusófona.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Universidade Lusófona do Porto, sob a orientação científica das investigadoras Orlanda Tavares e Carla Sá.
Duração: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em 01 de abril de 2023. O contrato de bolsa poderá ser renovado por iguais ou diferentes períodos de acordo com as disponibilidades financeiras e as necessidades científicas do CeiED.
Valor do vencimento: O valor da bolsa mensal é de 1,144.64€. conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.
O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5.o do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.
Admissão e exclusão: São excluídos da admissão ao presente processo de seleção os/as candidatos/as que formalizem incorretamente a sua candidatura ou que não comprovem os requisitos de admissão obrigatórios exigidos no presente anúncio. Assiste ao júri de seleção a faculdade de exigir a qualquer candidato/a, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.
Métodos de seleção e critérios de avaliação:
Os métodos de seleção aplicáveis serão a avaliação curricular e, para os primeiros cinco classificados nesta avaliação, a entrevista de seleção. A avaliação final será obtida tendo em conta as seguintes ponderações: Avaliação curricular (50%) e Entrevista (50%).
Os critérios de avaliação das candidaturas e respetivas valorações serão:
Avaliação Curricular:
- Avaliação global do perfil e do curriculum vitae do/a candidato/a (60%);
- Experiência na realização de trabalho de investigação em área relevante para a temática do projeto (40%).
A classificação de cada candidato/a é expressa numa escala numérica de 0 a 20 e é obtida pela média das classificações de cada um dos elementos do júri de seleção. Em caso de empate, a decisão de desempate caberá à presidente do júri de seleção.
Finda a classificação da Avaliação Curricular, os/as 5 (cinco) candidatos/as com a classificação mais elevada serão convocados/as para Entrevista presencial. A Entrevista terá por finalidade aprofundar, com o/a candidato/a, aspetos relacionados com o seu perfil e currículo. A classificação obtida na Entrevista será expressa numa escala numérica de 0 a 20 valores. Em caso de empate, a decisão de desempate caberá à presidente do júri de seleção.
Ordenação dos candidatos
A ordenação dos/as candidatos/asserá fundamentada no somatório da pontuação obtida na Avaliação Curricular e na Entrevista e resultará numa classificação final até 20 valores.
Composição do Júri de Seleção: A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pelas investigadoras do projeto, Orlanda Tavares, Cristina Sin e Sónia Cardoso.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais do processo de seleção serão comunicados aos candidatos através de correio eletrónico e afixados em local visível e público do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) e publicitada na página eletrónica do CeiED.
Os candidatos podem reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da afixação/publicitação da lista de classificação final.
Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 03 de janeiro a 31 de janeiro de 2023.
Forma de apresentação das candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
- Curriculum Vitae pormenorizado, com descrição de experiência de investigação;
- Cópia do(s) certificado(s) de habilitações académicas;
- Certificado de formação que acharem relevantes.
As candidaturas deverão ser remetidas para o seguinte endereço eletrónico: maria.leal@ulusofona.pt, com indicação da referência BI_Mestre_EDULOG/PA/2022 e da posição a que se candidatam, no campo de assunto.