E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal (RePeME)
Apresentação
E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no ensino básico em Portugal (RePeME) visa contribuir para a construção de conhecimento atual e rigoroso sobre as mudanças pós-pandemia introduzidas nas escolas portuguesas do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.
Objetivos
- Compreender formas de apreensão de – e estratégias para mitigação das – desigualdades escolares em contexto pós-pandémico, através das suas projeções na reflexão sobre as práticas institucionais e pedagógicas;
- Identificar, nas condições atuais de trabalho técnico e pedagógico dos/as professores/as, oportunidades de desenvolvimento profissional/formação contínua e condições necessárias para garantir o seu bem-estar e saúde mental;
- Identificar e analisar medidas e ações implementadas de recuperação e/ou consolidação das aprendizagens, acompanhamento dos alunos/as, incluindo medidas e ações de prevenção de risco de desistência e de abandono escolar, e de avaliação dos seus resultados.
Financiamento
ILIND/F+/EI/03/2022
28 837.66 EUR
Período
01/09/2022 a 29/02/2024
Investigadores
- Ana António
- Conceição Costa
- Daniel Bart (consultor)
- Filippo Pirone (consultor)
- Inês Vieira
- José Viegas Brás
- Maria Neves Gonçalves
- Paulo Sargento
- Teresa Teixeira Lopo (Investigadora Responsável)