Ana Cristina dos Santos Siqueira
Nota biográfica
Doutoramento em Educação ULHT Lisboa (2019). Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), graduada em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (UNIG) e graduada em Educação Artística pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Especialista em Arteterapia Aplicada à Saúde, Artes, Educação e Organizações pela Universidade Paulista (UNIP) e em Metodologias do Ensino da Arte pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Rede Estadual de São Paulo desde 1995. Docente do ensino Superior nas disciplinas pedagógicas nas diversas licenciaturas.
Áreas de interesse académico e científico
- Inclusão e Metodologiasde Ensino
Projeto individual de doutoramento
- Educação pela arte: saúde emocional dos adolescentes
- Título
- Luzia Lima-Rodrigues
- Orientador
Resumo
Na escola, a rotina de atividades não considera a felicidade e a criatividade no desenrolar dos processos de aprendizagem, nivelando os alunos num conjunto de comportamentos desejáveis e facilitadores da aprendizagem dos assuntos do currículo escolar. E, aqueles que não se enquadram neste conjunto são nominados como “aquele que não faz nada” e encaminhados para avaliação psicológica, encarando a situação como um problema do aluno. Contudo, é direito subjetivo do sujeito em formação passar por experiências saudáveis que o conecte com suas sensações, emoções e que o ajude a encontrar sentido na experiência e na construção do conhecimento nos processos escolares.