Ana Cristina dos Santos Siqueira


Nota biográfica

Doutoramento em Educação ULHT Lisboa (2019). Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), graduada em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (UNIG) e graduada em Educação Artística pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Especialista em Arteterapia Aplicada à Saúde, Artes, Educação e Organizações pela Universidade Paulista (UNIP) e em Metodologias do Ensino da Arte pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Rede Estadual de São Paulo desde 1995. Docente do ensino Superior nas disciplinas pedagógicas nas diversas licenciaturas.

Áreas de interesse académico e científico

  • Inclusão e Metodologiasde Ensino

Projeto individual de doutoramento

Educação pela arte: saúde emocional dos adolescentes
Título
Luzia Lima-Rodrigues
Orientador
Resumo

Na escola, a rotina de atividades não considera a felicidade e a criatividade no desenrolar dos processos de aprendizagem, nivelando os alunos num conjunto de comportamentos desejáveis e facilitadores da aprendizagem dos assuntos do currículo escolar. E, aqueles que não se enquadram neste conjunto são nominados como “aquele que não faz nada” e encaminhados para avaliação psicológica, encarando a situação como um problema do aluno. Contudo, é direito subjetivo do sujeito em formação passar por experiências saudáveis que o conecte com suas sensações, emoções e que o ajude a encontrar sentido na experiência e na construção do conhecimento nos processos escolares.