NOW WHAT? Empowering Youth Leaving Care
Apresentação
O projeto “NOW WHAT? – Preparar e Capacitar Jovens Institucionalizados em processo de Autonomia” [Now What?: Preparing and Empowering Youth Leaving Care project, no 2017-3-RO01-KA205-047117 ] financiado pelo programa ERASMUS+ da Comissão Europeia, visou promover estratégias para capacitar jovens que deixam os serviços de promoção e proteção para serem adultos autónomos.
Baseando-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Convenção dos Direitos da Criança e no levantamento realizado sobre a situação destes jovens em vários países do mundo, o projeto desenvolveu um conjunto de materiais para a formação de educadores e acompanhantes destes jovens.
No que se refere aos materiais de formação para os jovens, estes materiais incluem domínios como a habitação, a educação e formação, a educação financeira, o apoio jurídico, a educação para a saúde, a inclusão social, o emprego e as relações interpessoais.
Visando a Inclusão Social destes jovens, de forma mais acompanhada e adequada, os materiais produzidos por este projeto, têm como objetivo o desenvolvimento de competências de autonomia, indispensáveis a uma cidadania ativa e participativa nas sociedades democráticas em que vivemos. O desenvolvimento dessas competências de autonomia deverá realizar-se através de um processo de formação e de acompanhamento – aproximando-se, na medida do possível, do que se passa nas famílias – que proporcionará aos jovens oportunidades de planeamento, de resolução de problemas e de aprendizagem de novas competências, incluindo o desenvolvimento de capacidades de autocuidado e de relacionamento interpessoal.
Apesar de em Portugal não ter sido possível levar a cabo a fase de implementação, devido ao COVID 19, todos os materiais foram traduzidos e adaptados à realidade do nosso país, num curto espaço de tempo.
Estes materiais podem ser também inspiradores para trabalhar processos de autonomia com jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos, pelo que serão envidados esforços para a sua divulgação e para o desenvolvimento desta linha de investigação.
Destinatários |
Português |
Inglês |
---|---|---|
Jovens |
The Life Skills Handbook Toolkit |
|
Formadores/Educadores |
Life Skills Curriculum Trainers Guide |
|
Educadores / Acompanhantes |
||
Público em Geral / Políticos |
O Projeto e as Recomendações |
Período
01.03.2018 a 28.02.2020; Prolongamento até 30.06.2020
Duração
24 meses
Financiamento
Programa Erasmus + da União Europeia
Parceiros
O projeto reúne 8 entidades de 4 países da União Europeia a seguir indicados:
- West University of Timisoara (Roménia)
- SOS Satele Copiilor (Roménia)
- Athens Lifelong Learning Institute (Grécia)
- The Smile of the Child (Grécia)
- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal)
- Tirana University (Albânia)
- SOS Children’s Villages (Albânia)
Investigadores
- António Teodoro (CEIED/ULHT)
- Eduardo Figueira (CEIED/ULHT)
- Elsa Estrela (CEIED/ULHT)
- Margarida Belchior (CEIED/ULHT)
- Marlene Rodrigues (ISSocial/ULHT)
- Paula de Deus (ISSocial/ULHT)
- Rosa Serradas Duarte (CEIED/ULHT)