Cirlei Trajano


Nota biográfica

Cirlei Mota Trajano nasceu no Rio de janeiro, em 1975. Graduou-se Letras Clássicas (Licenciatura) pela Universidade Estácio de Sá (2005). Em 2018, se formou Mestra em Letras pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Em 2019 iniciou o Doutoramento em Ciências da Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Iniciou a sua atividade profissional na educação em 2008, como docente na prefeitura de Angra dos Reis; em 2009, passou atuar também como docente na prefeitura do Rio de Janeiro, em ambas permanece até hoje, com vínculo público efetivo.

Áreas de interesse académico e científico

  • Ensino de Ciências da Educação
  • Educação Básica
  • Língua Portuguesa
  • Educação de Jovens e Adultos

Projeto individual de doutoramento

Educação de jovens e adultos em tempos de crise: reflexão acerca do ensino de língua portuguesa e os reflexos do ensino remoto no peja no município do rio de janeiro
Título
Resumo

Apesar do grande contingente de jovens e adultos analfabetos no Brasil, as políticas públicas voltadas exclusivamente para a modalidade não conseguem incluir esses sujeitos de forma satisfatória na sociedade. Em tempos de emergência e distanciamento social, o impacto na educação desses sujeitos pode ser desastroso. A partir disso, o objetivo geral da pesquisa será contribuir com um ensino de Língua Portuguesa que atenda as especificidades da EJA dentro desse contexto de crise, seja política, metodológica ou social, pretende-se apresentar uma proposta de mediação didática que leve em conta a prática de análise linguística associada a atividades de produção textual e de leitura, alinhada a uma proposta de inclusão ao mundo digital, contribuindo, dessa forma, para um ensino de língua portuguesa menos fragmentado. No primeiro capítulo será feita uma reflexão sobre as principais políticas públicas que norteiam a Educação de Jovens e Adultos, dando ênfase ao Projeto de Educação de jovens e adultos, implementado no município do Rio de Janeiro; parte-se depois para uma ponderação acerca do uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação de Jovens e Adultos e os reflexos da pandemia no ensino do PEJA; no segundo capítulo será abordado o aporte teórico do ensino de Língua Portuguesa que norteará a proposta de mediação didática; no terceiro capítulo será apresentada a metodologia utilizada no trabalho, que terá como base a da pesquisa-ação, proposta por Tripp (2005) e Thiollent, (2009) associada à abordagem didática da aprendizagem colaborativa de Behrens (2013) e Moran (2013). Por fim, far-se-á uma análise do processo e dos resultados obtidos na mediação.