DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO: Linhas de pesquisa e orientadores.
Nos termos da legislação portuguesa e das práticas internacionais, o Doutoramento tem como principal finalidade a realização de um trabalho de investigação original, que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento. Por isso, a estreita ligação que se estabelece entre os programas de Doutoramento e os centros de I&D. No caso do Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona, essa ligação é feita com o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), um centro reconhecido e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
As linhas de pesquisa do Doutoramento correspondem então à estruturação científica do CeiED e estão fixadas nas seguintes áreas temáticas:
- Área 1. Políticas públicas, administração e regulação da Educação
- Área 2. Currículo, recursos educativos e cidadania global
- Área 3. Inclusão, aprendizagens e mediação socioeducativa
- Área 4. Formação de educadores e professores
- Área 5. Estudos da Criança
- Área 6. Memórias, cultura(s) e património(s)
- Área 7. Espaços, formação e desenvolvimento humano
São estas as áreas onde os projetos de I&D dos doutorandos se devem incluir. Quaisquer outras temáticas só são aceites após apresentação devidamente fundamentada e despachada favoravelmente pela Coordenação Científica do curso.
Porque a escolha da temática da tese é sempre uma decisão complexa, resultante de um diálogo forte entre o interesse do doutorando/a, as linhas de pesquisa do programa de doutoramento e as propostas e saberes do orientador/a, apresenta-se de seguida o conjunto de investigadores/as do CeiED, orientadores/as disponíveis para a orientação de teses entre 2017 e 2020, com as respectivas problemáticas e projetos de I&D a que estão associados. A admissão dos doutorandos/as far-se-á prioritariamente nesses campos de pesquisa.
Lisboa, dezembro de 2017