Aida Ferreira
Nota biográfica
Doutoranda em Educação, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
Mestre em Gestão dos Serviços de Saúde – ISCTE Instituto Universitário de Lisboa, 2011 Título de Especialista em Radiologia, pelos Institutos Politécnicos de Lisboa, Coimbra e Porto, 2015.
Licenciada em Radiologia pelo Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
Membro do Conselho Pedagógico na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa de 2018-2021.
Áreas de interesse académico e científico
- Educação
- Ciências da Saúde
- Anatomia Radiológica
- Ressonância Magnética
- Tomografia Computorizada
- Educação Superior
- Educação a distância
- Radiodiagnóstico
Projeto individual de doutoramento
- Desenvolvimento e implementação de um serious game no ensino da radiologia
- Título
- Professor Doutor Vítor Duarte Teodoro
- Orientador
- Professor Doutor Ricardo Teresa Ribeiro
- Coorientador
Resumo
Considerando a conjuntura atual devido à pandemia provocada pelo Coronavírus SARS-COV-2 e a necessidade de incrementar o ensino a distância aliada à banalização da utilização de tecnologias pelos estudantes, novos desafios pedagógicos com a necessidade de adaptação a uma conceção e organização de ambientes de aprendizagem distintos dos que estávamos habituados a ter.
Surge uma aceleração de todo o processo educativo com a necessária utilização de instrumentos tecnológicos para o ensino à distância, sobretudo no que refere à prática clínica.
De forma a facilitar o ensino/aprendizagem pretende-se desenvolver e implementar um serious game para simulação virtual de resolução de casos clínicos em Tomografia Computorizada e para a segmentação de imagens anatómicas, no 3.º ano do curso de Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
Esperamos desenvolver uma aula seguindo uma metodologia de SG, baseada na cenarização de um caso clínico mais comuns em TC Torácica tendo em conta o nível do ensino pratico no 3.º ano do Curso de IMRT.