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Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências Através da Utilização de Inquiry Learning Spaces Interdisciplinares

Apresentação

O sistema de ensino português está a receber fortes orientações da tutela para a realização de trabalho interdisciplinar. A esse respeito, pode ler-se no articulado do Decreto-Lei n.º 55/2018 que um dos princípios orientadores da conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens do currículo dos ensinos básico e secundário é a:Valorização da gestão e lecionação interdisciplinar e articulada do currículo, designadamente através do desenvolvimento de projetos que aglutinem aprendizagens das diferentes disciplinas, planeados, realizados e avaliados pelo conjunto dos professores do conselho de turma ou do ano de escolaridade. (p. 2931). Contudo, o trabalho interdisciplinar é um processo complexo e de difícil concretização (Pombo, 2005). De facto, as tentativas de integração destas áreas revelaram-se maioritariamente infrutíferas (Koirala & Bowman, 2003; Pombo, 2005). No entanto, o trabalho interdisciplinar é imprescindível para o desenvolvimento das competências do século XXI definidas pela OCDE (Ananiadou & Claro, 2009).  Uma questão, então, impõe-se: Como preparar as futuras gerações para o século XXI com recurso a desafios interdisciplinares de aprendizagem?Uma das soluções poderá passar pela apetência das atuais gerações de alunos para a utilização de recursos digitais no processo de aprendizagem. Uma plataforma digital poderosa para o ensino em ambientes digitais são os Inquiry Learning Spaces (ILS). Os ILS, devido aos múltiplos recursos e áreas do saber que possibilitam agregar numa única plataforma, constituem uma excelente oportunidade para a criação de propostas inovadoras de trabalho interdisciplinar em diferentes disciplinas, nomeadamente em matemática e ciências. Todavia, esse trabalho interdisciplinar não pode apenas circunscrever-se ao saber científico da matemática e das ciências, mas deve também associar-se ao movimento educativo associado aos objetivos do desenvolvimento sustentável da UNESCO (2017). Tendo em conta os contextos anteriores, este projeto propõe-se a alcançar os seguintes objetivos.

Objetivos:

  1. Promover a colaboração interdisciplinar entre professores de diferentes áreas;
  2. Elaborar e implementar ILS interdisciplinares em matemática e ciências;
  3. Avaliar o impacto dos ILS na aprendizagem dos alunos/formandos e caracterizar as dinâmicas de colaboração dos professores;
  4. Divulgar os ILS e os resultados da investigação;

Financiamento

CeiED/ULHT- 3 216 €

Periodo

01.01.2020 a 31.12.2020

Investigadores

  • Bento Cavadas | Doutor em Educação; Investigador Integrado do CeiED | CIENCIAVITAE (Coordenador)
  • João Robert Nogueira | Aluno de doutoramento e investigador não integrado do CeiED (ORCID ; deGois
  • Sofia Rézio | Doutora em Educação na Área de Especialização de Educação Matemática; Investigadora integrada do CeiED | CV
  • Neusa Branco | Doutora em Educação, na área de Especialização em Didática da Matemática; Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Santarém | CIENCIAVITAE