C3Places – O uso de tecnologias digitais para a co-criação de espaços públicos inclusivos
Apresentação
O Projeto C3PLACES visa desenvolver estratégias e ferramentas para melhorar a qualidade dos espaços públicos urbanos (praças, parques, espaços verdes) baseado no conceito de co-criação e com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para influenciar positivamente a coesão social. Nas últimas décadas as TIC tornaram-se um meio de comunicação social importante. As pessoas criam e mantêm relações interpessoais através de diversos suportes digitais, consequentemente influenciando o modo como organizam o seu quotidiano e como utilizam a cidade e os espaços que a constituem. Mesmo na era digital, a diversidade de espaços públicos continua a ser fundamental para o desenvolvimento da identidade cultural, dado que constituem locais de encontro importantes dentro do tecido urbano e oferecem um local de convivência entre pessoas de diferentes gerações e diferentes origens étnicas. Todos nós, independentemente da idade, ainda precisamos do contato com a natureza e com outras pessoas, para desenvolvermos várias competências, valores e atitudes; para sermos mais saudáveis, para nos sentirmos satisfeitos com as nossas vidas e para sermos ambientalmente responsáveis.
O C3Places, ao produzir conhecimento e saber prático baseados numa abordagem co-criativa que combine a utilização das TIC, com os papéis fundamentais dos espaços públicos e o envolvimento ativo de utilizadores, vai explorar novas dinâmicas urbanas como um serviço para a comunidade e alargar o conhecimento sobre o papel de espaços públicos, dando atenção ao contexto local, aos diferentes grupos sociais e às partes envolvidas. Utilizando as TIC e co-criando com os utilizadores, o C3PLACES também acrescentará conhecimento para o cumprimento das necessidades emergentes dos cidadãos relativamente ao futuro espaço público.
C3Places websites
Financiamento
JPI UrbanEurope (FCT/PT, MIUR/IT, RCL/LT, FWO/BE, ARRS/SI)
Parceiros
UL/CeiED – Universidade Lusófona, Cooperacy Association, LNEC – National Laboratory of Civil Engineering, Mykolas Romeris University, Ghent University, University of Milan, Urban Planning Institute of the Republic of Slovenia
Investigadores
- Carlos Smaniotto Costa
- Diogo Mateus
- Filipa Lourenço
- Inês Almeida
- Joana Batista
Publicações
- 2018 – Almeida, I. Solipa Batista, J., Menezes, M., Smaniotto Costa, C. (2018). Adolescentes e Cocriação do Espaço Público. Oficinas Temáticas de Urbanismo 2017 – 2018. Relatório Preliminar sobre o Estudo de Caso de LisboaCentro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. (in Portuguese). Lisbon: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN 978-989-757-078-0.
- 2018 – Aletta, F., Van Renterghem, T., & Botteldooren, D. (2018). Influence of Personal Factors on Sound Perception and Overall Experience in Urban Green Areas. A Case Study of a Cycling Path Highly Exposed to Road Traffic Noise. International Journal of Environmental Research and Public Health, 15(6), 1118. http://www.mdpi.com/1660-4601/15/6/1118
- 2018 – Aletta, F., Van Renterghem, T., & Botteldooren, D. (2018). Can attitude towards greenery improve road traffic noise perception? A case study of a highly-noise exposed cycling path. Proceedings of the Euronoise 2018 Conference. Heraklion.
- 2018 – Mačiulienė, Monika (2018). Mapping Digital Co-Creation for Urban Communities and Public Places. Systems, 6 (2), 14. https://doi.org/10.3390/systems6020014.
- 2018 – Almeida, I.; Menezes, M.; Smaniotto Costa, C. e Solipa Batista, J. (2018). Adolescentes, tecnologias digitais e espaço público urbano: experiências com um Living Lab em Lisboa. Em: Atas do 4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. Coimbra, 5 maio 2018, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra – Coimbra. pp. 174-180. http://hdl.handle.net/10316/48542
Período
01.05.2017 – 30.04.2020
Duração
36 Meses