NEM: Núcleo de Estudos Em Mediação

Apresentação

As figuras e os dispositivos de mediação têm-se expandido pelas várias dimensões da interação social. Já em 1988, Bonafe-Schmitt referia a necessidade de se desenvolver uma “sociologia da mediação” que definisse o seu campo e ultrapassasse a tentação redutora de confinar a mediação a certas abordagens do saber como do direito, da psicologia, da sociologia, ou ainda a um determinado domínio de intervenção familiar, penal, social, educativo, etc.

A mediação assume uma natureza interdisciplinar, exigindo, por um lado, uma análise global da mediação, e, por outro lado, uma precisão na sua integração nos diversos campos de intervenção.

As complexas dinâmicas sociais e culturais do mundo contemporâneo, em termos da organização, condições, dinâmica e valores, impôs a necessidade de (re)criar os processos de interação social, fazendo aumentar a solicitação por meios dialógicos de intercompreensão renovados, que contribuam para a construção de uma cultura democrática e de cidadania, assim como de um desenvolvimento social harmonioso.

Em concreto, a mediação é apresentada como uma metodologia adequada à promoção das diversas dimensões relacionais do individuo e da sociedade, seja como estratégia de formação, como veiculadora de convivência, coeficiente de coesão, modelo de intercomunicação, como cultura, numa lógica transversal de aprendizagem de novas formas de socialidade.

A mediação tende a situar-se próxima de abordagens que a entendem como um método ou uma técnica disponível para resolver construtivamente conflitos, ou próxima de abordagens que encontram nela potencialidades de intervenção transformadora.

Assim, a mediação consiste numa metodologia de capacitação, de empoderamento e construtora de convivências colaborativas, co construídas e pacíficas. Mais do que uma perspetiva utópica, é um movimento emergente e generativo para a construção de possibilidades que integra aprendizagem, comunicação, prevenção e resolução de conflitos.

Em síntese, a mediação é consensualmente apresentada como sendo uma metodologia que, pelas suas potencialidades, pode acarretar uma mudança cultural e social, baseada no respeito pela dignidade e direitos da Pessoa Humana e que, como modelo teórico-prático, contribui para a construção de sã convivência entre indivíduos e de paz na sociedade.

Este Núcleo de Estudos em Mediação (NEM) pretende estudar teórica e empiricamente a mediação, porquanto o seu sucesso resulta, efetivamente, da forma como se passa de teoria para a prática, e identificar para investigar e disseminar práticas de mediação e atuações do mediador numa lógica de transformação, melhoria e pacificação.

Objetivos

Produzir conhecimento sobre a mediação como metodologia de intervenção empoderadora, nas suas diversas dimensões e tipologias.

Estudar práticas de mediação implementadas em Portugal, na Europa e no mundo.

Conceber, orientar e disseminar boas práticas de mediação nos vários contextos sociais: educativo, escolar, comunitário, intercultural, familiar, entre outros.

Áreas temáticas ou conteúdos programáticos

  • Mediação social
  • Mediação escolar
  • Mediação intercultural
  • Mediação, convivência e cidadania
  • Mediação e educação
  • Mediação: prevenção, gestão e resolução de conflitos
  • Mediação e inclusão
  • Mediação e inovação social

Coordenação

Maria Elisabete Guedes Pinto da Costa

Investigadores

  • Alcina Manuela de Oliveira Martins
  • Ana Cristina da Silva dos Anjos
  • Andrea Soares de Oliveira
  • Maria de Fátima Venera Rebelo Vara
  • Fernanda Carolina Souza Carneiro de Almeida
  • Maria Ilda de Ornelas Velosa Costa
  • Marta Isabel de Almeida e Silva Vilas Boas
  • Mónica Cristina Nogueira Soares
  • Patrícia do Oliveira Ribeiro
  • Renata Teles da Costa
  • Rita Branco de Brito