ReMASE – Metodologias de Investigação na Formação Avançada em Educação
Apresentação
A literatura mostra que existe uma carência de investigação sobre o ensino de metodologias de investigação em estudos avançados em Educação em Portugal, embora a literatura internacional aponte para a necessidade de melhorar a qualidade da aprendizagem nesse domínio em estudos avançados em Educação. O Projeto ReMASE persegue a ideia de que os professores beneficiarão do uso de um framework para conceber, desenhar e implementar o ensino de metodologias de investigação em Educação. Parte-se da ideia de que a qualidade da investigação em Educação terá impacto na qualidade de seus resultados e, portanto, fornecerá evidências que podem informar e sustentar as decisões em educação. Isso leva à necessidade de repensar o desenho dos cursos de metodologias de investigação e as abordagens pedagógicas adotadas.
A equipa de investigação do Projeto é constituída tanto por investigadores experientes que lecionam metodologias de investigação em programas avançados de Educação, como por jovens investigadores. A questão-chave de investigação do Projeto é: Que princípios e orientações são adequados para constituir um framework para a conceção, desenho e implementação de unidades curriculares de metodologias de investigação nos estudos avançados da Educação em Portugal?
O Projeto ReMASE organiza-se em 3 fases. A fase I refere-se ao mapeamento do campo (teórico e empírico). A fase II é o momento para recolha e análise de dados (questionário seguido de entrevistas com grupos focais). A fase III articula os resultados do mapeamento teórico e os resultados empíricos para produzir um framework – constituído por princípios e correspondentes orientações – para a conceção de unidades curriculares de metodologias de investigação.
Objetivos
O objetivo do projeto é identificar e enunciar princípios e linhas de orientação baseados na investigação, para a melhoria do ensino de metodologias de investigação em Educação.
Financiamento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT EXPL/CED-EDG/1130/2021)
Período
jan, 2022 – jun, 2023
Duração
18 meses
Investigadores
- João Filipe Matos (PI)
- Elsa Estrela (co-PI)
- André Freitas (research fellow)
- Ana Pedro
- Carla Galego
- Carolina Amado
- João Piedade
- Maria Emygdio da silva
- Neuza Pedro
- Nikoletta Agonacs
- Nuno Dorotea
- Rosa Duarte
- Vitor Teodoro