Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos (GBL4deaf)

Apresentação

O CICANT teve aprovado o projeto GBL4deaf – Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos, no âmbito das candidaturas efetuadas em Maio de 2017 ao PO Lisboa. O projeto tem como Investigadora Responsável (IR) Maria da Conceição Gonçalves Costa (CICANT) e como Co-Investigador Responsável (co-IR) José Carlos Santos Neves (CICANT), a quem se juntam os investigadores da ULHT Isabel Sanches (CeiED) e Filipe Luz (ULHT).

O projeto GBL4deaf tem por objetivo explorar o impacto dos videojogos educativos no ensino da matemática a crianças surdas do 3º ciclo do Ensino Básico, através do estudo experimental da sua eficiência enquanto ferramenta de apoio às aulas por comparação com outras abordagens de ensino. 

O GBL4deaf, visa acrescentar uma dimensão científica aos videojogos que a Casa Pia – CED Jacob Rodrigues Pereira e a Universidade de Humanidades e Tecnologias (ULHT) têm vindo a desenvolver desde 2015 e cujos primeiros resultados estão disponíveis em educacaoacessivel.ulusofona.pt. O educacaoacessivel.ulusofona.pt é um projeto coordenado por José Carlos Neves (equipa ULHT) e envolve os alunos do ano 2º e 3º anos da licenciatura em Videojogos.

O GBL4deaf contará ainda com a participação de diversos parceiros, como sejam escolas de referência para o ensino do surdo, representantes da comunidade surda e especialistas no ensino da matemática. O GBL4deaf conta ainda com o apoio da Fundação PT para uma disseminação alargada à sociedade em geral.  

Financiamento

Este projeto foi selecionado para ser financiado na última chamada da FCT 2017 para Projetos de SR&TD, com a referência: LISBOA-01-0145-FEDER-032022

Investigadores

  • Investigadora Responsável (IR): Maria da Conceição Gonçalves Costa (CICANT)
  • Co-Investigador Responsável (co-IR): José Carlos Santos Neves (CICANT)
  • Isabel Sanches (CeiED)
  • Filipe Luz (ULHT)