Ana Luiza Neves


Nota biográfica

Doutoranda em Museologia pela cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT – Lisboa), Mestre em Artes com ênfase em História da Arte pela UFMG (2014). Especialista em Arte-Educação pela UEMG (2008). Graduada em História: Bacharelado e Licenciatura pela PUC-MG (2005). Atualmente, ocupa o cargo de Coordenadora do Educativo do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (MG) e é professora na Escola Livre de Artes Arena da Cultura, e, em ambos, desenvolve projetos de ensino e pesquisa relacionados à curadoria e à educação para o patrimônio.

Áreas de interesse académico e científico

  • Museologia
  • Sociomuseologia
  • História da Arte
  • Educação

Projeto individual de doutoramento

Curadorias participativas: uma abordagem sociomuseológica na Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Título
Prof.ª Dra. Carolina Ruoso
Orientador
Resumo

A pesquisa tem o intuito de abordar as curadorias participativas enquanto pesquisa museológica e dispositivo pedagógico participativo na formação em Museologia e seus desafios no campo da Sociomuseologia;

Em um estudo de caso expõe-se elementos que colaboram com a compreensão de que o ofício do curador pode ser apreendido no entrecruzamento de três campos do conhecimento interdisciplinares: Artes, Educação e Museologia.

No contexto atual onde as discussões do campo museológico clamam pela escuta de diversas vozes, convocam a participação de diferentes atores e sugerem a afluência de novos olhares, torna-se imprescindível apresentar o ofício do curador por um outro viés. Assim como se debate a função social dos museus, pode-se questionar sobre a função social do trabalho do curador. Profissional esse inserido em instituições culturais, museus e centros de memória e responsável por criar exposições, programações e discorrer (com recursos textuais e expositivos) sobre os mais variados temas.

Um problema metodológico da curadoria e a questão ora abordada neste trabalho é a tese de que não existe um roteiro narrativo que ensine o passo a passo para desenvolvimento do trabalho de um curador. Nesse sentido, busca-se apresentar uma pesquisa-ação, ao lançar mão de metodologias participativas em curadoria, no trabalho como professora na Escola Livre de Artes Arena da Cultura (BH). Na referida escola acontecem formações teórico-práticas no campo das Artes, da Cultura Popular e do Patrimônio em níveis – iniciante, médio e avançado; e formatos distintos – aulas, oficinas, laboratórios, seminários e rodas de conversa.