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II Congresso Internacional 2021: Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania


II Congress HDHC 2021: II International Congress Humanism, Human Rights and Citizenship

Orientações de submissão

O objetivo do Congresso é promover a discussão e a reflexão sobre os problemas do Humanismo e da Cidadania. O Congresso centra-se nos desafios, oportunidades e ameaças de hoje. Discute as questões da (re)construção de cidadania plena no contexto dos problemas da sociedade de hoje e os impactos da pandemia por COVID-19 em diferentes esferas.

O II Congresso abordará várias expressões de Cidadania e Humanismo, focando-se nos Direitos Humanos nas mais diversas áreas temáticas: educação, ciência política, religião, desporto, intervenção social e comunitária, serviço social, entre outras.

O seu impulso consiste em oferecer o intercâmbio de estudos, investigações e reflexões sobre os problemas da atualidade, a aprendizagem e colaboração mútua.

Através de estudos e trabalhos de investigação, a discussão e a reflexão sobre os seus temas é uma oportunidade para produzir, divulgar e transferir conhecimentos científicos que possam ajudar a enfrentar novos desafios e ameaças.

O Congresso destina-se a cidadãos/ãs com consciência crítica, académicos/as, investigadores/as, educadores/as, docentes e alunos/as, gestores/as e diretores/as escolares, abrangendo todos os níveis do sistema educativo formal e contextos informais de ensino e aprendizagem. Como tal, é um espaço aberto de participação para todos/as os/as interessados/as em contribuir com as suas ideias, reflexões, estudos e propostas para ajudar a repensar um mundo marcado por incertezas.

O Congresso tem uma periodicidade de 2 anos.

As comunicações (orais ou posters) devem basear-se em trabalhos empíricos nas áreas temáticas do Congresso, associadas ao Humanismo, Direitos Humanos, Cidadania Global, Currículo e Educação para a Cidadania (formal, não formal e informal). Por exemplo, veja a lista de tópicos descritos abaixo.

A submissão do resumo não deve exceder 2500 caracteres (incluindo espaços e palavras-chave). Deve ser enviado num ficheiro Word, o corpo 12, fonte Times New Roman. Poderá ser em português, espanhol, inglês ou francês.

Se pretender enviar texto completo, deve ter entre 6 e 7 páginas ou 5000 a 7000 palavras (incluindo tabelas, figuras e referências). Deve ser enviado num ficheiro Word, o corpo 12, fonte Times New Roman. Deve incluir entre 4 a 6 palavras-chave. Pode ser escrito em português, espanhol, inglês ou francês.

A autoria dos trabalhos deve indicar as seguintes informações: nome; instituição, e endereço de e-mail. Os/As autores/as devem apresentar um endereço institucional.

Todos os textos completos validados e aceites serão publicados num e-book.

Lista de tópicos

  • Cidadania e Desenvolvimento: Corpo, Género e Cidadania; Espaço e desenvolvimento sustentável; Globalização; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Refugiados e Migrantes; Pandemia por Covid-19 e efeitos sociais.
  • Direitos Humanos Fundamentais e Intervenção Social: Cidadania; Ciência cidadã; Capacitação; Justiça social; Intervenção social; Nacionalidade na União Europeia; Violência doméstica.
  • Educação e Inclusão: Escola inclusiva; Flexibilidade curricular; Práticas educativas e pedagógicas.
  • Política e Ideologia: Ciência Política; Cidadania; Etnopolítica da cidadania; Ideologias; Populismo; Segurança; Conhecimento
  • Religião: Confissões religiosas; Cultura; Ética; Fundamentalismo; Sistema de Poderes; Identidade.

Programa do Congresso

O Congresso (online) decorre online nos dias 28 e 29 de outubro de 2021.

Uma conferencia de abertura e outra de encerramento. Cinco conferencias temáticas correspondentes aos tópicos acima referidos (Cidadania e Desenvolvimento; Religiões; Educação e Inclusão; Direitos Humanos fundamentais e Intervenção social; Política e Ideologia). As comunicações serão apresentadas e debatidas em diversas sessões paralelas ao longo dos dois dias.

Participação

A participação no Congresso será em duas modalidades: com ou sem apresentação de comunicação. A participação é feita mediante inscrição obrigatória.

Nota: Docentes de Portugal (Pré-Escolar, Básico, Secundário e Educação Especial) podem registar-se com direito à acreditação (mediante inscrição obrigatória aqui).

Call for papers

A submissão de resumos é feita exclusivamente através da plataforma Easychair (clique AQUI). Se não tiver uma conta nesta plataforma, deve criá-la seguindo as instruções do site da plataforma.

Inscrição
(A participação é feita mediante inscrição obrigatória)

Registo e pagamento para a participação
ATÉ 18/10 DEPOIS de 18/10
Participantes com apresentação de comunicação 45 euros 50 euros
Participantes sem apresentação de comunicação 20 euros 25 euros
Estudantes de outras instituições1 sem apresentação de comunicação 10 euros 15 euros
Alunos e professores da ULHT1 sem apresentação de comunicação Grátis Grátis

1 Necessário comprovativo. Os estudantes de pós-doutoramento não estão incluídos neste grupo.

Datas importantes

15 / outubro / 2021 Prazo de submissão de resumos (de acordo com a data de entrada, os resumos serão aceites, após a avaliação pelos pares da comissão científica)

Até 18/outubro; após 18 de outubro/2021 – Inscrição para participação

15 / dezembro / 2021 – Submissão completa de texto (opcional)

Comissão Científica

  • Alcina de Oliveira Martins, Universidade Lusófona do Porto
  • Ana Benavente, Universidade Lusófona (ULHT)
  • Ana Paula Caetano, Universidade de Lisboa (UL)
  • António Teodoro, Universidade Lusófona (ULHT)
  • Arlinda Cabral,Universidade Lusófona (ULHT)
  • Bravo Nico, Universidade de Évora (UÉ)
  • Carla Galego, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
  • Carolina Carvalho, Universidade de Lisboa (UL)
  • Elsa Estrela, Universidade Lusófona (ULHT)
  • Elisabete Pinto da Costa, Universidade Lusófona do Porto
  • Emilio Lucio-Villegas, Universidad de Sevilla (US)
  • Fernando Campos,Universidade Lusófona (ULHT)
  • Hélia Bracons, Universidade Lusófona (ULHT)
  • Hernández Díaz, Universidad de Salamanca (USAL)
  • Isabel Sanches, Universidade Lusófona (ULHT)
  • Jacinto Serrão(Coordenador), Universidade Lusófona (ULHT); Observatório de Educação da Madeira (OERAM).
  • Jesus Maria Sousa, Universidade da Madeira (UMa)
  • Joaquim Melro, Centro de Formação de Escolas António Sérgio
  • José Brás, Universidade Lusófona (ULHT)
  • Juan José Leiva Olivencia, Universidad de Málaga, Espanha
  • Judite Primo, Universidade Lusófona (ULHT)
  • Laura Ponce de Leon, UNED/Madrid
  • Maria da Conceição Azevedo, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
  • Maria de Nazaré Coimbra, Universidade Lusófona do Porto
  • Maria João de Carvalho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
  • Maria Neves Gonçalves, Universidade Lusófona (ULHT)
  • Paulo Mendes Pinto, Universidade Lusófona (ULHT)
  • Rui Tato Marinho, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
  • Sónia Vladimira Correia, Universidade Lusófona
  • Wiel Veugelers, University of Humanistic Studies Utrecht, the Netherlands

Comissão organizadora

  • Jacinto Serrão(Coordenador), Universidade Lusófona (ULHT); Observatório de Educação da Madeira (OERAM).
  • Alcina de Oliveira Martins, Universidade Lusófona do Porto
  • Arlinda Cabral, Universidade Lusófona (ULHT)
  • Beatriz Venturini, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
  • Elsa Estrela, Universidade Lusófona (ULHT)
  • Hélia Bracons, Universidade (ULHT)
  • Isabel Sanches, Universidade Lusófona (ULHT)
  • Joana Batista, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
  • Joaquim Melro, Centro de Formação de Escolas António Sérgio
  • José Brás, Universidade Lusófona (ULHT)
  • Manuela Jacinto, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
  • Maria Neves Gonçalves, Universidade Lusófona (ULHT)
  • Nagayamma Aragão, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED).
  • Paulo Mendes Pinto, Universidade Lusófona (ULHT)

Parceiros

  • Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Instituto de Educação da Universidade Lusófona
  • Centro de Investigação em Cosmovisões e Mundividências Espirituais e Religiosas (CICMER), Universidade Lusófona.
  • Instituto de Serviço Social (ISS), Universidade Lusófona
  • Facultad de Educación, Universidad de Salamanca.
  • Observatório de Educação da Região Autónoma da Madeira (OERAM)
  • Faculdades de Ciências Sociais, Educação e Administração (FCSEA) e Faculdade de Educação Física e Desporto (FEFD), Universidade Lusófona
  • Cátedra UNESCO: Educação, Cidadania e Diversidade Cultural
  • Centro de Formação de Escolas António Sérgio

Contacto

Todas as perguntas e/ou dúvidas sobre o Congresso devem ser enviadas a Joana Solipa Batista: f5469@ulusofona.pt

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