
International Symposium on Research Methods in Education: Enhancing Research Cultures as Pedagogical Environments
O International Symposium on Research Methods in Education: Enhancing Research Cultures as Pedagogical Environments decorre no âmbito do projeto Research Methods in Advanced Studies in Education (ReMASE). Este Simpósio é financiado no âmbito do referido projeto (Fundação para a Ciência e a Tecnologia FCT EXPL/CED-EDG/1130/2021).
Os coordenadores responsáveis por este Simpósio são João Filipe Matos e Elsa Estrela.
Este Simpósio pretende reunir docentes do ensino superior e estudantes de pós-graduação na área de educação, interessados na temática de ensino-aprendizagem de metodologias de investigação em educação. Este Simpósio é composto por intervenções de duas palestrantes convidadas:
Professora Sofia Marques da Silva, Professora em educação, Universidade do Porto, Portugal;
Professora Sarah Lewthwaite, Professor in education, University of Southampton, UK.
Neste Simpósio serão apresentados resultados de investigação do Projeto ReMASE (organizado em três momentos
- Estado da arte: ponto de partida para o desenho de cursos de metodologias de investigação em educação;
- Mapeando o cenário do ensino e aprendizagem de metodologias de investigação em Portugal;
- Framework: princípios e orientações baseados na investigação para a elaboração de cursos de metodologias de investigação em educação) e promovidos dois workshops com várias sessões simultâneas (organizados em dois momentos):
- Dinâmica da Investigação em Educação (ética, escrita, publicação, …) e Fundamentação e Design de Investigação em Educação;
- Problemáticas associadas a métodos e técnicas de recolha e de análise de informação).
Programa
21 de junho |
|
9h-10h30 |
Abertura do secretariado |
10h30-11h |
Sessão de abertura (Comissão organizadora, Representante do CeiED e Representante da Universidade Lusófona) |
11h-12h30 |
Sessão plenária (EN) Professor Sarah Lewthwaite, Professor in education, University of Southampton, UK |
12h30-14h |
Almoço |
14h-15h30 |
ReMASE apresentação do projeto e resultados I Estado da arte: ponto de partida para o desenho de cursos de metodologias de investigação em educação
|
15h30-16h |
Coffee Break |
16h-17h30 |
ReMASE Workshop I Dinâmica da Investigação em Educação (ética, escrita, publicação, …) e Fundamentação e Design de Investigação em Educação |
22 de junho |
|
9h-10h30 |
ReMASE resultados II Mapeando o cenário do ensino e aprendizagem de metodologias de investigação em Portugal
|
10h30-11h |
Coffee Break |
11h-12h30 |
ReMASE Workshop II Problemáticas associadas a métodos e técnicas de recolha e de análise de informação |
12h30-14h |
Almoço |
14h-15h30 |
Plenary Session Professora Sofia Marques da Silva, Professora em Educação, Universidade do Porto, PT |
15h30-16h |
Coffee Break |
16h-17h30 |
Sessão de encerramento: ReMASE resultados III Framework: princípios e orientações baseados na investigação para a elaboração de cursos de metodologias de investigação em educação |
Comissão organizadora
João Filipe Matos, Elsa Estrela, André Freitas
Comissão científica
João Filipe Matos, Elsa Estrela, Ana Pedro, André Freitas, Carla Galego, Carolina Amado, João Piedade, Maria Emygdio da Silva, Neuza Pedro, Nikoletta Agonács, Nuno Dorotea, Rosa Duarte, Vitor Teodoro
O Simpósio oferece a possibilidade de os participantes envolverem-se em sessões-workshop dinamizadas por professores envolvidos com o ensino de metodologias de investigação, presencial ou a distancia via zoom. As sessões-workshop têm um caráter prático, operacionalizando-se como pequenos grupos de trabalho. O objetivo é proporcionar espaço e tempo de reflexão ativa subordinada ao respetivo tema.
Dia 21 junho, das 16h às 17h30: Dinâmica da Investigação em Educação (ética, escrita, publicação, …) e Fundamentação e Design de Investigação em Educação
Dia 22 junho, das 11h às 12h30: Problemáticas associadas a métodos e técnicas de recolha e de análise de informação
Participação de Sarah Lewthwaite
Título da Palestra: Teaching research methods at the cross-roads: Principles and strategies for developing pedagogical insight
Abstract: Students need to know more about research methods, but social science research methods can be challenging to teach. Research methods require a mix of reflexive and conceptual understanding, procedural knowledge and technical skill. Together these present unique challenges for teachers and learners. In practice, the teaching of methods frequently coheres around learning with, through and about data. Common ‘hands-on’ pedagogic approaches synonymous with fieldwork promote active learning, experiential learning and learning-by-doing. However, research methods teaching is arguably at a cross-roads. Both methods and pedagogy have been complicated by the challenges of Covid-19 and the resulting pivot to online education and digital methods. Alongside this digital-pivot, innovations in artificial intelligence, machine learning and Big Data are focusing governments’ attention on the need to increase social science research capacity and methods literacy in new computational methods across sectors. At the same increasing scholarship into methods pedagogy across a range of methods, disciplines and contexts offers us a rich basis for developing pedagogic content knowledge (PCK) in this unique field. In this session, I introduce a conceptual-empirical typology of research methods pedagogy, developed at the UK’s National Centre for Research Methods as part of a ground-breaking 5-year study investigating the pedagogy of methodological learning. As an applied teaching development framework, together we will consider the approaches, strategies, tactics and tasks that constitute your individual practice as reflexive practitioners, and how we can develop domain-specific PCK for methods in education, in light of insights drawn from educational research and our own expertise and experience. Join me as we consider the teaching of methods together, using research to enhance our pedagogic repertoire, so we can more effectively share research methods and research methods pedagogy to enhance the learning of this essential skillset.
Participação de Sofia Marques da Silva
Título da Palestra:
Ambientes de investigação e desafios na formação em metodologias de investigação
Resumo:Dada a complexidade do que são hoje ambientes de investigação o que continuamos a considerar como fundamental na formação doutoral e na formação de um pensamento científico? Hoje, e também no campo da investigação em educação, temos acesso a uma grande quantidade de dados e a uma diversidade de ferramentas para a sua análise, se e a nível técnico há determinadas competências que estudantes em formação doutoral terão que dominar para serem capazes de trabalhar com os grandes dados, como o datamining, que desafios é que se coloca à formação para as metodologias de investigação? Reconhecendo o potencial destas novas possibilidades e ambientes, até porque muitos contextos de trabalho já exigem competências de investigação, como formar para a complexidade do pensamento analítico para além da complexidade dos dados ou da estrutura de dados? A extração de dados – componente cara da data science – é muitas vezes confundida com a extração de conhecimento. Haverá, neste sentido riscos de cairmos radicalmente numa versão técnica em termos de ensino do que é fazer investigação. Haverá lugar para situar o conhecimento em processos de produção e extração de dados que estão longe de neutralidade. Qual o lugar das abordagens qualitativas neste contexto? Todas estas transformações, se colocam desafios ao ensino das metodologias de investigação, nomeadamente na formação para sermos menos consumidores de dados e mais produtores de conhecimento, colocam sobretudo desafios à investigação, bem como aos próprios métodos e respetivas teorias.
Inscrições
Data limite de inscrição é 9 de junho, 2023.
Contactos e outras informações: remase@ulusofona.pt Organising Committee joao.matos@ulusofona.pt. Formas de viajar até às instalações da Biblioteca Victor de Sá da Universidade Lusófona – Auditório José Araújo (avião, metro e bus). Sugestões de acomodação de participantes (Hotel Roma e Berna Hotel).
Tags: destaque principal