Ana Paula dos Anjos Fiúza


Nota biográfica

Possui Licenciatura em Letras com Espanhol pela Universidade Estadual de Feira de Santana e bacharelado em Museologia pela Universidade Federal da Bahia. É especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Salvador. É mestra pelo Programa de Pós Graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia. Doutoramento em andamento em Museologia pelo Programa de Doutoramento da ULHT -Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa – Portugal.

Áreas de interesse académico e científico

  • Museologia
  • Sociomuseologia
  • Memória Afetiva
  • Mulheres
  • Empreendedorismo

Projeto individual de doutoramento

Memória Afetiva e “Fratrimônio”: uma Investigação sobre a relação existente entre a afetividade, a amorosidade e as preocupações com a sustentabilidade econômica vivenciadas por imigrantes de identidade negra em Portugal a partir do contexto histórico da Pandemia do Covid-19.
Título
Mario Moutinho
Orientador
Resumo

A investigação busca refletir o afeto e a sustentabilidade econômica das(os) imigrantes de identidade negra em Portugal, tendo como fator norteador a compreensão da Memória Social destas pessoas e a aplicação prática e teórica do pensamento da Museologia Social, de forma a comunicar as memórias  comunitárias e coletivas em comprometimento com as práticas do afeto e da amorosidade praticadas por bell hooks e Paulo Freire. O trabalho busca olhar para as expressões populares através do uso de uma escrita poética e delicada, comprometida com os princípios da justiça social, que são as principais preocupações da área de estudo em questão que são a Museologia Social e a Sociomuseologia. Diante disto, percebe-se uma convergência com o pensamento de bell hooks (2021) quando afirmou em sua obra prima conhecida por “Tudo sobre o Amor” , que disse o seguinte: “onde não há justiça, não pode existir amor”.