
II Congresso Internacional 2021: Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania
Orientações de submissão
O objetivo do Congresso é promover a discussão e a reflexão sobre os problemas do Humanismo e da Cidadania. O Congresso centra-se nos desafios, oportunidades e ameaças de hoje. Discute as questões da (re)construção de cidadania plena no contexto dos problemas da sociedade de hoje e os impactos da pandemia por COVID-19 em diferentes esferas.
O II Congresso abordará várias expressões de Cidadania e Humanismo, focando-se nos Direitos Humanos nas mais diversas áreas temáticas: educação, ciência política, religião, desporto, intervenção social e comunitária, serviço social, entre outras.
O seu impulso consiste em oferecer o intercâmbio de estudos, investigações e reflexões sobre os problemas da atualidade, a aprendizagem e colaboração mútua.
Através de estudos e trabalhos de investigação, a discussão e a reflexão sobre os seus temas é uma oportunidade para produzir, divulgar e transferir conhecimentos científicos que possam ajudar a enfrentar novos desafios e ameaças.
O Congresso destina-se a cidadãos/ãs com consciência crítica, académicos/as, investigadores/as, educadores/as, docentes e alunos/as, gestores/as e diretores/as escolares, abrangendo todos os níveis do sistema educativo formal e contextos informais de ensino e aprendizagem. Como tal, é um espaço aberto de participação para todos/as os/as interessados/as em contribuir com as suas ideias, reflexões, estudos e propostas para ajudar a repensar um mundo marcado por incertezas.
O Congresso tem uma periodicidade de 2 anos.
As comunicações (orais ou posters) devem basear-se em trabalhos empíricos nas áreas temáticas do Congresso, associadas ao Humanismo, Direitos Humanos, Cidadania Global, Currículo e Educação para a Cidadania (formal, não formal e informal). Por exemplo, veja a lista de tópicos descritos abaixo.
A submissão do resumo não deve exceder 2500 caracteres (incluindo espaços e palavras-chave). Deve ser enviado num ficheiro Word, o corpo 12, fonte Times New Roman. Poderá ser em português, espanhol, inglês ou francês.
Se pretender enviar texto completo, deve ter entre 6 e 7 páginas ou 5000 a 7000 palavras (incluindo tabelas, figuras e referências). Deve ser enviado num ficheiro Word, o corpo 12, fonte Times New Roman. Deve incluir entre 4 a 6 palavras-chave. Pode ser escrito em português, espanhol, inglês ou francês.
A autoria dos trabalhos deve indicar as seguintes informações: nome; instituição, e endereço de e-mail. Os/As autores/as devem apresentar um endereço institucional.
Todos os textos completos validados e aceites serão publicados num e-book.
Lista de tópicos
- Cidadania e Desenvolvimento: Corpo, Género e Cidadania; Espaço e desenvolvimento sustentável; Globalização; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Refugiados e Migrantes; Pandemia por Covid-19 e efeitos sociais.
- Direitos Humanos Fundamentais e Intervenção Social: Cidadania; Ciência cidadã; Capacitação; Justiça social; Intervenção social; Nacionalidade na União Europeia; Violência doméstica.
- Educação e Inclusão: Escola inclusiva; Flexibilidade curricular; Práticas educativas e pedagógicas.
- Política e Ideologia: Ciência Política; Cidadania; Etnopolítica da cidadania; Ideologias; Populismo; Segurança; Conhecimento
- Religião: Confissões religiosas; Cultura; Ética; Fundamentalismo; Sistema de Poderes; Identidade.
Programa do Congresso
O Congresso (online) decorre online nos dias 28 e 29 de outubro de 2021.
Uma conferencia de abertura e outra de encerramento. Cinco conferencias temáticas correspondentes aos tópicos acima referidos (Cidadania e Desenvolvimento; Religiões; Educação e Inclusão; Direitos Humanos fundamentais e Intervenção social; Política e Ideologia). As comunicações serão apresentadas e debatidas em diversas sessões paralelas ao longo dos dois dias.
Participação
A participação no Congresso será em duas modalidades: com ou sem apresentação de comunicação. A participação é feita mediante inscrição obrigatória.
Nota: Docentes de Portugal (Pré-Escolar, Básico, Secundário e Educação Especial) podem registar-se com direito à acreditação (mediante inscrição obrigatória aqui).
Call for papers
A submissão de resumos é feita exclusivamente através da plataforma Easychair (clique AQUI). Se não tiver uma conta nesta plataforma, deve criá-la seguindo as instruções do site da plataforma.
Inscrição
(A participação é feita mediante inscrição obrigatória)
ATÉ 18/10 | DEPOIS de 18/10 | |
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Participantes com apresentação de comunicação | 45 euros | 50 euros |
Participantes sem apresentação de comunicação | 20 euros | 25 euros |
Estudantes de outras instituições1 sem apresentação de comunicação | 10 euros | 15 euros |
Alunos e professores da ULHT1 sem apresentação de comunicação | Grátis | Grátis |
1 Necessário comprovativo. Os estudantes de pós-doutoramento não estão incluídos neste grupo.
Datas importantes
15 / outubro / 2021 Prazo de submissão de resumos (de acordo com a data de entrada, os resumos serão aceites, após a avaliação pelos pares da comissão científica)
Até 18/outubro; após 18 de outubro/2021 – Inscrição para participação
15 / dezembro / 2021 – Submissão completa de texto (opcional)
Comissão Científica
- Alcina de Oliveira Martins, Universidade Lusófona do Porto
- Ana Benavente, Universidade Lusófona (ULHT)
- Ana Paula Caetano, Universidade de Lisboa (UL)
- António Teodoro, Universidade Lusófona (ULHT)
- Arlinda Cabral,Universidade Lusófona (ULHT)
- Bravo Nico, Universidade de Évora (UÉ)
- Carla Galego, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
- Carolina Carvalho, Universidade de Lisboa (UL)
- Elsa Estrela, Universidade Lusófona (ULHT)
- Elisabete Pinto da Costa, Universidade Lusófona do Porto
- Emilio Lucio-Villegas, Universidad de Sevilla (US)
- Fernando Campos,Universidade Lusófona (ULHT)
- Hélia Bracons, Universidade Lusófona (ULHT)
- Hernández Díaz, Universidad de Salamanca (USAL)
- Isabel Sanches, Universidade Lusófona (ULHT)
- Jacinto Serrão(Coordenador), Universidade Lusófona (ULHT); Observatório de Educação da Madeira (OERAM).
- Jesus Maria Sousa, Universidade da Madeira (UMa)
- Joaquim Melro, Centro de Formação de Escolas António Sérgio
- José Brás, Universidade Lusófona (ULHT)
- Juan José Leiva Olivencia, Universidad de Málaga, Espanha
- Judite Primo, Universidade Lusófona (ULHT)
- Laura Ponce de Leon, UNED/Madrid
- Maria da Conceição Azevedo, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
- Maria de Nazaré Coimbra, Universidade Lusófona do Porto
- Maria João de Carvalho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
- Maria Neves Gonçalves, Universidade Lusófona (ULHT)
- Paulo Mendes Pinto, Universidade Lusófona (ULHT)
- Rui Tato Marinho, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
- Sónia Vladimira Correia, Universidade Lusófona
- Wiel Veugelers, University of Humanistic Studies Utrecht, the Netherlands
Comissão organizadora
- Jacinto Serrão(Coordenador), Universidade Lusófona (ULHT); Observatório de Educação da Madeira (OERAM).
- Alcina de Oliveira Martins, Universidade Lusófona do Porto
- Arlinda Cabral, Universidade Lusófona (ULHT)
- Beatriz Venturini, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
- Elsa Estrela, Universidade Lusófona (ULHT)
- Hélia Bracons, Universidade (ULHT)
- Isabel Sanches, Universidade Lusófona (ULHT)
- Joana Batista, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
- Joaquim Melro, Centro de Formação de Escolas António Sérgio
- José Brás, Universidade Lusófona (ULHT)
- Manuela Jacinto, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
- Maria Neves Gonçalves, Universidade Lusófona (ULHT)
- Nagayamma Aragão, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).
- Paulo Mendes Pinto, Universidade Lusófona (ULHT)
Parceiros
- Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Instituto de Educação da Universidade Lusófona
- Centro de Investigação em Cosmovisões e Mundividências Espirituais e Religiosas (CICMER), Universidade Lusófona.
- Instituto de Serviço Social (ISS), Universidade Lusófona
- Facultad de Educación, Universidad de Salamanca.
- Observatório de Educação da Região Autónoma da Madeira (OERAM)
- Faculdades de Ciências Sociais, Educação e Administração (FCSEA) e Faculdade de Educação Física e Desporto (FEFD), Universidade Lusófona
- Cátedra UNESCO: Educação, Cidadania e Diversidade Cultural
- Centro de Formação de Escolas António Sérgio
Contacto
Todas as perguntas e/ou dúvidas sobre o Congresso devem ser enviadas a Joana Solipa Batista: f5469@ulusofona.pt
Tags: 2021