Artigo em Conferência

2019

  • Correia, S.V. (2019). Management and Financing of Schools in Portugal. The course of an investigation between indicators, policies and actors. In Silva, A. L., Tomic, D. & Grilec, A. Book of Proceedings 39th International Scientific Conference on Economic and Social Development – “Sustainability from an Economic and Social Perspective”, (pp. 422-424).
  • Gonçalves, M.J.B. e Silva, A.P. (2019). Sucesso educativo e redução do abandono escolar: o papel da liderança de topo. In Atas III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Desigualdades Sociais e Educativas que Lugar na Investigação, (pp. 324-327). Edições Universitárias Lusófonas.
  • Pinto da Costa, E. & Sá, S. (2019). Experimentar a Mediação de Conflitos em contexto escolar: perceção dos educadores e professores da educação pré-escolar ao 2ºciclo do ensino básico. In Seixas, A. M. (2029). Atas do XIV Congresso SPCE. XIV Congresso da SPCE | Ciências, Culturas e Cidadanias. (pp. 460-471) Universidade de Coimbra. Disponível neste .PDF – (clique aqui para efetuar download).
  • Pinto da Costa, E. & Vilas-Boas, M. (2019). Aprendizagens na “Escola de Mediadores”. In A. Nunes; D. F. Jorge; J. R. Monteiro; J. C. Morais; L. T. Dias, L. Miranda, M. Ricou & R. Trindade (Orgs.), Atas do 3º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: “o local e o mundo: sinergias na era da informação” (pp. 369-379). ISPGAYA. Disponível aqui.
  • Pinto da Costa, E.& Sá, S. (2019). Prática de mediação de conflitos por professores e educadores. In A. Nunes; D. F. Jorge; J. R. Monteiro; J. C. Morais; L. T. Dias, L. Miranda, M. Ricou & R. Trindade (Orgs.), Atas do 3º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: “o local e o mundo: sinergias na era da informação” (pp. 380-396). ISPGAYA. Disponível aqui.
  • Pinto da Costa, E.; Ribeiro, P. & Teles, R. (2019). Cultura(s) de Convivência Juvenil potenciada(s) pela Mediação. In A. Nunes; D. F. Jorge; J. R. Monteiro; J. C. Morais; L. T. Dias, L. Miranda, M. Ricou & R. Trindade (Orgs.), Atas do 3º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: “o local e o mundo: sinergias na era da informação” (pp. 336-351). ISPGAYA. Disponível aqui.
  • Pinto da Costa, E., & Sá, S. (2019). Prática de mediação de conflitos por professores e educadores. A. Nunes; D. F. Jorge; J. R. Monteiro; J. C. Morais; L. T. Dias, L. Miranda, M. Ricou & R. Trindade (Orgs.). Atas do3º Congresso Internacional promovido pela Revista de Psicologia, Educação e Cultura: “o local e o mundo: sinergias na era da informação”. Vila Nova de Gaia: ISPAGAYA, pp. 380-396.
  • Sá, S. & Pinto da Costa, E. (2019). Prática de mediação de conflitos por professores do 3º ciclo de ensino (Poster). Atas do I Fórum Ibérico de Mediação, II Congresso Nacional de Mediação e V Encontro de Mediação Familiar da RAM. Instituto Português de Mediação Familiar do Funchal. Universidade do Funchal.
  • Rosa, V. (2019) (no prelo). Sociological analysis of three dual combat practices in Portugal: the case study of aikido, judo and wrestling. Journal of Human Sport and Exercise. Spain: University of Alicante.
  • Rosa, V. (2019) (no prelo). Sport practice of karate in Portugal: sociological analysis of the identities, ideologies, communities and cultures of the Portuguese karateka’s (brown and black belts). Journal of Human Sport and Exercise, Spain: University of Alicante.
  • Silva, M., Garcia, A., Patrocínio, A., Nogueira, S., & Sousa, C. (2019) (no prelo). Educação ambiental no 1º CEB – Utilização do ensino experimental das ciências na simulação do impacte dos incêndios nos solos e nos rios. Trabalho apresentado em IX Encontro de Investigação e II Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, In Livro de resumos do IX Encontro de Investigação e II Encontro Internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações. ESE: Lisboa (9 e 10 de abril).
  • Silva, M., & Neves, I. (2019) (no prelo). Relação escola-famílias: dar voz às famílias. Atas do IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I CLABIE – Congresso Luso Afro Brasileiro de infâncias e Educação. Aveiro: Universidade de Aveiro (15-17 de novembro de 2018).

2018

  • Craveiro, C., Silva, B., Dalila, L., Friães, R., Parente, C., & Vieira, F. (2018) (no prelo). Practicum in Preschool Teacher Education: The Role of Pedagogical Supervision for Students Professional Development. Artigo aceite para as Atas da 20th International Conference on Early Childhood Education and Care (ICECEC). New York.
  • Craveiro, C., Silva, B., Dalila, L., Friães, R., Parente, C., & Vieira, F. (2018) (no prelo). O papel do practicum na formação inicial dos educadores de infância: As perspetivas dos orientadores cooperantes e dos estudantes. Artigo aceite para Atas do XXVI Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE), Tempos, espaços e artefactos em educação. Lisboa, Portugal.
  • Farias, S., & Martins, A. (2018). Invisibilidade Feminina e Representações Sociais de Gênero em Tecnologia e Ciências. In Actas 12 Congresso Nacional de Psicologia (pp 731-739). Lisboa: ISPA.
  • Figueira, E., & Alves, M. (2018). Como Avaliar O Impacte Da Formação Contínua De Professores? Contributos para um modelo de avaliação. Comunicação apresentada na Congresso Internacional das Ciências de Educação e Desenvolvimento, Setúbal, Portugal, 21-23 de Junho.
  • Friães, R., Lino, D., Parente, C., Vieira, F., Craveiro, C., & Silva, B. (2018). The role of practicum for early childhood teacher education: the perspectives of student teachers. Seville: Proceedings ICERI2018.
  • Lino, D., Friães, R., Parente, C., Vieira, F., Craveiro, C., & Silva, B. (2018) (no prelo). O papel do practicum na formação inicial dos educadores de infância: As perspetivas dos orientadores cooperantes e dos estudantes. In XXVI Colóquio Afirse. Tempos, espaços, e artefactos em Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Mestrinho, N., & Cavadas, B. (2018). Innovation in Teacher Education: An Integrative Approach to Teaching and Learning Science and Mathematics. In 2nd Innovative and Creative Education and Teaching International Conference (proceedings). Badajoz, Spain.
  • Pinheiro, A. Silva, B., Craveiro, C., Sousa, J., Aires, A. Neves, I., Patrício, A., Peixoto, J., Trindade, L. E Santiago, L. (2018) (no prelo). Educação de Infância em Moçambique: As Escolinhas Comunitárias da Província do Niassa. In Conferência Internacional IV COOPEDU: Cooperação e Educação de Qualidade. Lisboa: ISCTE-IUL.
  • Pinheiro, A., Silva, B., Craveiro, C., & Sousa, J. (2018) (no prelo). Educação de Infância em Moçambique: As Escolinhas Comunitárias da Província do Niassa. Artigo aceite para o IV Congresso de Cooperação e Educação (COOPEDU): Cooperação e Educação de Qualidade, Lisboa.
  • Silva, M. (2018). Conservantes alimentares usados em géneros alimentícios consumidos por crianças e jovens do ensino básico e secundário – Utilizações e efeitos colaterais, Trabalho apresentado em VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, In Livro de resumos do VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, Lisboa, p. 11.
  • Silva, M. (2018). Experiências sobre o Ar – Atividades Lúdicas no Ensino Experimental das Ciências e Educação para a ciência, Trabalho apresentado em V Encontro Internacional da Casa das Ciências – Ciência, Comunicação, Imagem e Tecnologia, In V Encontro Internacional da Casa das Ciências – Ciência, Comunicação, Imagem e Tecnologia, Guimarães. Edulog, p. 38.
  • Silva, M., & Lidon, F. (2018). Corantes Alimentares utilizados em alimentos consumidos por crianças. In Livro de resumos do 4º Simpósio de produção e Transformação de Alimentos em Ambiente Sustentável, Faculdade de Ciências e Tecnologia da universidade Nova de Lisboa, Caparica.
  • Silva, M., & Oliveira, K. (2018). Arroz biofortificado em selénio destinado a alimentos para bebés e crianças, Trabalho apresentado em VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, In Livro de resumos do VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, Lisboa, p. 58.
  • Silva, M., Figueiredo, C., & Santos, M. (2018). Poluição no Rio Almonda, Trabalho apresentado em VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, In Livro de Resumos do VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, Lisboa, p. 80.
  • Silva, M., Serrano, S., Ferreira, A., & Broeiro, T. (2018). Poluição da água no estuário do Tejo e suas consequências para a realimentação, Trabalho apresentado em VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações. In: Livro de resumos do VIII Encontro de Investigação e I Encontro internacional de Investigação do Centro de Investigação e Publicações, Lisboa, p. 84.

2017

  • Brás, J,. V., & Gonçalves. M. N. (2017). A luz e a sombra na história das práticas de ensino: os jesuítas e as relações de saber-poder. In J. Pinhal, F. Costa, R. Faria (Orgs.). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. (pp. 1181-1193). Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Brás, J. V. & Gonçalves. M. N. (2017). O efeito da contaminação pedagógica: Froëbel em Portugal. In J. Pinhal, F. Costa & R. Faria (Orgs.). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Dias, M., Viseu, S., Carvalho, M., Lopes, J., & Martins, J. (2017) (Org.). Política e gestão da educação: discursos globais e práticas locais. Livro de Atas do VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Lisboa: Fórum Português de Administração Educacional.
  • Martins, E. C. (2017). The experience at a new school education with abnormal children: Faria de Vasconcelos (1880-1939) in the context of special education. In Acta Scientiarum Education, Maringá, 39 (2), (pp. 119-130).

2016

  • Lopes, G. & Sanches, I. (2016). A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: concepção de gestores. Atas da 1ª Conferência de Educação Comparada “A Educação Comparada para além dos números”, realizada no Centro Cultural de Belém e Universidade Lusófona, Lisboa.
  • Sanches, I. & Guedes R. (2016). O Processo de Inclusão de Crianças com Transtorno do Espetro Autista – Estudo de Caso. Atas do XXIII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE.
  • Silva, P. & Sanches, I. (2016). A inclusão do estudante surdo no Ensino Superior. Atas da 1ª Conferência de Educação Comparada “A Educação Comparada para além dos números”, realizada no Centro Cultural de Belém e Universidade Lusófona, Lisboa, 25-27 janeiro.

2015

  • Brás, J. V., Gonçalves. M. N., & Robert, A. (2015). O domínio do risco: A produção da verdade republicana. In I. C. Silva, M. Pignatelli, & S. M. Viegas (Eds.), Livro de Atas do I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (pp. 10605-10613). Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
  • Brás, J. V., & Gonçalves. M. N. (2015). Avaliando a política da vida: Implicações no sistema educativo português (séc. XIX-XX). In T. Estrela, M. C. Cavaco, M. J. Cardona, P. R. Pinto, B. Cabrito, F. A. Costa, … P. Figueiredo (Eds.), Atas do XXII Colóquio da AFIRSE (pp. 935-947). Lisboa: EDUCA/AFIRSE.
  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2015). A Bíblia e o esculpir do corpo. In P. M. Pinto, C. A. Cavalcanti, & E. Figueira (Eds.), Anais do I Congresso Lusófono de Ciência das Religiões – Religiões e Espiritualidades – Culturas e Identidades (pp. 4-25). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Martins, A. O. (2015). Do Éden ao Inferno: Representações do corpo feminino na idade média. In P. Mendes Pinto, C. A. Cavalcanti, S. Junqueira, & E. Figueira, E. (Eds.), Anais do I Congresso Lusófono de Ciência das Religiões. Religiões e Espiritualidades – Culturas e Identidades (pp. 68-80). Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Melo, K., & Sanches, I. (2015). Avaliação do processo de ensino-aprendizagem da criança com autismo, na sala do ensino regular, através das concepções e das práticas das suas professoras e profissionais de apoio. In T. Estrela (Ed.), Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 1019-1033). Lisboa: EDUCA/AFIRSE Portugal.
  • Santos, G., & Sanches, I. (2015). A avaliação do processo de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais, na sala de aula de ensino regular, tendo em conta as concepção de professores e gestores. In T. Estrela (Ed.), Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Atas do XXII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 698-711). Lisboa: EDUCA/AFIRSE Portugal.

2014

  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2014). Cidadania e poder do corpo: A ilusão dos direitos. In M. J. Carvalho, A. Loureiro, & C. A. Ferreira (Eds.), Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar (pp. 556-564). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2014). Oportunidades perdidas, oportunidades renovadas. Formação de adultos em debate. In N. Alves, C. Cavaco, P. Guimarães, & M. Marques (Eds.), Atas do VI Seminário Luso-Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais – Das Políticas às Lógicas de Ação (pp. 8-16). Lisboa: IE-UL.
  • Carmo, A., & Sousa, O. (2014). Encontro entre gerações em sala de aula. In M. J. Carvalho, A. Loureiro, & C. A. Ferreira (Eds.), Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar Atas do XII Congresso da SPCE (pp. 603-638). Vila Real: Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro.
  • Carvalho, M. J., Gonçalves, M. N., & Brás, J. V. (2014). O risco e a incerteza: Componentes inelutáveis da tomada de decisão no projeto da modernidade. In Associação Portuguesa de Sociologia (Ed.), 40 anos de Democracia(s): Progressos, Contradições e Prospetivas. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia.
  • Costa, M., & Sanches, I. (2014). Motivações e representações dos professores de educação especial: Um contributo para o seu estudo. In T. Estrela (Ed.), Educação, Economia e Território – O papel da Educação no Desenvolvimento. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE (pp.145-154). Lisboa: EDUCA. Disponível
  • Craveiro, C., Gonçalves, D., & Gouveia, J. (2014). Formação de professores. A relação educativa baseada em valores, saberes e práticas de referência. In ESEPF (Ed.), Memórias e Rumos (pp. 99-102). Porto: ESEPF.
  • Craveiro, C., Gonçalves, D., & Gouveia, J. (2014). Supervisão Pedagógica. Uma área consolidada na ESEPF. In ESEPF (Ed.), Memórias e Rumos (pp. 115 – 119). Porto: ESEPF.
  • Falcão, R., & Sanches, I. (2014). Utilização das TIC em crianças com perturbação do espectro do autismo no pré-escolar: A perspetiva dos professores. In M. J. Carvalho, A. Loureiro, & C. A. Ferreira (Eds.), Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar (pp.974-984). Vila Real: Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro.
  • Gonçalves, M. N., & Brás, J. V. (2014). A escola pública e a construção de uma nova alma nacional: Os republicanos nos alvores de Novecentos. In M. J. Carvalho, A. Loureiro, & C. A. Ferreira (Eds.), Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinar (pp. 1884-1895). Vila Real: Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro.
  • Gonçalves, M. N., & Brás, J. V. (2014). Educar o sentir e os sentidos do desenvolvimento. In T. Estrela (Ed.), Educação, Economia e Território – O papel da Educação no Desenvolvimento. Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE (pp. 839-891). Lisboa: EDUCA.
  • Gouveia, J., Craveiro, C., Silva, B., Santos, C., Brandão, I., & Martins, M. (2014). Competências transversais de Educadores/as e professores/as do 1º ciclo do ensino básico: O futuro como razão de ser do presente. In A. Lopes, M. A. Cavalcante, D. Oliveira, & A. M. Hypólito (Eds.), Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação – Pontes para MudançaII Encontro Luso-Brasileiro (pp. 2052 -2066). Porto: CIIE.
  • Oliveira, M., & Silva, B. (2014). A ilustração atual e as suas potencialidades pedagógicas. In A. Saldanha, & M. Ornelas (Eds.), Atas do 2º Congresso da Rede IberoAmericana de Educação Artística (pp. 172-182). Guimarães: Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual.
  • Sanches, I., & Teixeira, R. (2014). Sim, não falo, mas comunico… A comunicação aumentativa como facilitador da participação num grupo de jardim-de-infância. In M. J. Carvalho, A. Loureiro, & C. A Ferreira (Eds.), Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar (pp. 1897-1910). Vila Real: Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.

2013

  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2013). O imaginário do movimento associativo docente em meados de oitocentos (1856-1862). In Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Ed.), Livro de Actas do IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (pp. 4069-4082). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2013). O poder do saber da educação física na arena parlamentar da I República. Le pouvoir du savoir de l’éducation physique dans l’arène parlementaire de la Première République. In T. Estrela (Ed.), Livro de Actas do XIX Colóquio Internacional da AFIRSE. Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE.
  • Brás, J. V., & Gonçalves, M. N. (2013). Biopolítica e direitos do homem. In D. S. Bento D. S. (Ed.), Livro de Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 923-937). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd) / Instituto de Educação-Universidade Minho.
  • Martins, E. C. (2013). O Repositório: Imagem de marca e objeto de aprendizagem em meio digital. In IPCB (Ed.), Atas III Conferência do IPCB sobre o livre acesso ao conhecimento científico – O desafio da publicação em meio científico: como, onde, porquê? (pp. 41-52). Castelo Branco: IPCB Edição.
  • Martins, E. C. (2013). Intervenção escolar no 1º Ciclo de Educação Básica: Animar no recreio prevenindo atos agressivos. In CIEP-UÉvora (Ed.), PEEME – Atas do Congresso Internacional Politicas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas, (p. 63-80). Évora: CIEP-UÉvora.
  • Martins, E. C. (2013). O Comportamento indisciplinar dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico em sala de aula: estudo de caso numa escola urbana de Castelo Branco. In CIEP-UÉvora (Ed.), PEEME – Atas do Congresso Internacional Politicas Educativas, Eficácia e Melhoria das Escolas, (p. 63-80). Évora: CIEP-UÉvora.
  • Martins, E. C. (2013). Viver com dificuldade intelectual e desenvolvimento num lar residencial: Estudo de caso de um adulto com DID. In L. Lima-Rodrigues, & D. Rodrigues (Eds.), Atas do III Congresso Internacional “Educação Inclusiva e Equidade” (pp. 45-63). Almada: Instituto Piaget/Pró-Inclusão
  • Martins, E. C. (2013). Para além da formação: Incluir & Inserir na vida ativa Jovens com DID (Estudo de Caso). In N. Alves, C. Cavaco, P. Guimarães, & M. Marques (Eds.), Atas do VI Seminário Luso-Brasileiro Educação Trabalho Movimentos Sociais (p. 128-145). Lisboa: Universidade de Lisboa-IE.
  • Martins, E. C., & Ceia, H. (2013). Desenvolvimento emocional e compreensão social em crianças autistas (Estudo de Caso). In Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Ed.), Atas do I Congresso Internacional, – Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas internacionais da Psicologia e Educação (p. 815 – 836). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
  • Oliveira, J. A., Roca, M. N. O., & Roca, Z. (2013). Um contributo para o estudo dos efeitos económicos das segundas residências no desenvolvimento rural. In M. L. S. Carvalho, P. D. S. Henriques, V. Narciso (Eds.), Atas do Congresso ESADR 2013: Alimentar mentalidades, vencer a crise global (pp. 2087-2105). Évora: Universidade de Évora.
  • Oliveira, M., & Silva, B. (2013). Ilustração: diálogo entre arte e educação. In D. S. Bento D. S. (Ed.), Livro de Actas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho
  • Roca, M. N. O., Leitão, N., & Roca, Z. (2013). A expansão de segundas residências em Portugal Continental: uma proposta de tipologia espacial. In T. P. Correia, V. Henriques, & R. P. Julião (Eds.), Actas do IX Congresso da Geografia Portuguesa – Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência (pp. 609-614). Évora: Associação Portuguesa de Geógrafos.