Artistas, Património e o Museu
Apresentação
Inserida no calendário oficial da Época Portugal-França 2022, esta iniciativa tem o selo de CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Universidade Lusófona. A Época Portugal-França 2022 é uma iniciativa de diplomacia bilateral entre Portugal e França, que visa o aprofundamento das relações culturais entre os dois países. No contexto das recentes preocupações com o património não-europeu, a história da museologia e as iniciativas descoloniais a ela associadas, a instituição museológica e a forma como ela funciona, foram intensamente escrutinadas. A exposição coletiva Artistas, Património e o Museu, e os eventos associados analisam a instituição museológica e o património através da lente da arte contemporânea, especialmente a arte conceptual, e com as ferramentas de um metodologia multidisciplinar e dinâmica.
Atividades
- Exposição no Museu Nacional de História Natural e Ciência, em Lisboa, que teve lugar entre 1 de fevereiro e 28 de fevereiro de 2022. (artistas internacionais)
- Visita guiada à exposição com a curadora Marta Jecu a 15 de fevereiro de 2022.
- Visita guiada com adultos da associação para migrantes de língua portuguesa “RENOVAR MOURARIA” e conversa com o professor e reitor Mário Moutinho a 21 de fevereiro de 2022.
- Programa de ação educacional com crianças de 8 e 9 anos, de duas escolas em Lisboa, Escola Passos Manuel e Escola Patrício Prazeres, nos dias 22 e 24 de fevereiro de 2022.
Financiamento
Época oficial França-Portugal: 3500 Euros
Equipamento técnico de apoio: Ceied/Cofac
Parcerias: MUHNAC (Museu Nacional de História Natural de Lisboa), Galeria
Alta Arte Paris, Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres, Escola Passos Manuel
Período
01.02.2022 – 30.11.2022
Investigadores
- Marta Jecu (I.R.Ulusófona)
- Mário Moutinho (Ulusófona)
- Helionida Pavel (Ulusófona)
- Heloísa Vivanco (Ulusófona)
- Maria Luísa Moita (Ulusófona)
- Maria Monsalves (Ulusófona)
- Margarida Belchior (Ulusófona)
- Paula Fiúza (Ulusófona)
- Roberta Gonçalves (Ulusófona)
- Karol Pacheco (Ulusófona)