Oficina CeiED | Reflexão e Produção Académica


CeiED em articulação com a Direção do Doutoramento em Educação apresenta uma iniciativa de apoio aos doutorandos. Trata-se da Oficina CeiED | Reflexão e Produção Académica, que tem por objetivo apoiar os estudantes de Doutoramento em Educação da ULHT durante o desenvolvimento dos seus projetos de investigação. Pretende-se constituir, também, num espaço de combate ao isolamento académico durante o período de investigação.

É um espaço informal de trabalho colaborativo onde estudantes e docentes interagem em prol de um trabalho assente no debate e reflexão crítica em torno de uma problemática ou metodologia. Neste espaço, os doutorandos terão a oportunidade de colocar as suas devidas questões, preocupações e inquietações académicas, as quais receberão atenção individualizada e discussão partilhada em grupo.

Aqui os doutorandos terão contacto com as questões e dúvidas dos colegas. Como tal, todos contribuem com interesse e empenho na resolução dos problemas. A oficina dará igualmente suporte aos trabalhos dos seminários curriculares, bem como à produção do Relatório de Investigação.

Para além das dúvidas concretas dos doutorandos, quer em termos conceptuais, quer metodológicos e técnicos, este também será o espaço onde se poderá abordar questões gerais relacionadas com a cultura académica. Constitui-se assim, como um espaço de debate e de reflexão crítica com o objetivo de estimular a publicação através do apoio e divulgação de call for papers em revistas de referência, em conferências e congressos da especialidade.

Com esta oficina procura-se estimular a progressão intelectual do doutorando aplicando e ampliando as competências adquiridas durante o período curricular do curso de Doutoramento, de modo a saber:

  • aplicar as competências aprendidas ao longo do programa do Doutoramento para projetar e produzir uma tese coerente e relevante;
  • promover a iniciativa individual com vista à investigação.

Coordenação: