A Arte e o Dispositivo Museológico. Comunicação Inclusiva

Apresentação

MUSDIS pretende mostrar que a arte contemporânea pode ser uma ferramenta eficaz para reforçar a responsabilidade social dos museus, desenvolvendo metodologias diversificadas de envolvimento do cidadão na prática museológica. MUSDIS visa teorizar e testar a arte contemporânea como ferramenta que contribui para o estabelecimento dos museus como instituições que constroem a justiça social, de forma democrática e dialógica.

MUSDIS fundamentará teoricamente esta afirmação, preenchendo uma lacuna no estado da arte atual, e o concretizará através de uma dimensão aplicada, propondo novas soluções a serem implementadas nos museus. O projeto visa desenvolver novas metodologias de transmissão de informação em museus de cultura material através de estratégias de exposição e programas educativos, que promovam a inclusão e integrem a comunidade na escrita da história. MUSDIS envolverá a arte contemporânea no desenvolvimento dessas novas estratégias, a partir de práticas artísticas recentes e históricas envolvidas na crítica museológica.

A interação dialógica entre museus, artes contemporâneas e comunidade visa um enriquecimento mútuo: diversificando o público nos museus e promovendo a aprendizagem ativa baseada em programas educativos criativos e emancipatórios.

A elaboração de novas metodologias de aprendizagem e participação ativa e criativa em museus, contribuem também para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da O.N.U – 2030 (ONU), nomeadamente o 4º – Qualidade da Educação, o 10º – Redução das Desigualdades e o 11º – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Objetivos

O principal objetivo do MUSDIS (realizado por meio de uma conferência internacional e uma publicação) é, em primeiro lugar, sistematizar e fundamentar teoricamente o papel da arte no campo das técnicas e programas dialógicos, inclusivos e não autoritários de mediação de informações entre o público e as coleções museológicas.

Em segundo lugar, o MUSDIS pretende desenvolver a sua aplicabilidade concreta com um projeto piloto em dois museus de Lisboa e um plano a longo prazo para implementação em vários museus. Esses programas atendem a diferentes segmentos populacionais, desde os visitantes habituais do museu, até os moradores do bairro do museu, incluindo também comunidades desfavorecidas em programas de educação não formal nos museus – com o objetivo de consolidar estruturas sociais mais participativas e inclusivas.

Financiamento

15.000 Euros

Período

01.01. 2022 – 30.06.2023

Investigadores

  • Marta Jecu
  • Jose Manuel Gomes Pinto
  • Maria Constança Vasconcelos
  • Margarida Belchior
  • Roberta Gonçalves
  • Fabiana Ferreira
  • Heloisa Vivanco
  • Maria Luisa Moita (bolsa)

Parceiros

  • FMSH Paris (Fondation Maison des Sciences de l’Homme)
  • Museu de Historia Natural Lisboa, Saison France-Portugal