Criação de Materiais Pedagógicos Inclusivos para Alunos com Deficiência Visual, no Ensino Básico

Promotores de aprendizagens na área da matemática e ciências


Apresentação

A Lei de Bases do Sistema Educativo Português (LBSE) sublinha a importância e o dever de se assegurarem medidas numa justa e efetiva igualdade de oportunidades, no seu Artigo 2.º. Quanto à promoção do sucesso escolar, pode ler-se no Artigo 27.º, alínea b): “1 – São estabelecidas e desenvolvidas atividades e medidas de apoio e complemento educativos visando contribuir para a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolar.”.

Por outro lado, na referência ao perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória de 2017, no que respeita a um dos seus princípios, pode ler-se “D. Inclusão – A escolaridade obrigatória é de e para todos, sendo promotora de equidade e democracia. A escola contemporânea agrega uma diversidade de alunos tanto do ponto de vista socioeconómico e cultural como do ponto de vista cognitivo e motivacional. Todos os alunos têm direito ao acesso e à participação de modo pleno e efetivo em todos os contextos educativos.”.

É neste sentido, que o presente projeto, relacionado com a criação de materiais pedagógicos para alunos invisuais do ensino básico (promotores de aprendizagens na área da matemática e ciências), visa dar um contributo.

Num primeiro momento serão aferidas as necessidades dos alunos com deficiência visual quanto à aprendizagem da matemática e das ciências e definidos os anos de escolaridade e os conteúdos curriculares a abordar. Em seguida iremos conceber e produzir materiais físicos ou digitais (MFD) que auxiliem os alunos deficiência visual na compreensão de conceitos e procedimentos e na sua aplicação em situações práticas, nomeadamente na área da matemática e das ciências, per si ou inter disciplinarmente. Posteriormente, estes materiais serão utilizados em sala de aulas e o seu impacto será avaliado.

Ao longo de todo o processo trabalharemos concertadamente com o Centro Helen Keller, contando com duas professores residentes na nossa equipa e com algumas das escolas que têm protocolo para receber alunos com este tipo de deficiência.

Objetivos

Definimos como objetivos para este projeto:

  1. Identificar os MFD que já existem e são utilizados em contexto escolar, com alunos invisuais;
  2. Identificar anos de escolaridade nos quais se verifica maior falta de MFD que auxiliem a promoção de aprendizagens de alunos com deficiência visual em matemática e ciências;
  3. Identificar os conteúdos curriculares sobre os quais não existam (ou quase não existam) MFD e que sejam considerados como conteúdos curriculares alicerçantes de aprendizagens atuais e futuras;
  4. Conceber e criar MFD para os anos e conteúdos em que se verifica maior carência;
  5. Aplicar e avaliar o impacto dos MFD criados na aprendizagem dos alunos.

Financiamento

Orçamento/estrutura de custos

650 €

Observação: Este projeto inclui a utilização de equipamentos e recursos educativos digitais. Para diminuir os custos do projeto serão utilizados equipamentos já existentes nas instituições que irão colaborar no projeto e recursos educativos digitais de utilização livre.

Período

1 ano (fev 2021 a janeiro 2022)

Investigadores

Coordenadora do Projeto

Sofia Rézio | Doutora em Educação na Área de Especialização de Educação Matemática; Investigadora integrada do CeiED – Ciencia vitae  3F17-8FAD-415C

Equipa de investigação

  • Bento Cavadas | Doutor em Educação; Investigador Integrado do CeiED – Ciencia vitae   9212-EE0C-7753
  • João Robert Nogueira | Doutor em Educação e investigador não integrado do CeiED – Ciencia vitae  CB1F-D376-E522
  • Neusa Branco | Doutora em Educação, na área de Especialização em Didática da Matemática; Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Santarém – Ciencia vitae  D411-2049-433B
  •  Luís Oliveira Couto| Doutorando do 2º ano em Ciências da Educação na ULHT; Vice presidente da  Direção, membro do conselho científico e neuropsicólogo da Associação de Apoio a Doentes Depressivos e Bipolares (ADEB).

 Parceiros

  • Joana Maria Batista Silvestre | Docente de Educação Especial no Centro Helen Keller e Coordenadora da EMAEI do Centro Helen Keller. Tem uma Especialização em Reabilitação na Deficiência visual e outra Especialização em Problemas de cognição e Multideficiência
  • Vera Carvalho | Docente de Matemática e Ciências no Centro Helen Keller, licenciada em Biologia Aplicada aos Recursos animais – Variante Marinhos e mestre em Etologia,  Diretora de Turma e Coordenadora do Departamento de Matemática, Ciências Experimentais e ITIC.