Beatriz Koppe


Nota biográfica

Graduação – Licenciatura Plena em Português e Alemão – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994). Mestrado – Comunicação (área de concentração: Semiótica) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999). Pós-Graduação Lato Sensu em Aprendizagem Ativa – Educação (2019). Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Conhecimento na Educação Superior (2014). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Experiência na área de Comunicação, com ênfase nas disciplinas de Teoria da Comunicação e Semiótica. Atividades recentes: professora dos cursos de graduação presenciais e a distância, professora conteudista. Disciplinas recentes: Comunicação Acadêmica (produção de texto acadêmico); Metodologia de Pesquisa, Comunicação Empresarial. Experiência com revisão de textos.

Bolseira FCT: Verão com Ciência. Bolseira do Projeto Semente “Língua pra quê te quero?!” Colaboradora no Projeto TASK21 – EdTEch and AI for Essential Skills in the 21st Century

Áreas de interesse académico e científico

  • Tecnologias da informação e comunicação (TICs);
  • Educação e Tecnologia;
  • Literacia digital;
  • Língua portuguesa;
  • Educação;
  • Comunicação;
  • Semiótica e ensino a distância (EAD);

Projeto individual de doutoramento

NÍVEIS DE LITERACIA DE ESTUDANTES À ENTRADA NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL E NO BRASIL
Título
Lucimar Dantas
Orientador
Resumo

Diante das expectativas de futuro delineadas pela Agenda 2030 (UNESCO, 2015), pelas aprendizagens apontadas pela OCDE como necessárias para ingressar no mercado de trabalho (OCDE, 2019) e, sobretudo, pelo contexto da Pandemia da Covid-19, a educação passa por mudanças importantes, que exigem ações assertivas e a adaptação de toda comunidade escolar, inclusive dos estudantes que ingressam no ensino superior nas modalidades a distância e híbrida. A baixa literacia de leitura, de escrita e digital já é um problema recorrente em estudantes do ensino superior e, agora, mais do que nunca, precisam de reforço, considerando as necessidades da terceira década do século XXI. Há necessidade de monitoramento e atualização das literacias desses estudantes para que possam desenvolver suas aptidões acadêmicas e se preparar para uma profissão futura. Nesse contexto, o presente projeto de investigação tem por objetivo analisar o nível de literacias de estudantes que ingressam no ensino superior a distância e híbrido em instituições portuguesas e brasileiras, procurando estabelecer uma ligação com os objetivos de aprendizagem indicados no ODS 4, da UNESCO, e com o conjunto dos skills indicados pela OCDE para ingressar no mercado de trabalho. A investigação será qualitativa e utilizará um instrumento elaborado especialmente para o estudo para medir o nível das literacias de leitura, escrita e digital dos estudantes. Esse instrumento tomará como base de conhecimento na avaliação padrões de referência de aprendizagem de organizações internacionais, como a Agenda 2030, da UNESCO, e o Conceptual learning framework, da OCDE. Utiliza-se também a Taxonomia de Bloom para categorização e análise dos níveis de literacia.

Palavras-chave: Literacia de Leitura, Literacia de Escrita, Literacia Digital, Ensino Superior