Skip to main content

Doutoramentos

Doutoramento em Sociomuseologia

A museologia define-se como um meio de intervenção social e de comunicação ao serviço do desenvolvimento das comunidades que serve, não se limitando às tarefas normativas em que tantas vezes é colocada e que reduzem o Museu à simples condição de armazém de objetos.

A formação Pós-Graduada em Museologia na ULusófona trata no essencial da intervenção museológica local, que pela sua prática e projetos, se têm afirmado como uma museologia inovadora e com uma a forte ligação ao meio onde está inserida, partilhando com o poder local responsabilidades crescentes no domínio do planeamento e coordenação de ações culturais e museológicas, identificação e valorização do património, e definição de políticas públicas culturais.

O grau de Doutor em Sociomuseologia deve comprovar a realização de uma contribuição inovadora e original no campo da Museologia, um alto nível de aperfeiçoamento e a aptidão para realizar trabalhos científicos independentes.

O curso de Doutoramento em Sociomuseologia da Universidade Lusófona tem em consideração duas questões:

- O posicionamento dos museus no contexto da sociedade portuguesa, enquanto produtores de informação e de serviços, dependendo a sua viabilidade da abertura às técnicas modernas de gestão.

- A necessidade de criar um corpo de investigadores e docentes capazes de desenvolver, com bases e métodos científicos, a Museologia.

 O 3º Ciclo em Sociomuseologia conta com o apoio permanente de Professores de várias Universidades estrangeiras, em particular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Para mais informações, aceda à página pedagógica do Departamento de Museologia

Consulte as teses de Doutoramento em Sociomuseologia aqui

Direção do Curso

Mário Moutinho (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Secretariado

Nathália Pamio Luiz (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Testemunhos

  • Camila Azevedo de Moraes Wichers
    Museologia

    O doutoramento em Sociomuseologia, realizado na Universidade Lusófona, foi fundamental na minha formação profissional ao possibilitar um ambiente que integrava excelência académica, acolhimento humano e crítica social. Ao abordar a Museologia como campo de reflexão e intervenção social, o curso proporcionou um amplo aparato teórico e metodológico, de inestimável importância nos projetos que passei a desenvolver desde então.

    O diálogo com professoras/es e colegas de doutoramento culminou na criação de redes de conhecimento e troca que atuam até hoje, de forma muito positiva, na minha carreira acadêmica e profissional!

    Doutora em Museologia ( ULHT-PORTUGAL, 2010)

  • Luzia Gomes
    Museologia

    A Museologia sempre me ofertou viagens entre diferentes tempos nos espaços museológicos. Cursar o doutoramento em Sociomuseologia na Universidade Lusófona propiciou-me o reencanto com essa Museologia que nos possibilita viajar para além dos muros dos museus, buscando dialogar com os outros e com nós mesmos, compreendendo assim que o património apesar das suas diversas facetas, com suas negociações e conflitos pode ser compartilhado com equidade.

    Doutora em Sociomuseologia

  • Maria João Capelo
    Museologia

    Entre as diversas linhas de investigação postas ao dispor pelo Departamento de Museologia, da Universidade Lusófona, optei pela área de investigação da “Sociomuseologia, Património e Desenvolvimento Cultural” por ser a mais relevante para o trabalho museológico que pretendo desenvolver.

    O programa de Estudos em Museologia tem-se revelado extremamente útil para o meu aperfeiçoamento profissional, ao abrir novas perspectivas sobre a realidade museal e ao proporcionar-me conhecimentos teóricos essenciais para a prática museológica. A frequência deste curso permitiu não só uma melhor compreensão do que deve ser o museu, como proporcionou também uma oportunidade de reflectir sobre a potencialidade do museu enquanto instrumento de desenvolvimento social, económico e cultural.

    Doutora em Sociomuseologia

  • Maria José Messias
    Museologia

    O programa de Doutoramento em Sociomuseologia no CeiED tem sido uma excelente oportunidade de desenvolver novas competências e de refletir numa perspetiva crítica a prática museológica. Quero destacar a relação de proximidade entre o corpo docente e os doutorandos e o apoio e incentivo recebidos, a mentalidade aberta e inquisitiva e o tom prático e informal da formação assente numa base teórica sólida.

    Uma das mais valias do curso é o seu ambiente intercultural que proporciona a convivência e interação com professores e colegas de diferentes proveniências e áreas de formação, estimulando a troca de experiências e o diálogo com outros campos de investigação, o que me possibilitou ampliar o foco inicial do projecto de investigação que estou a desenvolver.

    Doutora em Sociomuseologia

  • Pedro Pereira Leite
    Museologia

    Cheguei à Universidade Lusófona em 2008 à procura de soluções para problemas de gestão museológica que então enfrentava. Debatia-me com as questões do envolvimento participativo da comunidade e de desenvolvimento económico das atividades num território em recessão, que procurava, através dum processo cultural construir o seu futuro. Trazia experiência de vários anos de trabalho no terreno, de várias formações e debates.

    No Programa de Doutoramento encontrei um espaço de encontro e reflexão sobre as questões atuais da Museologia, uma equipa de docentes com uma sólida experiência de ensino, investigação e extensão na comunidade, que permitiram alargar o debate sobre questões relevantes. As metodologias propostas permitiram delimitar com rigor os campos de investigação e procurar soluções inovadoras. Com eles viajei por várias experiências, na Europa, na África lusófona e nas Américas. Estamos juntos!