Colégio Doutoral Ciência Cidadã EMU – CeiED

Apresentação

O Colégio Doutoral Ciência Cidadã EMU – CeiED constitui-se como um fórum de discussão e capacitação que reúne estudantes dos Doutoramentos em Educação, Urbanismo e Museologia, orientadores e investigadores, em torno de atividades conjuntas e interdisciplinares de apoio a trabalhos de investigação de Tese. Trata-se de um espaço de co-criação de conhecimento científico, assente nos princípios da justiça social e cognitiva, que possa contribuir diretamente com o desenvolvimento das investigações conduzidas por seus membros e, indiretamente, com a consolidação de uma cultura científica colaborativa, inter/transdisciplinar, atenta aos desafios contemporâneos da sociedade e ao lugar da ciência nesse contexto. A sua designação – Ciência Cidadã – reflete um dos elos de ligação entre os 3 Doutoramentos do CeiED: Educação, Urbanismo e Museologia, os quais, com seus objetivos e programas específicos, têm em comum a realização e defesa de uma ciência pública que articule a investigação com a intervenção na realidade social, económica, educativa e cultural.

Objetivos

  1. Estimular o trabalho interdisciplinar entre os 3 Doutoramentos em defesa de uma ciência cidadã.
  2. Consolidar o diálogo interdisciplinar e a transposição das barreiras do pensamento disciplinar.
  3. Incentivar a cultura do debate científico, da partilha e da curiosidade intelectual.
  4. Criar condições para elevar a qualidade científica das Teses.
  5. Oferecer meios de capacitação para elevar a taxa de conclusão dos Doutoramentos

Estrutura de Gestão

Diretor Científico

António Teodoro

Diretora Executiva

Lucimar Dantas

Conselho Científico:

Comissão Coordenadora

  • Lucimar Dantas – Diretora Executiva do CDCC EMU – CeiED
  • Carla Galego – Representante dos professores do Doutoramento em Educação
  • Maristela Simão – Representante dos professores do Doutoramento em Museologia
  • Nagayamma Aragão – Representante dos estudantes do Doutoramento em Urbanismo
  • Rita Brito – Representante dos estudantes do Doutoramento em Educação
  • João Palmeiro – Representante dos estudantes do Doutoramento em Museologia

Workshops

Questões éticas na investigação científica
Setembro 2021

Mário Moutinho
Ana Benavente

Sistemas de gestão de currículo científico: ORCID e Ciência Vitae
Outubro 2021

Nagayamma Aragão
Marta Jecu

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Normas de elaboração de Teses, Dissertações e Artigos ULHT
Novembro 2021

Angelo Biléssimo
Maristela Simão

Operacionalização de candidaturas a projetos, a bolsas e outros financiamentos
Dezembro 2021

Filipa Lourenço

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Construção de instrumentos digitais de recolha de dados – google forms, LimeSurvey
Janeiro 2022

Nathalia Pamio

Tratamento de dados quantitativos – Excel básico
Fevereiro 2022

Vítor Rosa

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Análise qualitativa de dados: MAXQDA
Março 2022

Teresa Teixeira Lopo

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Interdisciplinaridade, cultura e intervenção social – um estudo de caso no museu
Abril 2022 (1ª parte)
Janeiro 2023 (2ª parte)

Marta Jecu

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Elaboração de apresentações – Power Point, Prezi, vídeos
Maio 2022

Claudilene Perin

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Zotero + Mendley
Junho 2022

Angelo Biléssimo

Elaboração de artigos, resenhas e outros trabalhos académicos
Julho 2022

Carla Galego

Sistemas de gestão de currículo científico: ORCID e Ciência Vitae

Descrição

O ORCID e o Ciência ID, são identificadores digitais únicos, interdisciplinares e globais que permitem o gerenciamento online do currículo, assim como submissão e partilha de produções científicas num formato digital. Ambas as plataformas evitam equívocos entre pessoas com nomes idênticos ou semelhantes uma vez que é atribuído um código alfanumérico a cada investigador. Estes códigos são indispensáveis para a submissão de artigos em revistas científicas. As plataformas estão ligadas entre si, sendo possível preencher o Ciência ID através do ORCID.

Conteúdos

  1. O que é o ORCID; Sua importância no campo científico; Criação de conta
  2. O que é o Ciência ID; Sua importância no campo científico; Criação de conta

Operacionalização de candidaturas a projetos, a bolsas e outros financiamentos

Descrição

O workshop visa iniciar os doutorandos para a capacitação do uso de ferramentas e informação nas áreas da Gestão de Investigação e Ciência, bem como proporcionar motivação, conhecimento e capacidade de identificar oportunidades de financiamento, tendo em vista a construção de uma carreira na ciência.

Conteúdos

  • Identificar e interpretar os diferentes programas de apoio de acordo com o percurso académico;
  • Planear e delinear candidaturas;
  • Conduzir corretamente pedidos de financiamento.

Tratamento de dados quantitativos – Excel básico

Descrição

Este workshop permite utilizar ferramentas informáticas na ótica do utilizador, nomeadamente o Microsoft Excel.

Conteúdos:

1. Introdução ao Excel

  • Estrutura de uma folha de cálculo
  • Criar um ficheiro, gravar e modificar
  • Descobrir as bases do Excel
  • Formatação de Folhas e Células

2. Fórmulas e Funções

  • Conceito de fórmulas e funções no Excel
  • As funções Básicas
  • Gerir múltiplas folhas

3. Imagens, Formas e Gráficos

  • Inserir imagens, formas e ilustrações
  • Ferramentas de edição de imagem
  • Adicionar e formatar gráficos
  • Introdução aos gráficos Sparklines

4. Trabalhar com Dados

  • Tratamento de dados
  • Organizar
  • Filtrar
  • Criar tabelas dinâmicas
  • Criar gráficos dinâmicos

Análise qualitativa de dados: MAXQDA

Descrição

Esta oficina pretende facultar uma formação básica em análise de dados qualitativos com recurso ao MAXQDA. Será dado particular destaque à análise de conteúdo enquanto técnica capaz de se articular com ferramentas informáticas de apoio ao processo de análise de dados. No final da oficina os/as participantes serão capazes de planear, operacionalizar e realizar operações de análise de conteúdo com os tipos ou origens de dados mais comuns, incluindo recolhas de imprensa, diplomas legais e entrevistas, de cálculo de frequências e de ilustração gráfica dos resultados.

Conteúdos

  1. Articulação das operações da análise de conteúdo com as operações da aplicação informática MAXQDA
    1. Análise de conteúdo: pressupostos gerais, organização/fases, termos-chave, referências;
    2. MAXQDA: características e termos-chave.
  2. Iniciar o MAXQDA
    1. Interface;
    2. Janelas, menus e layout.
  3. Dados e codificação
    1. Criação de ficheiro de projeto;
    2. Importação de documentos (textos Word e PDF);
    3. Criação de códigos e codificação de segmentos;
    4. Pesquisa de palavras.
  4. Sistematização e reporte de dados
    1. Exportação de dicionário de categorias e segmentos codificados;
    2. Exportação de anotações;
    3. Frequências e gráficos.

Interdisciplinaridade, cultura e intervenção social – um estudo de caso no museu
O Museu – Sítio de Interdisciplinaridade e Intervenção

Descrição

Com o objetivo de articular a investigação com a intervenção na realidade social de forma transdisciplinar, este workshop pretende dar a oportunidade aos doutorandos de realizar um trabalho aplicado em museus da sua escolha. O projeto esta focado numa abordagem interdisciplinar ao volta dos museus, que podia visar:

  • o museu como dispositivo de integração social e urbana através de agendas culturais e educativas inclusivas, democraticas e participativas.
  • a identidade e presença urbana do museu, arquitetura, papel social e urbanistico, apartenença a rotas urbanas e práticas urbanas de integração da instituição na vida social.
  • -museu como instituição pedagogica, metodologias de transmissão de informação praticadas historicamente e atualmente pela instituição, tehnicas de captação de publico, tipologias de publico e tehnicas de apretissagem desenvolvidas especficas para cada faixa de visitantes.
  • principais missões culturais museologicas assumidas pelas instituições no contexto da cultura urbana contemporana e como este papel se revendica de agendas historicas (as vezes seculares).

O workshop propõe aos participantes a realização dum estudo de caso sobre um museu da sua escolha, na perspetiva disciplina que cada dum deles escolha.

O objetivo principal e elaborar um programa educativo e criativo, que problematisa o museu. Para ser implementado no proprio museu e destinado ao grande publico.

O workshop pretente incentivar atividades conjuntas dos doutorandos que visam a co-criação de conhecimento científico através de interevenções praticas e dos quais não apenas os estudantes, mas também as instituições públicas e o grande público podem beneficiar.

Conteúdos

Os passos são os seguintes:

  1. Cada aluno escolhe um museu científico no local em que vive. No nosso workshop iremos trabalhar a história particular desses museus do ponto de visto pedagogico, urbanistico, museologico etc. Cada projeto vise elaborar um novo programa educativo destinado ao grande público que problematisa o papel e a produção de conhecimento do museu . O projeto de cada aluno e pensado para ser implementado nesses museus e os alunos são responsaveis para tratar com os museus as condições de implementão do projeto.
  2. Os projetos tem como objetivo analisar como o museu funciona como dispositivo urbano e como dispositivo de transmissção de informação e realisar um programa criativo para o grande público que esta a tirar a atenção sobre estes aspetos.
  3. A ultima fase é a implementação desta atividade nos museus. Podemos pensar em formatos como: visita guiada, uma brochura, uma performance, uma instalação artística etc.

Datas

04/2022
01/2023

WORKSHOP EM DUAS SESSÕES:

2-3 h: DISCUSSÃO DE PROJETOS

2-3 h: DISCUSSÃO DE ESTRATEGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO EM MUSEUS

Elaboração de apresentações – Power Point, Prezi, vídeos

Descrição

O que é? O PowerPoint e o Prezi são plataformas desenvolvidas para criar e editar apresentações em slides. O PowerPoint trata-se de um programa do pacote Office para Windows da Microsoft. O Prezi é um serviço online e gratuito que possui a função de montar apresentações não lineares, acrescentando mais criatividade e inovação aos projetos.

Conteúdos

  • Conhecendo o PowerPoint
  • Conhecendo o Prezi