Arminda Chilembo
Nota biográfica
Licenciada em Matemática Pelo Instituto Superior de Ciências da Educação- ISCED Huambo em 2012.
Mestre em Ciências da Educação na Especialidade de Politicas Publicas e contextos Educativos em 2020 pela Universidade Lusófona de Lisboa.
Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade Lusófona de Lisboa 2021/2022.
Inspetora Geral da Administração Geral do Estado ( IGAE) , na Administração Municipal do Huambo.
Professora Colaboradora, No Instituto Superior Politécnico Ekuikui II do Huambo.
Desempenhou as funções de Consultora da Administração Municipal do Huambo pelo Sector das Cacilhas.
Áreas de interesse académico e científico
- Aprendizagem da matemática
- Politicas Públicas Educacionais
Projeto individual de doutoramento
- O ENSINO DA MATEMÁTICA EM ANGOLA: O Problema do domínio da matemática como condicionante para o sucesso na Disciplina.
- Título
Resumo
O problema do domínio da matemática como condicionante para o sucesso na disciplina, e os principais fatores que influenciam no insucesso da matemática na perspetiva dos professores e dos alunos. Tendo em conta os objetivos do presente estudo, optámos em realizar uma investigação predominantemente qualitativa de caracter descritivo mas que não excluiu a quantificação. Esta investigação teve como sujeitos os 5 alunos com bom aproveitamento na disciplina, 5 alunos com mal aproveitamento e os 6 professores, da 11º classe. Tendo reforçado a perspetiva de que o problema do domínio da matemática é influenciado por fatores intrínsecos ao próprio aluno interesse, dedicação ao estudo, grau de ansiedade e também fatores extrínsecos metodologias tradicionais de ensino, estratégias de ensino pouco motivadoras, e em alguns casos na por exemplo na mal preparação dos professores, tem influência no problema do domínio da matemática nas escolas.
Portanto, ficou evidente que os fatores que contribuem para a falta de domínio na disciplina de matemática dos alunos da escola em estudo é agravado pelo fraco acompanhamento dos pais e encarregados de educação na realização de tarefas e também dos professores, pois todos os participantes ate mesmo os próprios professores são unânimes em afirmar que estes profissionais podem fazer mais por causa do tempo que lecionam esta disciplina e porque tem formação académica que impõem maior diversificação no PEA.