Beverly Nunes


Nota biográfica

Professora universitária com formação na área de educação especial, com experiência na docência da educação básica e ensino superior, com destaque em projetos de intervenção para crianças com necessidades especiais. Mestre pela Andrews University. Pedagoga, psicopedagoga e palestrante nas áreas de educação e família, doutoramento em andamento na Universidade Lusófona (PT). Membro da sociedade de honra Phi Kappa Phi e também da CEC-DISES (Council for Excepcional Children – Division of International Special Education and Services).

Áreas de interesse académico e científico

  • Educação Especial e Inclusiva

Projeto individual de doutoramento

Perfil Funcional na Inclusão Educacional: Tradução, Adaptação Transcultural e Validação de um Instrumento de Avaliação
Título
Luzia Mara Silva Lima-Rodrigues
Margarida Belchior
David Rodrigues
Orientador
Resumo

Para a efetivação da inclusão educacional faz-se necessário o atendimento das necessidades individuais dos alunos. Assim, o trabalho harmônico da equipe multi e interdisciplinar é fundamental no tocante à avaliação do aluno e a tomada de decisões, tanto individuais quanto institucionais. Portanto, todos os envolvidos precisam buscar os mesmos objetivos, fundamentados em uma mesma abordagem, utilizando uma mesma linguagem. Como a avaliação do perfil funcional de alunos com necessidades educativas especiais, feita pela equipe multidisciplinar, pode contribuir diretamente na tomada de decisão e direcionamentos institucionais e individuais, numa perspetiva inclusiva? Esta investigação objetiva traduzir, fazer a adaptação transcultural e validação de um instrumento de avaliação do perfil funcional dos alunos com NEE para a promoção da inclusão. Trata-se de um estudo metodológico com seus eixos teórico, experimental e analítico, com abordagens quantitativas e qualitativas.