Alex Nogueira
Nota biográfica
Graduação em Filosofia pela UniFai; Especialização em museologia pela USP; Especialização em Filosofia e História Africana pelo Centro de Estudos Benedita da Silva;
Áreas de interesse académico e científico
- Filosofia
- Sociologia
- Museologia
- Educação
- Humanidades
Projeto individual de doutoramento
- O Papel Social dos Museus na Transformação de Sujeitos e Saberes para a Emancipação e o Desenvolvimento Humano no município de Diadema: Estudo de caso: do Museu de Arte Popular à Casa do Hip-Hop de Diadema.
- Título
Resumo
A pesquisa está concentrada, ao menos de forma inicial em uma apresentação historiográfica e substancial sobre o nascimento da cidade de Diadema, bem como a origem e formação de boa parte da sua população no cenário nacional. Pretendemos dar sequência apresentando as relações de poder dessa região nos pautando por Pensadores como Foucault, Deleuze e Guattari (indicações iniciais), para podermos denunciar o papel das elites hegemônicas (de modo local e regional).
Por meio dessa apresentação avaliaremos materialmente a presença de dois aparelhos culturais que caracterizam e simbolizam às ações sociais e de Estado para atender uma demanda popular de política socio-educativa, mas ao mesmo tempo, através desse processo, identificaremos os saberes e sujeitos de ações que podem ou não promover e prover às ações afirmativas, integrações coletivas, educacionais e humanitárias. Esses aparelhos são a Casa do Hip-Hop e o Museu popular de Diadema.
Não queremos indicar o que é mais eficiente para a conjuração social e educacional. Contudo, parece inevitável que essa conclusão de modo mais ou menos evidente apareça neste simples trabalho. De modo que os destaques efetuados por pesquisas complementares em revistas, jornais e outros trabalhos acadêmicos nos conceda um aporte material e real dos fatos.
Por Fim, cabe uma contribuição filosófica e sociológica para entendermos as políticas de esquecimento, de silenciamento, de isolamento que foram efetivas e funcionais para atender um projeto político e genocida neste Município.
Atenta-se o fato de uma necessidade do saber e pensar decolonial e descolonial para o nosso projeto, uma vez que a consciência operante dentro de uma geografia espacial nos anos 80 e 90 do século XX na cidade de Diadema, fruto de todas as ações apontadas anteriormente, configurariam a esquete para a composição das peças sociais, de outra forma, “tudo bem pensado e articulado”.