Angela Valéria de Amorim
Nota biográfica
Doutoranda pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – PT; Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – PT, com diploma reconhecido no Brasil pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro; Especialista em Saúde Pública – pela faculdade de ciencias medicas de campina grande – FCM; Especialista em Implantação e Gestão Escolar – FATIN; Especialista em Ciencias da Educação – FATIN; Especialista em Enfermagem do Trabalho – UFPE; Graduação Bacharel em Enfermagem – UNIVERSO. Docente dos cursos de técnico em Segurança do Trabalho e Técnico de Enfermagem no Municipio de Abreu e Lima – Recife-Pernambuco-Brasil; Coordenadora do Projeto de Extensão do Instituto Federal de Paernambuco; Atuou como Coordenadora do Curso Proeja do Instituto Federal de Pernambuco; Enfermeira e Docente do curso de graduação de enfermagem no IMIP pela Faculdade Pernambucana de saúde – Recife- PE; Preceptota de Estágio do curso Superior de Enfermagem- faculdade Mauricio de Nassau- Recife- PE; Enfermeira no Serviço de Saúde Pública – SES- Secretaria de Saúde de Pernambuco; Professora do Instituto Federal de Pernambuco no Municipio de Ipojuca- PE; Professora do Recriam do Curso de Hemodialise – Piedade – PE; Professora do Curso de Pós Graduação de Enfermagem do Trabalho – FAISA – PE; Professora do Curso Técnico de Segurança do Trabalho na escola SENAI/PE; Ténica de Enfermagem do Hospital da Aeronautica – Recife-PE; Técnica de Enfermagem do SAMU pela Prefeitura do Recife- PE; Técnica em enfermagem do Hospital Agamenom Magalhães – Recife – PE; Técnica de enfermagem do Hospital PROCAPE- Recife – PE.
Áreas de interesse académico e científico
- Saúde e Educação Profissinal
Projeto individual de doutoramento
- Evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio: curso técnico em segurança do trabalho do Instituto Federal de Pernambuco
- Título
- Professora Doutora Carla Galego
- Orientador
Resumo
O presente estudo tem por objetivo conhecer as motivações da evasão escolar na Educação Profissionalizante dos cursos Técnicas em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Pernambuco, durante o período. Historicamente, no Brasil a evasão escolar é um assunto debatido em congressos e seminários pedagógicos, e ainda as razões são complexas. A evasão escolar é conceituada quando o aluno deixa de frequentar a instituição de ensino ou abandona a escola (Riffel & Malacarne, 2010). Ao pesquisar a temática em discussão foi observado na revisão bibliográfica que ainda são muito escassos os estudos sobre a evasão escolar nos cursos profissionalizantes. No entanto, encontraram-se estudos que possibilitaram a educação e as políticas educacionais do ensino técnico, mas a maior abrangência se deu por estudos da evasão escolar no ensino básico e superior. A investigação teórica para as reflexões desta pesquisa foram por autores como: Berger (2004); Bertão (1998); Bourdieu (1984); Freire (1987); Gadotti (2002); Souza (2011), Masetto; Monteiro (2011), Dore; Lüscher (2011), Riffel e Malacarne (2010) documentos oficiais do IFPE e a Plataforma Nilo Peçanha, dentre outros, para ara contextualizar e problemática da evasão escolar. O design metodológico será ancorado na abordagem quantitativa. Recorrendo à técnica de triangulação, a coleta dados quantitativos que serão obtidos no Campus e na Plataforma Nilo Peçanha e por questionário e entrevistas semiestruturadas à Direção de Ensino e dos Coordenadores e docente conselheiro dos cursos de Técnico de Segurança do Trabalho e os estudantes evadidos nos cinco campi de duas regiões distintas Metropolitanas do Recife e Mesorregiões do Agreste – do Estado de Pernambuco, Brasil, entre 2017 e 2020. No final desta pesquisa espera-se contribuir com a sociedade, ensino e aprendizagem e que possam surgir futuros trabalhos com essa temática.