Iniciação à investigação científica e experiências digitais para uma ciência de futuro

Apresentação

As “Escolas de Ciência | Iniciação à investigação científica e experiências digitais para uma ciência de futuro” é uma atividade integrada no âmbito da 2ª edição do apoio especial“ Verão com Ciência 2021”, promovida pela Fundação para a Ciência a Tecnologia (FCT). Esta iniciativa é dirigida aos estudantes do Ensino Superior que pretendam desenvolveram atividades de estágios em investigação científica e tecnológica em centros de I&D. Os estudantes que integram as Escolas de Ciência, beneficiam de uma bolsa de iniciação à investigação, no quadro do Regulamento de bolsas da FCT, obtida por meio de concurso público.

As atividades de estágio das Escolas de Verão, assentes nos pilares da inovação, cultura, ensino e investigação, desenvolvem-se a partir de projetos de investigação em curso, no contexto de quatro Comunidades de Investigação e de Aprendizagem (ReLeCo) do CeiED. Essas ReLeCo são:

Estruturado em cinco componente, o plano de trabalho das Escolas de Ciência, congrega um conjunto de atividades práticas, com forte ênfase na potencialidade das plataformas digitais, visando a investigação interdisciplinar e colaborativa.

Plano de Trabalho

Praticas de Estágio I – Organização da Ciência em Portugal

Práticas de estágio II – Conceptualização e fundamentação dos projetos de investigação

Práticas de estágio III – Técnicas e recolha de informação/dados e de imagem

Práticas de estágio IV – Digitalização de acervos e tratamento informação/dados e de imagens

Práticas de estágio V – Divulgação | reflexão da ciência e aproximação à sociedade

Financiamento

1 784,48 €

FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Apoio Especial “Verão com Ciência” 2021

Periodo

01.09.2021 a 30.09.2021

Duração:

1 mês

Investigadores