MUSDIS: A Arte E A Disposição Museológica. Comunicação Inclusiva
Apresentação
MUSDIS é um projeto de investigação académica que visa teorizar e testar a arte contemporânea como uma ferramenta que contribui para estabelecer museus como instituições que constroem justiça social, numa democracia e forma dialógica. O principal objetivo do MUSDIS (realizado através de uma conferência internacional e uma publicação) é preencher uma lacuna no atual estado da arte. Visa sistematizar e fundamentar teoricamente o papel da arte no campo das técnicas dialógicas, inclusivas e não-autoritárias e programas de mediação de informação entre a audiência e as coleções museológicas. Em primeiro lugar esta investigação será realizada a um nível histórico, com estudos de casos históricos e museológicos de arte desde o início do século XX até aos nossos dias. Em segundo lugar, a investigação será orientada para uma mapeamento das estratégias atuais que são lançadas por artistas, curadores e instituições para a descolonização as suas coleções museológicas, envolvendo arte conceptual. Representa um projeto-piloto para a preparação do Projeto FCT a ter lugar em 2023-2024.
Atividades
- Conferência internacional realizada na Fundação Maison Science de l’Homme (FMSH) em parceria com a Maison Suger em Paris nos dias 6 e 7 de Outubro de 2022. Oradores principais:
- Prof. Dr. Mário Moutinho (Ulusófona) e Sara Alonso Gomez (Aix Marseille Université).
- Publicação de um livro como resultado da conferência, através de artigos escritos pela oradores e outros materiais, a serem publicados em 2023.
Financiamento
Ilind Universidade Lusófona: 15.000 Euros
Período
01.01.2022- 30.05.2023
Investigadores
Marta Jecu (I.R.), prof. Maria Constança Vasconcelos (Ulusófona), prof. Margarida Belchior (Ulusófona), prof. José Gomes Pinto (Ulusófona), Roberta Gonçalves (Ulusófona), Heloísa Vivanco (Ulusófona), Maria Luísa Moita (M.A. grant 5 meses) (Ulusófona), Sara Guindani (Fondation Maison des Sciences de l’Homme, Paris).