Formação, Profissionalismo e Identidades docentes – ProFId
Apresentação
A formação inicial de professores, o desenvolvimento profissional contínuo, as condições de trabalho, as estruturas de carreira, a avaliação de professores e o bem-estar docente ocupam um papel central na consolidação da profissão docente comprometida com os mais altos níveis de qualidade do ensino e da (re)construção do profissionalismo e das identidades profissionais docentes capazes de dar respostas às crescentes complexidades da profissão.
A Research Learning Community (ReLeCo) Formação, Profissionalismo e Identidades docentes – ProFId, assume uma postura epistemológica radicada numa aprendizagem profissional sustentável, considerada como um processo contínuo e não como um processo cumulativo e que reúne não só a identidade profissional e o profissionalismo dos professores, mas também a ética educacional, social, cultural e política.
O propósito da ProFId centra-se na reflexão sobre: (a) A formação inicial de educadores e professores e o desenvolvimento profissional contínuo e os seus processos inerentes (políticas, estruturas, dimensões conceptuais, modelos, etc). (b) A própria natureza da profissão docente no contexto da educação democrática, o saber e as competências requeridas para a exercer, a autonomia e o espaço de decisão no ensino, ou seja, sobre a profissionalismo docente, entendida como a postura de base ideológica, atitudinal, intelectual e epistemológica por parte dos professores, em relação ao exercício da sua profissão e que influencia o seu exercício profissional. (c) O âmbito dos processos de aprendizagem profissional docente, compreender os processos de (re)construção das identidades docentes, considerando o contexto global da ação profissional, os modelos culturais, as políticas públicas, os sistemas organizacionais e as relações interpessoais.
Sob estes pressupostos a ProFId organiza-se em três dimensões temáticas sinergéticas e agregadoras de um conjunto de tópicos dotado de flexibilidade em termos de ampliação.
- Formação Inicial de Educadoras/es e Professoras/es (FIP)
- Políticas de formação de professoras/es
- Dimensão internacional e comparativa
- Dimensão europeia da FIP (Processo de Bolonha)
- Políticas de acesso à FIP
- Estruturas das FIP
- Modelos e currículos de FIP
- Regime dual Universidade/Politécnico
- Processos de indução profissional
- Relação IES e Escolas
- Políticas de formação de professoras/es
- Profissionalismo Docente
- Saberes profissionais
- A agência dos educadoras/es e professoras/es
- Desenvolvimento Profissional Contínuo
- políticas e locus da formação continua/CPD: o papel dos CFAE, das IES e dos centros de I&D
- As aprendizagens intergeracionais
- Identidades profissionais docentes
- Os educadoras/es e professoras/es (atuais e futuros)
- As dimensões sociológicas (e da sociologia do trabalho) da profissão
- As dimensões históricas da profissão
- O associativismo e sindicalismo docentes
- A revalorização, a satisfação e o bem-estar docente.
Coordenação
- António Teodoro
- Leanete Thomas Dotta
Investigadores – CeiED
- Alcina Manuela de Oliveira Martins
- Ana Paula Silva
- António Teodoro
- Bento Cavadas
- Carla Dimitri
- Elsa Estrela
- Irene Figueiredo
- Maria Clara Craveiro
- Maria de Nazaré Coimbra
- Teresa de Jesus Santos