Ana Cristina Guerreiro Rainha


Nota biográfica

Docente de matemática do 3.ºciclo do quadro do agrupamento de escolas quinta de Marrocos. Mestre em formação pessoal e social com uma tese desenvolvida na temática contributo do docente de matemática na educação para a cidadania.

Áreas de interesse académico e científico

  • Educação
  • Currículo
  • Formação de professores
  • Agenda 2030
  • Cidadania
  • Discentes

Projeto individual de doutoramento

Prática educativa para uma cidadania fundamentada no desenvolvimento sustentável: Conceito, Conceção e concretização.
Título
Professor Doutor António Teodoro
Orientador
Professora Doutora Inês Vieira
Coorientador
Resumo

O projeto de investigação enquadra-se num tema atual da prática educativa. Procura responder à questão: Como é que a educação para uma cidadania que promova o desenvolvimento sustentável (ambiental e humano) é incluída e trabalhada em Portugal no terceiro ciclo do ensino básico (doravante designado por 3.º CEB)? Inicia com um estudo comparativo relativamente à legislação existente designadamente no que é referido no artigo 6.º da Portaria n.º 306/2021 de 17 de dezembro, programas das disciplinas do 3.º CEB, lecionados aos jovens numa faixa etária entre os doze e os quinze anos, escolas de formação de professores deste ciclo de escolaridade e os objetivos da Agenda 2030. Complementarmente, numa pesquisa de metodologia mista sobre os conceitos e práticas dos professores relativamente à temática, aplicam-se um questionário a nível nacional e entrevistas a docentes de uma região de Portugal que pertençam a escolas públicas simultaneamente de práticas contextualmente diversificadas (escolas Clube Ciência Viva, escolas UNESCO, Eco Escolas). O estudo finaliza, depois de auscultados os diretores e docentes através de entrevista semiestruturada e focus groups, com outro questionário a nível nacional. A investigação pretende contribuir para uma das questões consideradas por governos e organizações internacionais como uma prioridade para a educação, analisando a coerência entre o plano normativo, a formação e as práticas docentes de um segmento representativo de professores trabalhando com jovens adolescentes. O sentido da educação e formação são alicerces fundamentais, numa comunidade educativa, na preparação da participação de pessoas numa vida democrática, humana e sustentável. Este é o pensamento primário e o objetivo do presente projeto.

Palavras-Chave: Agenda 2030, Comunidade educativa, Currículo, Desenvolvimento sustentável, Educação para a Cidadania.