CODESRIA | Council for the Development of Social Science Research in Africa
O Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), uma unidade de I&D da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) para as áreas da Educação, Património, Desenvolvimento Humano e Museologia, foi aceite em março de 2021 como membro do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais na África (CODESRIA) (Council for the Development of Social Science Research in Africa / Conseil pour le développement de la recherche en sciences sociales en Afrique).
O CeiED, no âmbito da sua estratégica de internacionalização, identificação de novas parcerias e afirmação de uma política científica aberta a abordagens, perspetivas e diálogos com redes globais inspiradas e impulsionadas pelo seu Coordenador Científico, Professor Doutor António Teodoro, incluindo no âmbito da promoção da investigação sobre a Educação e o Desenvolvimento em África, reforça a sua colaboração com o CODESRIA, organização pan-africana fundada em 1973, com sede em Dakar, no Senegal, que tem como objetivo promover, facilitar e divulgar a investigação em Ciências Sociais em África e criar uma comunidade académica e científica diversificada em relação às características, aos contextos sociohistoricos e económico-políticos e especificidades culturais e identitárias dos diferentes países que compõem o continente africano.
O CODESRIA é uma organização ativa de investigação que pretende contribuir para a produção de conhecimento científico e social sobre a realidade sociocontemporânea africana, numa perspetiva multidisciplinar, integradora e holística, que procura promover a afirmação das cinco regiões africanas – Norte de África, África Oriental, África Central, África Ocidental e África do Sul -, como espaços de produção de conhecimento científico no âmbito das Ciências Sociais reconhecidos no contexto global.
Entre os principais fundadores e financiadores dos projetos, programas e bolsas do CODESRIA identificam-se organizações de vários países, de que são exemplo a Swedish International Development Agency (SIDA), The African Capacity Building Foundation (ACBF), The Ford Foundation, The Norwegian International Development Agency (NORAD), Carnegie Corporation of New York, The Partnership for Higher Education e a Rockefeller Foundation.
São parceiros da CODESRIA várias instituições de ensino superior e centros de investigação, a que se juntam cátedras, associações e fundações dos países africanos e de países terceiros, de que são exemplo a Associação das Universidades Africanas, o Fórum Social Mundial, o European Centre for Development Policy Management, em Bruxelas, o Social Science Research Council de Nova Iorque, a Cátedra Amílcar Cabral, em Cabo Verde, a Cátedra Kwame Nkrumah, no Gana, o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e o Africa Governance Institute (AGI).
A integração do CeiED nesta Rede Africana permitirá iniciar um diálogo com o CODESRIA sobre o papel que a educação ocupa no desenvolvimento de estudos e projetos sobre as Ciências Sociais em África e perspetivar a identificação de parcerias tendo em vista a produção científica conjunta, incluindo entre a Revista Lusófona de Educação e as revistas científicas em diversas áreas do saber das Ciências Sociais do CODESRIA (como a título de exemplo, a African Sociological Review, Africa Development e Journal of Higher Education in Africa), a coorganização de eventos e conferências e coparticipação em iniciativas académicas e científicas a serem empreendidas pelas duas instituições.
Com o estatuto de membro, abre-se a possibilidade de o CeiED poder participação nos projetos e programas do CODESRIA através da cooperação com outras instituições parceiras, de que é exemplo o Programa “African Diaspora Support to African Universities Programme: African Academic Diaspora visiting Fellowships in the Humanities, Social Sciences and Higher Education Studies to African Universities”, do CODESRIA, financiado pela Carnegie Corporation of New York (CCNY), no qual participou uma investigadora integrada do CeiED em 2016, na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique.
Neste sentido, o CeiED, em geral, e a ReLeCo NEA-ES – Comunidade de Investigação e de Aprendizagem (Research and Learning Communities) – Núcleo de Estudos Africanos: Educação e Sociedade, associam-se a possibilidades de trabalho colaborativo nesta rede africana de produção de conhecimento científico, reconhecida como uma organização pioneira em ciências sociais no contexto africano e como centro de produção de conhecimento social. Assim se pretende impulsionar uma colaboração institucional, regional, nacional, transnacional e internacional, que contribua para o aumento do conhecimento interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar das realidades sociocontemporâneas da África subsariana, com enfoque na relação entre educação e sociedade.
Com esta colaboração, o CeiED reforça a possibilidade de desenvolver parcerias, de forma interdisciplinar, no campo da investigação e da formação avançada sobre a Educação e o Desenvolvimento em África, na prossecução dos seus objetivos principais, que consistem em «realizar investigação científica de qualidade e relevância social nos campos da Educação e Desenvolvimento Humano; apoiar a formação avançada, conferente dos graus previstos na lei (doutoramento, mestrado e licenciatura); promover a prestação de serviços à comunidade, contribuindo nomeadamente para uma melhor formação inicial, contínua, especializada e pós-graduada dos professores e educadores profissionais.»