NOW WHAT? Empowering Youth Leaving Care

Apresentação

O projeto “NOW WHAT? – Preparar e Capacitar Jovens Institucionalizados em processo de Autonomia” [Now What?: Preparing and Empowering Youth Leaving Care project, no 2017-3-RO01-KA205-047117 ] financiado pelo programa ERASMUS+ da Comissão Europeia, visou promover estratégias para capacitar jovens que deixam os serviços de promoção e proteção para serem adultos autónomos.

Baseando-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Convenção dos Direitos da Criança e no levantamento realizado sobre a situação destes jovens em vários países do mundo, o projeto desenvolveu um conjunto de materiais para a formação de educadores e acompanhantes destes jovens. 

No que se refere aos materiais de formação para os jovens, estes materiais incluem domínios como a habitação, a educação e formação, a educação financeira, o apoio jurídico, a educação para a saúde, a inclusão social, o emprego e as relações interpessoais. 

Visando a Inclusão Social destes jovens, de forma mais acompanhada e adequada, os materiais produzidos por este projeto, têm como objetivo o desenvolvimento de competências de autonomia, indispensáveis a uma cidadania ativa e participativa nas sociedades democráticas em que vivemos. O desenvolvimento dessas competências de autonomia deverá realizar-se através de um processo de formação e de acompanhamento – aproximando-se, na medida do possível, do que se passa nas famílias – que proporcionará aos jovens oportunidades de planeamento, de resolução de problemas e de aprendizagem de novas competências, incluindo o desenvolvimento de capacidades de autocuidado e de relacionamento interpessoal. 

Apesar de em Portugal não ter sido possível levar a cabo a fase de implementação, devido ao COVID 19, todos os materiais foram traduzidos e adaptados à realidade do nosso país, num curto espaço de tempo.

Estes materiais podem ser também inspiradores para trabalhar processos de autonomia com jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos, pelo que serão envidados esforços para a sua divulgação e para o desenvolvimento desta linha de investigação.

Destinatários

Português

Inglês

Jovens

Manual de Competências para a Vida

Materiais de Apoio

The Life Skills Handbook

Toolkit

Formadores/Educadores

Curriculum de Formação e Material

Manual do Formador

Life Skills Curriculum

Trainers Guide

Educadores / Acompanhantes

Protocolo de Tutoria

Mentoring Protocol

Público em Geral / Políticos

O Projeto e as Recomendações

The Set of European Standards

Período

01.03.2018 a 28.02.2020; Prolongamento até 30.06.2020

Duração

24 meses

Financiamento

Programa Erasmus + da União Europeia

Parceiros

O projeto reúne 8 entidades de 4 países da União Europeia a seguir indicados:

  • West University of Timisoara (Roménia)
  • SOS Satele Copiilor (Roménia)
  • Athens Lifelong Learning Institute (Grécia)
  • The Smile of the Child (Grécia)
  • Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal)
  • Tirana University (Albânia)
  • SOS Children’s Villages (Albânia)

Investigadores

  • António Teodoro (CEIED/ULHT)
  • Eduardo Figueira (CEIED/ULHT)
  • Elsa Estrela (CEIED/ULHT)
  • Margarida Belchior (CEIED/ULHT)
  • Marlene Rodrigues (ISSocial/ULHT)
  • Paula de Deus (ISSocial/ULHT)
  • Rosa Serradas Duarte (CEIED/ULHT)

Materiais








Photo: NOW WHAT? Empowering Youth Leaving Care