O lugar do Patrimônio Cultural Imaterial nos processos educativos

Apresentação

Procura identificar, a partir de amplo diagnóstico, nas atividades curriculares e extracurriculares das escolas da grande Lisboa, iniciativas na área do patrimônio cultural imaterial que incentivem a valorização da diversidade cultural e da cidadania nos espaços de educação formal. O objetivo é apontar iniciativas e boas práticas já em desenvolvimento nas escolas, que possam ser replicadas e ampliadas em futuras ações, incentivando a utilização do patrimônio cultural imaterial nas escolas como instrumento de reflexão, transformação e aproximação entre comunidade, escola e patrimônio. 

Objetivos:

Compreender como as comunidades escolares utilizam o patrimônio cultural imaterial e como este pode auxiliar na transformação da realidade das instituições e dos profissionais de educação do país de forma a conhecer, valorizar e incentivar a utilização de manifestações culturais imateriais nos processos educacionais a partir de uma perspetiva inclusiva e multicultural.

Financiamento

CeiED/ULHT- 4 959€

Periodo

02.2020 a 12.2020

Site: https://sites.google.com/view/patrimonioescolas
Outras informações: patrimonioescolas@gmail.com

Investigadores

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Professora Doutora Maristela Simão

BOLSEIRA DE INVESTIGAÇÃO

Nathália Pamio Luiz

DESIGN E IDENTIDADE VISUAL

Gabriela Coronado Téllez
Nathália Pamio Luiz

INVESTIGADORES ASSOCIADOS

Doutor Adel Igor Pausini

DOUTORAND@S

Ana Luiza Teixeira Neves
Angelo R. Biléssimo
Cristina Lara Corrêa
Érica de Abreu Gonçalves
Gabriela Coronado Téllez
João Palmeiro Novo
Karolline Pacheco Santos
Marcelo Lages Murta
Maria Josiane Vieira
Maria Paz Fuenzalida
Miguel Feio

MESTRANDA

Helionídia Pavel