AVAL: Avaliação Pedagógica, Resultados Escolares e Literacia de Leitura

Apresentação

Este projeto visa analisar o papel que a avaliação “da”, “para” e “enquanto” aprendizagem desempenha em relação à avaliação externa do desempenho escolar dos(as) estudantes e, em particular, compreender como uma avaliação externa, internacional, estandardizada e de larga escala, como o PISA, contribuiu para promover, entre os(as) professores(as) portugueses(as) e brasileiros(as), práticas e estratégias internas de avaliação da literacia de leitura dos(as) estudantes.

Objetivos:

Partindo da avaliação como elemento central de análise, o projeto de investigação tem como objetivo problematizar, de forma integrada, a construção dos resultados escolares em Portugal e no Brasil, tomando como ponto de partida a literacia de leitura em língua portuguesa.

Financiamento

CeiED/ULHT- 4 518€

Periodo

22.01.2020 a 20.01.2021

Duração

1 ano

Investigadores

  • Vítor Rosa, PhD, Investigador Integrado do CeiED/ULHT (Coordenador)
  • Lucimar Dantas, PhD, Investigadora Integrada do CeiED/ULHT (Coordenadora)
  • Teresa Teixeira Lopo, MsC, CeiED/ULHT (Membro da Equipa de Investigação, Bolseira de Investigação do Projeto Uma história de sucesso? Portugal e o PISA (2000-2015) financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia)
  • Maria Clara Leal, MsC Student, Universidade de Lisboa (Membro da Equipa de Investigação)
  • Everaldo Almeida, PhD Student, Doutoramento em Educação, ULHT (Membro da Equipa de Investigação)
  • Elsa Estrela, PhD, Investigadora Integrada do CeiED/ULHT (Consultora do projeto)
  • Maria Manuel Calvet Ricardo, PhD, Investigadora Integrada do CeiED/ULHT (Consultora do projeto)

Referências

  • Rosa, V., Dantas, L., Lopo, T., Leal, M., & Almeida, E. (2020). AVAL: Avaliação pedagógica, resultados escolares e literacia de leitura – Relatório de Investigação – Volume 1. Lisboa: CeiED.
  • Rosa, V., Dantas, L., Lopo, T., Leal, M., & Almeida, E. (2020). AVAL: Avaliação pedagógica, resultados escolares e literacia de leitura – Relatório de Investigação: Entrevistas – Volume 2. Lisboa: CeiED.