Anaisa Alves de Moura


Nota biográfica

Sou graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006). Especialista em Gestão Escolar pelas Faculdades INTA (2009). Especialista em Ciências da Educação pelas Faculdades INTA (2013). Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial pela Universidade Cândido Mendes – UCAM – Rio de Janeiro (2014), Especialista em Educação a Distância pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2015), Mestre em Ciências da Educação – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias ULHT – Lisboa – Portugal e reconhecido pela UFMG.- Universidade Federal de Minas Gerais e Doutoranda em Ciências da Educação (2017) pela Universidade de Humanidades e Tecnologias – ULHT – Lisboa/ Portugal. Atualmente docente dos cursos da área da saúde do Centro Universitário UNINTA e docente do curso de Pedagogia em EAD na disciplina de Estágio Supervisionado III do UNINTA-EAD.. Sou professora/pesquisadora/orientadora no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas – GEPAS cadastrado no CNPq e membro do corpo editorial científico da Editora Ibero-Americana e Estudos em Educação.

Áreas de interesse académico e científico

  • Narrativas
  • Formação de professores
  • Histórias de Vida de professores do ensino superior

Projeto individual de doutoramento

Os professores do ensino superior e suas histórias de vida
Título
Professor Doutor José Gregório Viegas Brás
Orientador
Professora Doutora Andréa Abreu Astigarraga
Coorientador
Resumo

No contexto do desenvolvimento atual das pesquisas educacionais, é inegável a presença e a essencialidade cada vez mais crescente que os estudos com e sobre histórias de vida de professores vêm adquirindo. Portanto, a partir do exposto mencionado, faz-se necessário o principal questionamento: em que medida as histórias de vida de professores do ensino superior se relaciona com sua formação pessoal e profissional e os seus percursos de sucesso?

Desse modo, encontramos ancoragem para continuar nos trilhos das narrativas das histórias de vida tendo como objetivo principal deste estudo identificar e analisar a relação entre as histórias de vida e a formação pessoal, acadêmica e profissional de professores do ensino superior com percursos de sucesso a partir da perspectiva autobiográfica valorizando as aprendizagens experienciais adquiridas ao longo da vida. Considerando as discussões realizadas nas últimas décadas sobre a formação dos/as professores/as, percebe-se uma linha de pensamento que incentiva a construção da autonomia docente, através de práticas formativas pautadas na reflexão, na interação e na investigação. É uma pesquisa qualitativa do tipo histórias de vida e partindo do exposto, a abordagem (auto) biográfica, as narrativas e histórias de vida, os estudos de Bueno (2002); Momberger (2008); Pineau (1980); Sarmento (2005); Tardif (2006); Ferrarotti (1998); Josso (2004); Nóvoa (2000); Souza (2008), Alheit (2006), entre outros, irão contribuir para a construção dos referenciais teórico metodológicos desse estudo. Estes autores afirmam que ouvir as narrativas das histórias que compõem a vida dos docentes é oportunizar momentos de reflexão, apresentando alternativas que podem ajudar na sua formação e na de outros. As reflexões empreendidas apontam que as histórias de vida se apresentam como importante metodologia na formação de professores pela possibilidade que as mesmas proporcionam, pois o professor ao narrar sua história de vida, poderá utilizar essa autorreflexão para (re) planejar ações futuras, tendo em vista seu desenvolvimento profissional e pessoal. Considera-se que na formação do professor existem momentos que podem aliar saberes da experiência, que permitam a construção de novos significados ao fazer profissional, isto é, que permita a formação de um professor consciente, autônomo, crítico e responsável diante dos desafios atuais.